quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica apóia nova resolução CFM sobre divulgação médica




A Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) aplaude a nova Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) que apresenta os parâmetros éticos que médicos, estabeleciementos e instituições vinculadas às atividades médicas devem observar ao elaborar peças de divulgação.
O documento atualiza norma anterior, publicada em 2003, e proíbe a divulgação de imagens de pacientes "antes e depois" de procedimentos médicos; a exposição de imagens de pacientes para divulgação de determinada técnica e a promessa de resultados; a inclusão de selos ou marcas de sociedades médicas em rótulos de produtos e o oferecimento de atendimento à distância, via telefone ou internet, por exemplo.
A nova Resolução veda também a participação dos profissionais em ações de divulgação de aparelhos ou produtos. Os médicos estão proibidos de prometer resultados ou anunciar aparelhos que lhes confiram capacidade privilegiada.
"A SBCD apoia a Resuloção. Os médicos devem tratar pacientes, e não divulgar tratamentos, produtos ou aparelhos", afirma a dermatologista Eliandre Palermo, CRM-SP 78723, Diretora da SBCD e membro da Comissão de Ética da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
"A divulgação de novas tecnologias, tratamentos ou equipamentos precisa ser respaldada na medicina baseada em evidências. Isso requer um bom tempo de pesquisa e a existência de estudos publicados em revistas consagradas, demonstrando a segurança e eficácia dos tratamentos. O que ocorre atualmente na mídia é o inverso: os dermatologistas são consultados diariamente para falar de tratamentos e equipamentos recém-lançados no mercado, que ainda carecem de respaldo técnico sufiente para serem indicados aos pacientes."

Já em relação à promessa de resultados, a dermatologista pondera: "Medicina é ciência de meio, não de fim. Cada paciente é único, e pode responder de forma diferente a um tratamento. Não se pode prometer resultados."

A SBCD também analisa de forma positiva as normas que disciplinam o uso de redes sociais e blogs por parte dos médicos. "Em meio a divulgação massiva de informações médicas, é imprescindível que haja parâmetros para nortear a conduta dos profissionais, de modo a evitar excessos", afirma a especialista.

Outro ponto importante da Resolução é impedir expressamente que os médicos anunciem pós graduação que não tenham relação com a especialidade. "Isso foi muito oportuno, pois alguns profissionais mal-intencionados se auto-intitulam especialistas em temas de grande apelo popular anunciando a promessa de tratamentos milagrosos", finaliza a Dra. Eliandre Palermo.

Para a SBCD a norma é contundente em proibir este tipo de prática. Além disso, é sempre bom lembrar que o profissional só pode divulgar especialidade ou áreas de atuação reconhecidas pelo CFM. A Resolução foi publicada em 19 de agosto de 2011 no Diário Oficial da União, e as novas regras passam a valer 180 dias após a publicação. Para obter a versão integral da Resolução CFM nº 1974/11, acesse: http://www.portalmedico.org.br/resolucoes/CFM/2011/1974_2011.htm

Sobre a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD)

Fundada em 1988, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) atua nas áreas de Cirurgia Dermatológica e procedimentos relacionados, por meio da promoção do ensino, pesquisa, realização de congressos e eventos científicos. A Cirugia Dermatológica é uma área da Dermatologia que engloba todos os procedimentos realizados na pele e tecido celular subcutâneo, sejam eles diagnósticos, cirúrgicos, cosmiátricos ou oncológicos. 
A SBCD atua somente segundo normas éticas e padrões técnicos rigorosamente aprovados pela comunidade científica mundial. Com 1500 associados, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica está entre as maiores sociedades de Dermatologia do mundo.
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica é formada por associados altamente qualificados, detentores de título de especialista e aprovados por rigoroso concurso e prova realizada e certificada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Associação Médica Brasileira (AMB).

Fonte da Imagem: Luiza's Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Meninas:

Não deixe de comentar, se quiser deixe o link do seu blog para que eu possa conhecer.
Sua opinião é muito importante para mim.

Bjkas
VAN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...