Bactérias que causam a inflamação da gengiva entram na corrente sanguínea e podem se alojar nas artérias que irrigam o coração.
Quantas vezes por dia você escova os dentes? O aposentado Carlos da Silva afirma que escova "de manhã ao levantar, após o almoço, uma vez à tarde depois de algum lanche e após o jantar".
"Saúde bucal hoje previne até doenças", diz o vendedor Devison de Souza. Ele tem razão.
Uma pesquisa realizada na Escócia e publicada no Reino Unido numa revista especializada em medicina aponta que a saúde da boca está diretamente relacionada com a saúde geral do paciente. De acordo com o estudo feito com quase 12 mil pessoas, quem não escova os dentes, ou os escova apenas uma vez por dia, tem mais chance de ter problemas cardiovasculares.
O professor do curso de odontologia Eduardo Rollo Duarte explica qual a relação entre a boca e o coração. "Pessoas que não escovam pelo menos duas vezes por dia tem 75% mais chances de terem problemas cardiovasculares. Muito provavelmente porque quem não escova bem ou escova pouco desenvolve gengivite, que é uma inflamação dos tecidos gengivais”, diz.
Segundo os especialistas, as bactérias que causam a inflamação da gengiva entram na corrente sanguínea e podem se alojar nas artérias que irrigam o coração, e seriam responsáveis ainda por contribuir na obstrução da circulação do órgão, o que pode levar a um infarto.
O aposentado Élcio Bonasorte teve gengivite. Depois de fazer o tratamento dentário, ele não só recuperou os dentes, como conseguiu controlar o diabetes, que estava descompensado. "O primeiro pensamento da pessoa tem que ser esse, manter a boca sempre sadia", diz.
Por isso, os especialistas dão dicas de como fazer para fazer a escovação correta dos dentes. "Uma boa escovação começa primeiro com um bom bochecho forte com água, na pia, no banheiro, e a pessoa que vai escovar os dentes tem que estar visualizando os movimentos, de preferência sem muita força, com carinho, de forma circular em volta dos dentes com a ponta da escova, das cerdas próximas à gengiva, sem fazer muita força", diz o dentista.
“As escovas não duram. Eles devem ser trocadas com certa frequência. Toda vez que a escova já estiver com as cerdas já esgarçadas e as pontinhas começam a ficar alteradas, a escovação não fica eficaz, porque a cerda deve ser bem macia para poder limpar os dentes em volta da gengiva”, completa Eduardo.
A escova de dentes deve ser trocada a cada dois ou três meses no máximo. Os dentistas dizem ainda que não é preciso exagerar na quantidade de pasta de dente. Afinal, é a escova que faz o trabalho de limpeza. Você deve colocar a quantidade equivalente a um grão de ervilha.
Fonte: Site do Jornal Hoje
Ótimas dicas, nem sabia que fazia tanto mal. Não vi a reportagem.
ResponderExcluirBeijos