terça-feira, 1 de novembro de 2011

Tratamentos mais indicados para estrias

A estria é uma atrofia de pele adquirida, de aspecto linear e sinuoso, com um ou mais milímetros de largura. Trata-se de uma lesão decorrente da degeneração das fibras elásticas e colágenas, em algumas áreas do corpo, e rompimento das fibras da derme, devido a distensão exagerada, provocada pela gravidez ou excesso de peso, ou alterações hormonais. Inicialmente a estria apresenta coloração avermelhada e torna-se esbranquiçada a medida que passa por um processo de amadurecimento. Ela pode ser superficial, profunda, estreita ou larga.


As estrias apresentam-se paralelamente umas às outras e perpendicularmente às linhas de fenda da pele, o que indica um desequilíbrio elástico localizado. Tendem a ser bilaterais, em ambos os lados do corpo, e simétricas. Quanto à sua localização, são mais comuns nos glúteos, seios, abdome, coxas e região lombosacral. Raramente aparecem em regiões como joelho, tórax, região pélvica, antebraço, porção anterior do cotovelo.
Em entrevista com a fisioterapeuta Camila Cheloni, membro da equipe do Centro de Estética da Clínica Alan Landecker, ela fala um pouco sobre a causa das indesejáveis estrias e os tratamentos mais eficazes para combatê-las.

1 - Quais os fatores desencadeadores das estrias?
Existem três teorias básicas para explicar a causa das estrias:
A - Teoria Mecânica: acredita-se que a excessiva disposição de gordura no tecido subcutâneo, com subsequente dano às fibras elásticas e colágenas da pele, seja o principal mecanismo de aparecimento dessas cicatrizes. As estrias também são consideradas sequelas de períodos de rápido crescimento, quando ocorre a ruptura ou perda das fibras elásticas dérmicas. Exemplos clássicos são a gravidez, o estirão do crescimento em adolescentes e quando ocorrem grandes flutuações de peso.
B - Teoria Endócrina: as estrias podem aparecer como efeito colateral da cortisona, quando essa droga é tratada para uma determinada doença.
C - Teoria Infecciosa: processos infecciosos podem provocar danos às fibras elásticas, provocando o aparecimento das estrias. Alguns exemplos são a febre tifóide, tifo, febre reumática, hanseníase e outras infecções.

2 - Quem tem mais propensão a ter estrias?
As estrias são encontradas em ambos os sexos, com predominância no público feminino, principalmente a partir da adolescência. Entretanto, elas podem aparecer em todas as idades. Na mulher adulta saudável, a incidência de estrias é 2,5 vezes mais frequente que no homem nas mesmas condições.

3 - Quais os principais tratamentos para minimizar/erradicar as estrias?
As estrias são lesões irreversíveis, por isso não existe um tratamento que faça a pele voltar ao que era antes. Os procedimentos visam melhorar o aspecto das lesões, estimulam a formação de tecido colágeno subjacente, tornando-as mais semelhantes à pele ao redor. Quando a estria é recente, é possível trata-la e até revertê-la com o uso de tratamentos como esfoliação, laser, etc. Na verdade, quanto mais precoce for o tratamento, melhor será a resposta do paciente. As estrias brancas e com relevos são mais difíceis de se obter resultados satisfatórios com tratamentos estéticos. Durante o tratamento, a exposição ao sol deve ser evitada por dois meses, em média.

LASER

Quando utilizado na fase avermelhada (imatura) da estria, o laser provoca um fechamento dos pequenos vasos sanguíneos e estimula a formação de um novo colágeno, dando à estria uma tonalidade próxima a da pele e uma diminuição de seu tamanho. Na fase esbranquiçada (madura), o laser atua, basicamente, estimulando a produção de um novo colágeno e visa somente a diminuição do tamanho da estria. São necessárias pelo menos 5 sessões, que podem ser mensais ou quinzenais. O método é indolor e o grau de satisfação dos pacientes vai de regular a bom. Quando o laser é associado a outras terapias, como cremes à base de ácidos, este resultado pode ser potencializado. O tempo de aplicação depende da quantidade e localização das estrias e varia de 10 minutos a 30 minutos. Após o procedimento, o paciente não deve se expor ao sol. O laser associado a outros tratamentos, como o peeling de cristal, potencializa o resultado.

TRATAMENTO COM ÁCIDOS

Alguns tipos de ácidos, como o retinóico, estimulam a formação de tecido colágeno, melhorando o aspecto das estrias. Pode haver descamação e vermelhidão, sendo que a exposição solar deve ser evitada. É indicado para os dois tipos de estrias, mas em especial nas recentes (avermelhadas). O tratamento dura entre 4 a 6 horas e, após seu término,  paciente não deve se expor ao sol. Deixar a pele descamar. Uma dica é não utilizar hidratantes na região para que a pele descame rapidamente e renove o tecido.

PEELING DE CRISTAL

Trata-se de um procedimento de ação mecânica mais intensa, com o qual a estria é bombardeada por um jato de microcristais de óxido de alumínio. É um procedimento simples e de rápida recuperação, indicada para todos os tipos e, em especial, para estrias recentes, onde o resultado é mais satisfatório e visível. O tratamento dura em torno de 30 a 40 minutos e a exposição solar é proibida durante o tratamento e pelo período de um mês após o seu término.



Camila Lima Cheloni é formada em Fisioterapia pela FMU (Faculdade Metropolitanas Unidas), com Especialização em Estética Facial, Corporal e Cosmetologia pelo SENAC. Possui especialização em Estética, Dermato Funcional pelo IBRAPE (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino); Especialização e aperfeiçoamento em Drenagem Linfática em Pré e Pós Cirúrgicos de Cirurgias Plásticas pelo IBRAPE; Especialização em Pilates (solo, bola e equipamentos) - Metacorpus; Especialização e Formação em Estética Ortomolecular _ Gernetic; Especialização em RPG (Reeducação Postural Global) e associada à SBRPG (Sociedade Brasileira de RPG); Método Philippe Souchard. Tem experiência em Coordenação e Treinamento desde 1999, com cursos de extensão e aperfeiçoamento de técnicas de Drenagem Linfática Pré e Pós Cirúrgicas, equipamentos, cosmetologia, tratamentos conjugados de Estética Facial e Corporal em Clínicas de Cirurgia Plástica. Atualmente, faz parte da equipe do Centro de Estética da Clínica do Cirurgião Plástico Dr. Alan Landecker, em São Paulo.
Localizada no Jardim Paulistano, a Clínica Dr. Alan Landecker é especializada em Cirurgia Plástica. Entre os diferenciais estão consulta com simulação computadorizada para rinoplastia, atendimento pré e pós operatório em uma área de estética, com tratamentos a laser, massagens, drenagem linfática e fisioterapia. A clínica também conta com um centro cirúrgico para a realização de procedimentos simples para retirada de pintas, correção de pequenas cicatrizes e aplicação de toxina botulínica. Entre as tecnologias utilizadas estão Cellutec (endermoterapia vibratória), Laser Starlux 500, Manthus (Gordura Localizada e Celulite), Peeling de Cristal com Abrasion Peeling Medic ou Clear Peel Millenium, Reaction (Gordura Localizada e Celulite), além de tratamentos faciais e corporais, gordura localizada, celulite, flacidez, Vacuoterapia, Microcorrentes.


Fonte Imagem: Mulher Beleza

5 comentários:

  1. malditas estrias!as conheci na minha gravidez e elas nunca me abandonaram,pena q o tratamento é caro

    ResponderExcluir
  2. Tenho estrias e odeio, pena não ter tratamento para tirar as que já existem.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Ae galera vou ser bem pratico.
    Comprem um oleo de amendoa natural ( R$ 4.00 ) peguem uma concha e aqueca ele uns 30 segundos dependendo do forno - Cuidado pode pegar fogo. Depois disto deixe ao freezer durante 15 segundos ( para esfriar pois estara muito quente ) com o dedo molhe um pouco e passe nos lugares. Dica em use quando for limpa a casa ou alguma atividade física melhora muito a eficiencia. Caso seja homem assim como eu e a estria de localizar na parte da frente da barriga deixem os cabelos crescer pois assim ajudara pois o produto ira ficar pois mas tempo. Eu utilizou a duas semanas efeitos rapidos ja apagaram muitas ( fica bem facrinha algumas partes e outra somem por completo.)

    Fonte: Muita pesquisa em livros e na internet . Valeu se eu souber mas alguma coisa tento entra em contato com a dona do blog!

    ResponderExcluir
  4. noss esses métodos são caros, descobri um que se chama demaroller, é super recomendado

    ResponderExcluir
  5. Gente, eu sofro com estrias desde a minha gravidez e sonho com o dia que inventarão algum tratamento que as elimine de vez!

    ResponderExcluir

Olá Meninas:

Não deixe de comentar, se quiser deixe o link do seu blog para que eu possa conhecer.
Sua opinião é muito importante para mim.

Bjkas
VAN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...