segunda-feira, 25 de abril de 2011

Cuidados com a higiene íntima


Para nós mulheres os cuidados com a higiene íntima devem ser diários, igual ao cuidado que temos com o uso do filtro solar. Pequenos descuidos podem gerar infecções e fungos.
Estive estes tempos em minha ginecologista e recebi um informativo com Orientações sobre a Higiene Íntima Feminina, baseado no 1º Guia de Condutas sobre Higiene Genital Feminina da Federação Brasileira de Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) que é bem interessante por isso vou passar estas informações para vocês.

Por que usar um sabonete apropriado para a higiene íntima?

O ph normal da pele do ser humano é ácido, variando entre 4,0 e 5,5 de acordo com a região do corpo.
Esse ph ácido funciona como uma "capa ácida" que protege a pele da proliferação de germes indesejados.
Mas esse ph ácido, que protege a pele, pode se desequilibrar pelo uso constante de sabonetes com ph alcalino (o contrário do ácido) e outros produtos. A pele da região íntima é naturalmente mais delicada e também mais suscetível a vários agentes externos.
Por isso os sabonetes para uso íntimo em geral são líquidos e especialmente formulados para não agredir a pele e as mucosas da área íntima.

Recomendações Gerais:

Sabonete Íntimo

Opte preferencialmente por produtos:

- Hipoalergênicos e apropriados para a higiene íntima, pois foram testados para essa finalidade, minimizando a chance de ocorrência de alergias.
- Líquidos e com ph ácido (ph entre 4,2 e 5,6) por que os sabonetes em barra, na grande maioria, costuma ser alcalinos (ph> 7,0), e essa alcalinidade pode agredir a camada protetora da pele, causando alergia e coceira.
- Que produzam pouca espuma, para que limpem a pele suavemente sem remover sua camada protetora.
- Que não contenham substâncias antissépticas (triclosan, cloroxedina), que matam os micro-organismos bons (naturais) da pele.
- Recomendados por seu ginecologista. Ele é o profissional mais indicado para ajudá-la a cuidar de sua intimidade.

Frequência diária de higienização:

- Clima quente: 1 - 3 vezes ao dia
- Clima frio: 1 vez ao dia

O uso dos sabonetes íntimos é apenas para a higiene da parte externa da região íntima e não deve ser utilizado para duchas vaginais (internas) e nem para tratar infecções ou inflamações genitais. Se você tiver algum problema como esses, sempre consulte seu médico!

Lenços Umedecidos

O uso de lenços umedecidos para higiene íntima é útil em algumas situações como:
- Higiene fora de casa;
- Sanitários de uso público, etc.

Sua aplicação deve ser muito suave e o uso não deve ser abusivo para não remover a camada protetora da pele. Dê preferência aos lenços hipoalergênicos com ph ácido, desenvolvidos especificamente para a higiene íntima, por que foram testados para essa finalidade.

ATENÇÃO: essas orientações servem para a maioria das mulheres. Entretanto, aquelas com alta sensibilidade ou antecedentes de quadros alérgicos devem seguir a orientação de seu ginecologista.


Foto: Site Bela Saúde

10 comentários:

  1. interessante vc colocar essas informações aqui, muitas pessoas acham que n deve usar o sabonete íntimo etal, eu prefiro os q n tem perfume :)

    ResponderExcluir
  2. A nossa higiene íntima é muito importante, já me acostumei a usar sabonetes íntimos e gosto muito!

    ResponderExcluir
  3. Muito interessantes e essencial este post!!
    Adorei o blog e ja estou sgeuindo!!

    Depois entra la no meu blog tbm!
    Vai ter sorteio para as seguidoras semana que vem la no meu blog. Ainda nao fiz o post mas ja adianto que vai ser uma paleta Urban Decay e um esmalte da OPI ;)

    http://www.blushplus.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Igual à escovar os dentes, higiene íntima é uma coisa que se aprende desde pequena.

    Bjss

    ResponderExcluir
  5. Pois é eu acho otimas essas dicas, mas tenho sempre que consultar minha gineco porque nem todos os sabonetes líquidos eu me dou bem. Uma vez comprei um desodorante vaginal e peguei uma alergia tão grande que foi uó pra curar. Mas higiene íntima tem que ser cuidadosa.

    ResponderExcluir
  6. Muito legal vc falar sobre esse assunto, pq é além de bem estar esses produtos para higiene intima ajudam na parte da saúde msm...
    Eu o sabonete liquido e adoro!!

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post, Van! Parabéns!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Muito legal o post!
    Divulge seus links também no Links Online..
    http://www.linksonline.com.br

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post e me remetru ao fime Beleza America!

    ResponderExcluir

Olá Meninas:

Não deixe de comentar, se quiser deixe o link do seu blog para que eu possa conhecer.
Sua opinião é muito importante para mim.

Bjkas
VAN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...