terça-feira, 26 de outubro de 2010

Cuidados no uso da chapinha e do secador

Hoje em dia quem não tem um secador de cabelos e uma chapinha em casa, verdadeiros aliados no combate ao volume do cabelo.



O uso do secador não tem nenhuma restrição, mas alguns cuidados são essenciais para não torná-lo prejudicial. O cabeleireiro Alex Quadros, da rede de cabeleireiros Lady&Lord, aconselha a não usar o aparelho diariamente, “deve-se esperar um intervalo de dois dias para não tirar a umidade natural do fio, preservando o brilho e a hidratação”, a distância entre o bico do secador e o cabelo também deve ser observada: de 2 a 5 cm, nunca menos do que isso. Quando o cabelo for escovado, o indicado é fazer bastante movimento com o aparelho, evitando concentrar o secador por muito tempo no mesmo lugar. Caso contrário, o cabelo poderá – literalmente – queimar. “Neste caso, mesmo que seja feita uma escova, ficará com aspecto ressecado e opaco”, completa Quadros.
Mas a tecnologia também está ao alcance dos fios de cabelo e produtos específicos para serem usados com o secador estão disponíveis. Os chamados antitérmicos regulam a temperatura dos fios e permitem somente o aquecimento suficiente para a modelagem. O cabeleireiro indica ainda o uso de finalizadores como ceras, óleos e reparadores de pontas para dar acabamento à produção, eliminando o tempo de exposição do cabelo ao secador. Estes produtos valem também para o uso das chapinhas.

Chapinha - cuidados ainda maiores


 
Este outro artifício que conquistou a cabeça das mulheres exige cuidados ainda mais rigorosos. Pode até ser mais eficiente ou prático do que o secador, mas é também mais perigoso. Seu uso está restrito a uma vez por semana, e este intervalo deve ser seguido disciplinadamente, pois os prejuízos a longo prazo podem ser cruéis. Para cabelos grossos, indisciplinados e volumosos não existe segredo melhor, desde que usado com moderação.
 
Para cuidar do cabelo em casa
 
Muitas mulheres gostam de cuidar dos cabelos em casa e várias já têm muita prática no manuseio destes indispensáveis utensílios femininos. Por isso, Alex dá alguns conselhos para quem gosta de aventurar-se no espelho e confirma que todo cuidado é pouco. “É muito comum ver mulheres com a testa ou a orelha queimadas por falta de atenção ou experiência no uso do secador e principalmente da chapinha”.

O cabeleireiro orienta que cada parte do cabelo, deve ser exposta à chapinha por no máximo quatro vezes em uma aplicação, sendo a primeira mais lenta e as seguintes aceleradas, “um número exagerado de passadas deixa os fios elétricos e opacos muito facilmente”, orienta. Ainda, reforça a importância de passar o aparelho somente no cabelo completamente desembaraçado, para que ele não enrosque nos “dentes”, o que pode acabar queimando os fios.

A temperatura do jato de vento do secador também deve ser controlada, pois pode causar diferentes efeitos. O vento quente é ideal para ser utilizado em escovas e alisamentos. O vento morno é usado para secar ou ativar os cachos, enquanto que o frio é ideal para a finalização ou simplesmente para tirar o excesso de água dos fios. Ele conta ainda que as mulheres de cabelos longos devem ter cuidado dobrado ao passar o secador, para que a parte traseira do aparelho não “sugue” o cabelo devido a um erro de posicionamento.
 

2 comentários:

  1. Olá Vanessa,

    Parabéns pelo blog, super útil o conteúdo,no dia-a-dia acabamos tendo que usar muito o secador e chapinha, importante ter esses cuidados!

    Seguiremos te acompanhando e anotando suas dicas de produtos e serviços interessantes!Nosso site e blog também está com uma ajudinha para as mulheres ficarem ainda mais belas, as meninas do Glamour Garagem conferiram a Stylist... passa lá!

    Abraço.
    www.gooroo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi flor, claro que não me estressei!!! Fiz a postagem só para mostrar a falta de carater do elemento!!! brigaduuu por me visitar e pelo comentario... e pelos elogios!!!!! BJKAS

    ResponderExcluir

Olá Meninas:

Não deixe de comentar, se quiser deixe o link do seu blog para que eu possa conhecer.
Sua opinião é muito importante para mim.

Bjkas
VAN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...