sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Tendências em beleza e vaidade masculinas


  • Homens já representam 18% dos pacientes dos consultórios dermatológicos
  • Problemas com olheiras e barba são os tratamentos estéticos mais procurados

Os cuidados com a aparência e com o corpo, como pentear os cabelos com gel, aplicar um hidratante facial e protetor solar, usar creme nas mãos, ir à manicure e massagista ou realizar uma limpeza de pele são atitudes que estão, definitivamente, incorporadas ao universo masculino.
Há 10 anos, um em cada 100 homens admitia realizar algum tratamento estético, cosmético ou clínico. "Hoje, podemos dizer que esta procura vem aumentando cada vez mais. Cerca de 30% do movimento no meu consultório já é de homens e, nas estatísticas gerais de crescimento, eles representam números de 10% a 18%", revela a Dra. Eliandre Costa Palermo (CRM-SP 78723), Diretora da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatologica (SBCD).
De acordo com a especialista, o tratamento mais procurado pelos homens é para melhorar a qualidade da pele e atenuar as rugas. "Nestes casos, costuma-se indicar a aplicação de toxina botulínica e de substâncias de preenchimento. Olheiras e problemas com barba e os cabelos são queixas frequentes e, muitas vezes, os pacientes não sabem que é possível realizar tratamentos bons e eficazes para estes problemas". A Dra. Eliandre ressalta ainda que para as olheiras, dependendo do caso, o preenchimento suaviza rugas finas e/ou marcas de expressão com apenas uma aplicação. Em situações de barbas difíceis e pelos encravados pode-se fazer uso do laser. "Quando se necessita realizar uma depilação definitiva, são necessárias várias sessões. Mas, se a questão é apenas encravamento e irritação na região da barba, uma ou duas sessões de laser já podem resolver a situação ou minimizar a foliculite".

Informação x Influência

Na opinião da Diretora da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), o acesso constante à informação sobre o mercado de beleza e estética é o que mais tem influenciado os homens nesta mudança de comportamento. "Saber que existem tratamentos minimamente invasivos, sem cirurgias e que não os afastam do ambiente de trabalho conta muito na hora de optar por alguma alteração no visual", destaca a Dra. Eliandre Palermo.
Apesar de os problemas estéticos masculinos estar mais frequentemente relacionado 
á região da barba, pálpebras caídas e bolsas de gordura  sob s olhos podem ser citados como os principais motivos de cirurgias estéticas em homens. Chamado de blefaroplastia, este procediemento é um dos mais procurados por eles, cerca de 18% em 2009, segundo pesquisa do IBOPE. "Vale lembrar que gordura abdominal e queda de cabelos também são problemas frequentes. Hoje, existem tratamentos mais acessíveis e com efeitos naturais, se realizados por profissionais competentes, como o transplante capilar".
Naturalidade. Este é o ápice da exigência masculina quando comparados com as mulheres. Para a dermatologista, os homens são bem menos exagerados e sofrem menos transtornos, como a dismorfofobia - síndrome de distorção da imagem. "Isso significa que é muito mais difícil achar um homem que quer fazer muitos procedimentos e nunca está satisfeito com a sua imagem.  que temos é um paciente masculino vaidoso, mas sem excessos que entende que os resultados destes tratamentos são suaves. É isso o que eles preferem".

Toxina Botulínica

Homens gostam de praticidade e tecnologia de ponta. Por isso, preferem realizar tudo em um só dia. Para a Dra. Eliandre, os homens não são adeptos de procedimentos que demandam múltiplas sessões porque isso significa prolongar o tratamento. "Nem sempre isso é possível, mas sempre tento adequar os tratamentos e otimizar o tempo para assegurar bons resultados".
Apesar de inúmeras tecnologias à disposição da vaidade masculina, a aplicação de toxina botulínica é a mais realizada, tanto em homens quanto em mulheres acima dos 35 anos, segundo dados estatísticos da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica Estética. " Esses dados americanos parecem refletir a tendência brasileira também", finaliza a Dra. Eliandre Palermo.
Mesmo sendo exigente com todos os aparatos estéticos à sua disposição, o homem brasileiro precisa saber que há diferenças entre seu tipo de pele e a feminina. A especialista ressalta que eles têm geralmente pele mais oleosa, poros mais abertos, colágeno denso e menos rugas. Por isso, nem sempre um produto feminino terá bom efeito na pele masculina. O ideal é sempre fazer uma avalização com um dermatologista, antes de gastar dinheiro com produtos home care.

Sobre a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD)

Fundada em 1988, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) atua nas áreas de Cirurgia Dermatológica e procedimentos relacionados, por meio da promoção do ensino, pesquisa, realização de congressos e eventos científicos. A Cirurgia Dermatológica é uma área da Dermatologia que engloba todos os procedimentos realizados na pele e tecido celular subcutâneo, sejam eles diagnósticos, cirúrgicos, cosmiátricos ou oncológicos.
A SBCD atua somente segundo normas éticas e padrões técnicos rigorosamente aprovados pela comunidade científica mundial. Com 1500 associados, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica está entre as maiores sociedades de Dermatologia do mundo.
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica é formada apenas por associados altamente qualificados, detentores de título de especialista e aprovados por rigoroso concurso e prova realizada e certificada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Associação Médica Brasileira (AMB).

4 comentários:

  1. Adoro homens bem cuidados! Quem não gosta néh?
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Sempre é bom homens bem cuidados e cheirosos ... kkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Quem foi que disse que homen náo é vaidoso,é e muito ,tem uns que as vezes sáo até mais que as mulheres,bjss.

    ResponderExcluir
  4. Os homens tem que se cuidar também!

    ResponderExcluir

Olá Meninas:

Não deixe de comentar, se quiser deixe o link do seu blog para que eu possa conhecer.
Sua opinião é muito importante para mim.

Bjkas
VAN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...