quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Projeto Verão: dicas para ficar com o corpo em forma

Manter a saúde e os hábitos corretos durante o ano inteiro deve ser mais importante do que ter um contorno corporal na medida para o verão


A contagem regressiva para a chegada do verão já começou. Por isso, as acadêmias começam a lotar e os aparelhos para atividades aeróbicas passam a ser disputados por muitos frequentadores. Isso acontece pelo fato de muitas pessoas estarem preocupadas em perder as gordurinhas adquiridas no inverno e colocar o corpo em forma para aproveitar os dias de sol. O que muitos sabem (mas teimam em não praticar), é a certeza de que o projeto verão deve ser iniciado no ano anterior. Assim, evita-se os riscos do exagero na prática dos exercícios físicos em um tempo curto, em busca de resultados rápidos, mas que pode prejudicar a saúde, com o aparecimento de lesões importantes nas articulações. Para ajudar a maioria que não começou a malhação e está preocupada com seu contorno corporal, o personal trainer Carlos Klein (www.movimente-se) dá algumas dicas de como melhorar os hábitos e as atividades físicas para chegar à estação mais quente do ano com o corpo no lugar e, o mais importante, com saúde.

1 - Quais as dicas para chegar a verão com o corpo em forma?
A dica mais importante é começar agora. Não existe uma forma rápida e duradoura de mudar o corpo, pois ele é reflexo do estilo de vida. Se os hábitos não são adequados, não será um projeto verão de três meses que deixará alguém com aquele corpo sarado que sempre sonhou. Mudar o contorno corporal é um processo demorado, difícil e que requer esforço, tanto nos exercícios quanto no controle da alimentação. Por isso, comece cuidando da saúde, incluindo no dia a dia hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, rica em proteínas, vitaminas e fibras, sob a orientação de um nutricionista, além de manter a persistência e constância nas atividades físicas.

2 - Quais os exercícios mais procurados nesta época do ano?
Nesta época de calor, o objetivo da maioria das pessoas é queimas gordura e emagrecer. Por este motivo, as esteiras e equipamentos cardiovasculares são os mais procurados e disputados. No entanto, o que muitos não sabem é que talvez estas não sejam as atividades mais indicadas para perder gordura, porque se o exercício aeróbico não for realizado de maneira correta, numa intensidade recomendável, o resultado desejado pode não ser obtido. O mais indicado é combinar um trabalho resistido (como a musculação) ao trabalho cardiovascular intervalado, de alta intensidade, a fim de aumentar o gasto calórico de cada sessão de treino e potencializar os resultados.

3 - Existe algum tipo de alimento mais indicado para ser consumido antes ou após os exercícios?
Antes dos exercícios é aconselhável ingerir carboidratos de médio e baixo índice glicêmico.  Após o treino, o corpo precisa repor a energia rapidamente, então o ideal é a ingestão de carboidratos com maior índice glicêmico, como os açúcares.

4 - Durante as atividades é melhor consumir água ou isotônico?
O isotônico é o melhor a ser consumido, por ter vantagens em relação à água. Ele contém alguns carboidratos eletrólitos que auxiliam na hidratação e age mais rapidamente do que a água.

5 - Quais os cuidados necessários para quem prefere praticar atividade física no calor, principalmente ao ar livre?
O cuidado essencial é não praticar as atividades físicas sob o sol forte, que compreende o período entre 11 e 15h. Usar roupas que permitem a troca de calor com o ambiente, hidratar-se com frequência e evitar o excesso de exposição ao sol, também são cuidados que devemos ter nesta época do ano. E mesmo quando o tempo estiver nublado, não esquecer do protetor solar e de um boné.

6 - Qual o melhor horário para prática de atividades físicas nesta época do ano? Por que?
O horário interfere e muito. Por isso, é necessário evitar os horários de sol muito forte. Então, quem escolher o período da manhã, deve dar preferência a praticar a atividade física até as 8:30h. Se optar pela tarde, o mais indicado é após as 17 horas. Nesses horários a temperatura mais amena propicia uma sessão de treino mais agradável e proveitosa, sem sofrimentos desnecessários em função do clima.

7 - Assim como no inverno, o alongamento também é tão importante no verão? Por que?
O alongamento e o aquecimento são de extrema importância para o aquecimento do corpo durante a atividade física, independente da estação do ano. Não deixe de alongar-se antes do exercício com movimentos lentos que explorem toda amplitude das articulações, o chamado alongamento dinâmico. Logo após faça de 5 a 10 minutos de atividade aeróbica de baixa intensidade para complementar o aquecimento. Após terminar a atividade física, é necessário trazer o corpo de volta ao seu estado de repouso, de forma gradual. Para isso, faça mais 5 a 10 minutos de exercícios de baixa intensidade, como por exemplo um trote leve e alongamentos estáticos.

8 - É verdade que no verão queimamos calorias mais rapidamente pelo fato de suarmos mais?
Não é verdade. Suar não é um indicativo de gasto calórico. O suor é uma ferramenta de controle da temperatura corporal, ou seja, é um sinal de que seu corpo está muito aquecido. Se uma pessoa está fazendo uma atividade física em clima quente, é natural que seu corpo transpire, mesmo que essa movimentação seja de baixa intensidade. Na verdade, a atividade física em ambiente muito quentes pode até diminuir o gasto calórico, pois fica mais difícil a execução dos exercícios, o que prejudica a intensidade do treino.

Perfil

Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e em Educação Física pela Faculdade Metropolitanas Unidas (FMU), Carlos atua como personal trainer desde 2004. É CPT (Certified Personal Trainer) pela NASM (National Academy of Sports Medicine), nos EUA. Dentro de sua metodologia de trabalho e orientação aos alunos, Carlos Klein desenvolve estratégias personalizadas para cada um de seus clientes, sem se prender as tendências de fitness, dietas mirabolantes ou modismos. Profissional atento às novidades que realmente tragam benefícios às pessoas durante e após a atividade física, o personal, dentro de sua filosofia de orientação, estimula os alunos a conhecerem seu próprio corpo, os vícios de postura, o ritmo e estilo de trabalho, entre outro fatores, para definição do treinamento e de sua evolução.

2 comentários:

  1. Quem não precisa emagrecer hoje em dia, com tanta comida disponivel

    ResponderExcluir
  2. Nossa, adorei essa matéria, sempre concordei que os cuidados para o verão começam no ano anterior !!!

    ResponderExcluir

Olá Meninas:

Não deixe de comentar, se quiser deixe o link do seu blog para que eu possa conhecer.
Sua opinião é muito importante para mim.

Bjkas
VAN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...