domingo, 27 de fevereiro de 2011

Pelos encravados- Como se livrar deles

Eles aparecem sem dó nem piedade na virilha, pernas e axilas. Acabam com nosso ideal de pele lisinha e, para piorar, ainda podem inflamar, infeccionar, formar nódulos dolorosos, às vezes só retirados com intervenção médica.



A má notícia é que a maioria dos encravamentos surge em decorrência da própria depilação. Quando os pelos estão voltando a nascer, alguns podem crescer encurvados, seguir caminhos errados ou simplesmente esbarrar em uma nova camada de queratina que se formou sobre o poro, impedindo sua saída para a superfície.
Só mesmo o laser é capaz de eliminar o mal completamente, mas como ele não é acessível a todas as mulheres, saiba o que mais pode ser feito para amenizar o problema:



1- Escolha o método certo

Práticos e com resultados mais duradouros, os métodos depilatórios de tração (como as ceras e os aparelhos elétricos) costumam ser os preferidos da mulherada. Entretanto, como os pelos são retirados desde a raiz e demoram mais para crescer, eles também são grandes facilitadores do encravamento.

O jeito é encarar a boa e velha lâmina, que apesar de ser abominada por muita gente, tem lá suas vantagens. A primeira delas é apenas cortar o pelo rente a superfície, evitando assim maiores complicações. Quando usada corretamente, ela não agride a pele e não faz crescer pelos mais grossos como diz a lenda por aí. A sensação de engrossamento surge porque o pelo é cortado reto, algo que desaparece conforme ele vai se tornando maior.



A lâmina deve sempre ser usada com suavidade, sem pressão e na direção do crescimento dos pelos (o sentido contrário pode ferir a pele e piorar o quadro). Se você não possui alergias, outra boa pedida são os cremes depilatórios, que fazem exatamente a mesma função, porém sem machucar.

2- Esfolie, sempre

Com cremes especiais, buchas vegetais ou receitinhas caseiras abrasivas. Sem dúvida a esfoliação é a nossa maior arma contra o encravamento, pois ela renova a pele e abre caminho para a saída dos pêlos. Lembre-se apenas de não fazê-la logo após a depilação, quando a pele está muito sensível.

O ideal é criar uma rotina de aplicação nas áreas afetadas, duas vezes por semana para as peles normais e oleosas; uma vez por semana para as peles mais secas. Um ou dois dias antes da depilação também é válido, mas sem exageros.




Cremes com ácido lático, uréia, ácido salicílico e retinóico também são indicados para uma renovação saudável da derme. Um dermatologista poderá indicar ou manipular uma fórmula especial para seu tipo de pele ou problema.

Veja mais dicas:

- se você não consegue abandonar a cera quente ou fria completamente, intercale seu uso com o da lâmina. Respeite um intervalo mínimo de quatro semanas entre as sessões;

- após se depilar, evite por 24 horas usar cremes, óleos, sabonetes ou substâncias que contenham álcool na região. Além de irritar, eles podem acabar obstruindo os poros. Se fizer questão de utilizar algum produto, prefira as fórmulas calmantes pós-depilatórias, principalmente aquelas que contenham uma substância chamada azuleno;

- evite usar calças muito apertadas ou calcinhas com elástico. Especialmente nos períodos próximos à fase menstrual;

- jamais cutuque ou tente retirar sozinha pelos que já estão encravados e inflamados. Você pode piorar o quadro ou deixar marcas para sempre. Quando a situação estiver muito ruim, procure seu médico de confiança. Só ele poderá receitar pomadas antiinflamatórias, se for o caso, ou outros métodos de tratamento;

- peelings químicos ou laser trazem bons resultados para manchas e cicatrizes que já apareceram. Procure orientação com seu dermatologista.

E vocês, gostaram das dicas?
E lembrando que a depilação deve ser feita no dia anterior a exosição solar para evitar manchas na pele!

Deixe seu comentário!
Beijos
VAN

Fonte: Site Meia Fina


14 comentários:

  1. Eu tenho esse problema e a esfoliação semanal tem sido minha compaheira no combate ao pelinhos encravados!

    ResponderExcluir
  2. Oi Van!!
    eu sempre tenho um pelinho encravado aqui ou lá... hehe
    esfoliar ajuda bastante..
    obrigada pelas dicas todas...
    beijinhus

    ResponderExcluir
  3. NOssa eu tenho problema sério com pelos encravados no lado da perna...vou tentar essas dicas pq ta dificil...

    valeu
    bjos

    ResponderExcluir
  4. ótimas dicas! Os pelos encravados adoram as virilhas =/

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho alguns e é um problema. Nunca faço nada após a depilação(com aparelho elétrico), nem posso reclamar né...Mas vou mudar isso, boas dicas!

    ResponderExcluir
  6. Eh esse eh um grande problema, tenho bastante isso e o pior eh q qdo depilo com lamina irrita a pele e da mta coceira e ja tentei trocar de lamina mas nao resolve, oq estou gostando eh aquelas maquinhas de depilacao q arrancam os pelos, eh meio dolorroso mas vale a pena...
    Adorei as dicas!

    ResponderExcluir
  7. ah para evitar que meus pelos encravem eu passo aquelas buchas vegetais
    ...
    sempre da certo :)


    http://psiqueatelie.wordpress.com/2011/03/03/misturando-cor-com-efeito/

    da uma olhada.

    @rayssakarolina

    ResponderExcluir
  8. Desse mal ñ sofro, mas já indiquei o post para algumas amigas...

    ResponderExcluir
  9. o meu é bem difícil de encravar, mas quando eu raspava, ficava com vááárias bolinhas que geralmente tinham um pelinho dentro (que ia encravar uma hora ou outra hehe) então eu já puxava! agora depilo com cera então diminuiu bastante ^^

    ResponderExcluir
  10. Adorei as dicas...
    super válido pra mim...
    bj

    ResponderExcluir
  11. Obrigada pelas dicas! Esfoliar é sempre útil!

    ResponderExcluir
  12. òtima dicas, acho que toda mulher já sofreu com isso pelo menos uma vez, o ideal é procurar o método de depilação que mais se acomoda à sua pele e ao seu dia-a-dia eu intercalo entre lamina e cremes, mas ainda assim não largo mão da esfoliação pq ela sumiu até com alguma manchinhas que eu tinha, adoro!

    ResponderExcluir

Olá Meninas:

Não deixe de comentar, se quiser deixe o link do seu blog para que eu possa conhecer.
Sua opinião é muito importante para mim.

Bjkas
VAN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...