quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Novo fio bioabsorvível com antisséptico diminui risco de infecção em cirurgia plástica de nariz

Material, indicado para suturas de tecidos profundos, evita a proliferação de bactérias ao seu entorno.


Infecções causadas pela colonização de bactérias ao redor dos fios de nylon, usado nas costuras de tecido celular, já podem ser evitadas. Uma maior proteção contra contaminações é oferecida pelos novos fios bioabsorvíveis com antisséptico, agente que inibe e mata microorganismos no tecido vivo. Estes fios já estão sendo usados pelos médicos em diferentes tipos de cirurgias. Entretanto, de acordo com o cirurgião plástico Dr. Alan Landecker (CRM 87043), Membro Titular e Especialista em Cirurgia Plástica pela SBCP - Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS), na Rinoplastia o fio tem se mostrado fundamental e eficiente, pois a região do nariz é, naturalmente, uma área muito contaminada por microorganismos, características que aumenta as chances de infecção. "Aderi ao novo material para sutura há quatro meses e, de lá pra cá, não registrei nenhuma infecção", afirma o médico.

De acordo com Dário Pontes, Gerente de Produto da empresa fabricante do novo fio, as suturas antibacterianas podem ser utilizadas em qualquer procedimento, no qual seja necessária a aproximação de tecidos com costuras e um fio absorvível seja indicado pelo médico. "A substância utilizada como cobertura do fio é o antisséptico Triclosan, que elimina as bactérias mais comumente associadas às infecções do sitio cirúrgico na sutura e criam uma zona de inibição. Desta forma, o uso do fio bioabsorvível auxilia na redução do risco de infecções cirúrgicas, o que beneficia médico e paciente conforme citou o cirurgião plástico Alan Landecker a respeito do uso em Rinoplastia", afirma Dário Pontes.

Outra vantagem do produto em relação ao fio de nylon é o baixo risco de reações alérgicas. Segundo o Dr. Alna Landecker, pela sua experiência e prática cirúrgica, o fato de ser bioabsorvível e a ausência de cortisona em sua composição tornam praticamente nulas as chances de aparecimento de alergias. "Há diversos estudos, in vivo e in vitro, que comprovam a eficácia das suturas. O resultado de testes concluiu que as suturas recobertas com antissépticos são atóxicas, não irritantes, não-carcinogênicas e não-teratogênicas (não atrapalham o crescimento e desenvolvimento de embriões ou fetos em contato com a corrente sanguínea)", finaliza Dario Pontes.

Perfil

Dr. Alan Landecker, formado em Medicina e Cirurgia Geral pela Universidade de São Paulo, iniciou sua formação em Cirurgia Plástica com o Professor Ivo Pitanguy, com quem trabalhou durante três anos. Tornou-se Membro Titular e Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e, também membro da prestigiada International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS). Realizou pós-graduação/especialização clínico-cirúrgicas nas Universidades de Miami, Alabama, Pittsburgh, New York e Texas Southwestern, um dos mais importantes centros de formação em cirurgia plástica dos Estados Unidos, o que permitiu desenvolver estudos que foram apresentados em eventos científicos e publicados em revistas internacionais especializadas.
Após alguns anos de prática no Brasil, Dr. Alan Landecker voltou aos Estados Unidos a convite do Dr. Jack P. Gunter, um dos criadores da técnica de Rinoplastia Estruturada. Tornou-se então, especialista em cirurgia plástica de nariz pela University of Texas Southwestern, sendo atualmente instrutor do prestigiado Dallas Rhinoplasty Symposium (curso teórico-prático em cirurgia de nariz, realizado anualmente em Dallas, Texas – EUA), além de ser autor de vários capítulos do livro Dallas Rhinoplasty: Nasal Surgery by the Masters, best seller mundial sobre cirurgia de nariz, atualmente. Desde setembro de 2010, passou a integrar a equipe de colaboradores do Plastic Surgery Education Network (PSEN), um novo website educacional criado pela American Society of Plastic Surgeons (ASPS), uma das mais importantes entidades de cirurgia plástica do mundo.

Procedimentos realizados pelo Dr. Alan Landecker:
Nariz – Face – Mamas – Implantes Mamários - Abdome – Lipoaspiração – Pálpebras – Orelhas – Braços – Coxas Cirurgia Reparadora - Procedimentos corporais e faciais estéticos

Informações à imprensa:
Prestige Assessoria de Comunicação e Marketing
Renata Camargo – renata@prestigerp.com.br
Sandra Santos – sandra@prestigerp.com.br
Fone: (11) 3757 3512

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Meninas:

Não deixe de comentar, se quiser deixe o link do seu blog para que eu possa conhecer.
Sua opinião é muito importante para mim.

Bjkas
VAN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...