quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Fumar pode causar infertilidade e problemas durante a gravidez

O cigarro é, sem dúvida, um grande algoz das mulheres. Prova disso, são os efeitos nocivos que o tabagismo causa ao organismo feminino. Entre as implicações estão o aumento da taxa de infertilidade, alteração do ciclo menstrual, além de causar problemas durante a gravidez, doenças cardiovasculares e respiratórias. E tudo pode ficar ainda pior quando a mulher usa anticoncepcional, pois a junção destes dois fatores - substâncias hormonais e nicotina - torna os efeitos do cigarro ainda mais prejudiciais. Diante desta realidade, vale a pena ficar atenta aos esclarecimentos dados pela ginecologista Dra. Rosa Maria Neme (CRM-SP 87844),Diretora do Centro de Endometriose São Paulo, que respondeu várias questões sobre o tabagismo feminino.



1) Existe alguma estatística que quantifique as desvantagens de uma mulher que fuma sobre uma não fumante? Por exemplo, quantas chances a mais de abortar a fumante tem em relação a quem não fuma? Quanto tempo a mais a fumante pode demorar para engravidar? Quais as chances de uma fumante engravidar quando comparada as de uma não fumante?

Não há dados numéricos, mas sabe-se que o cigarro altera o funcionamento do ovário e afeta a produção de hormônios, fazendo com que a mulher tenha menores taxas de ovulação, fator que pode antecipar a idade da menopausa. Além disso, o tabagismo pode prejudicar o tecido uterino, levar ao aumento das taxas de abortos e alterações do ciclo menstrual.

2) Por que o cigarro afeta mais a mulher do que o homem quando o assunto é fertilidade?

Isso acontece, porque o tabagismo afeta diretamente o ovário, diminui a produção de estrógeno, o que não ocorre com o homem por questões naturais do organismo.

3) Qual é o perigo direto do cigarro na gravidez? Como ele afeta os hormônios reprodutivos?

O cigarro pode diminuir a quantidade de hormônios produzidos pelo ovário e prejudicar a vascularização do útero, causando mais taxas de abortamentos. Além disso, pode causar diminuição da oxigenação e nutrição do feto através da placenta levando maiores taxas de retardo de crescimento intra-uterino.

4) O número de óvulos de uma mulher é pré-determinado e, em princípio esta quantidade se mantém ao longo de sua vida fértil. O cigarro altera essa quantidade? Como se dá esse desgaste?

O cigarro é o único fator que comprovadamente diminui a idade da menopausa, justamente por destruir o tecido ovariano mais rapidamente. Ou seja, a mulher que fuma pode parar de ovular e iniciar a menopausa mais cedo.

5) O fumo causa infertilidade e dificulta o processo de engravidar. É isso? Comente.

Sim, pois o tabagismo pode causar a infertilidade, já que diminui a produção de hormônios, lesa o tecido do ovário e diminui a vascularização do útero, o que propicia maior dificuldade para engravidar.

6) A combinação anticoncepcional e cigarro é uma verdadeira bomba. Por que essa mistura é tão perigosa?

O cigarro é um fator de risco para a trombose, ou seja, entupimento das veias por um coágulo. Já os anticoncepcionais que tem um hormônio sintético, chamado etinil estradiol, também aumenta o risco de trombose. Por isso, essa combinação associada ao fator de risco idade (mulher com mais de 35 anos) é tão perigosa.

7) Mesmo que uma mulher fumante pare de fumar na gestação, ela corre riscos durante a gravidez?

Os riscos diminuem bastante se a mulher deixar de fumar, já que não há efeito acumulativo. Porém as lesões nos ovários e no útero não regridem.

8) Pode estimar em quantos anos a menopausa pode vir precocemente, ou seja, ela é antecipada em quantos anos?

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mulheres que fumam estão mais sujeitas a iniciar a menopausa antes dos 45 anos de idade, o que pode aumentar o risco de osteoporose e doenças cardíacas.

9) Quais os problemas que o fumo pode ocasionar à saúde da mulher? De que forma o cigarro age no organismo para desencadear essas alterações? 

Podemos citar ainda duas importantes alterações que o fumo promove:
- Diminuição da imunidade da mulher, predispondo a infecções genitais, como vulvovaginites, a exemplo da candidíase, recidiva de infecção do HPV e recidivas de herpes genitais;
- Alteração da produção hormonal ovariana de estrogênios. Há uma redução de produção desse hormônio, podendo levar a irregularidade menstrual. Além disso, o fumo é o único fator que comprovadamente antecipa a idade da menopausa da mulher, como já destacamos.

Perfil


Dra. Rosa Maria Neme (CRM-SP 87844) - A Dra. Rosa Maria Neme é graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (1996) e doutorado em Medicina na área de Ginecologia pela Universidade de São Paulo (2004). Realizou residência-médica também na Universidade de São Paulo (2000). Além de dirigir o Centro de Endometriose São Paulo, ela integra a equipe médica do Hospital Israelita Albert Einstein.
O Centro de Endometriose São Paulo conta com serviços voltados à assistência global da saúde da mulher e valorização da beleza feminina. A iniciativa deste projeto pioneiro é da Dra. Rosa Maria Neme, que possui diversos trabalhos publicados sobre endometriose e larga no tratamento desta doença. Ela lidera uma equipe clínica formada por médicos e profissionais nas áreas de ginecologia, radiologia, cirurgia do aparelho digestivo, urologia, clínica geral, anestesia especializada no tratamento da dor, dermatologia, fisioterapia, nutrição e psicologia.


Fonte da Imagem: Lazer Beleza

7 comentários:

  1. Oie.
    Fico indignada como ainda há pessoas que fumam!!
    Mas, cada um sabe de si...
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Post legal.

    Já conhece o novo agreagador Linkorama?


    Você pode enviar quantos links quiser e aumentar a visibilidade do seu blog.

    Linkorama.com.br

    ResponderExcluir
  3. Será que todos esses males também atingem as fumantes passivas?

    ResponderExcluir
  4. cada um sabe o que faz né! o duro é quando vc é fumante passivo!

    ResponderExcluir
  5. cada um sabe o que faz né! o duro é quando vc é fumante passivo!

    ResponderExcluir
  6. cada um sabe o que faz né! o duro é quando vc é fumante passivo!

    ResponderExcluir
  7. Todos hoje em dia tem conhecimento dos males que o cigarro faz, mas para quem já fuma, parar é muito difícil.

    ResponderExcluir

Olá Meninas:

Não deixe de comentar, se quiser deixe o link do seu blog para que eu possa conhecer.
Sua opinião é muito importante para mim.

Bjkas
VAN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...