segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Pele negra: o que você precisa saber para seus cuidados específicos



A pele negra possui características fisiológicas peculiares que tem impacto considerável nos cuidados diários, bem como na realização de tratamentos cosméticos. 


A dermatologista Dra. Luciana Conrado (CRM-SP) 67597, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), mestre e doutora em dermatologia, relata que uma das principais diferenças da pele negra em relação à pele clara é a maior produção de melanina, responsável pela pigmentação da pele. "Isso diminui a propensão de tumores cutâneos, pois a melanina funciona como um protetor solar natural e minimiza os efeitos deletérios da radiação ultravioleta, como o fotoenvelhecimento".

Outra característica deste fototipo é que as camadas cutâneas estão fortemente unidas em uma estrutura rígida que a torna mais firme e resistente do que a pele branca, minimizando o aparecimento de rugas, flacidez e celulite. "É importante lembrar que essas características não protegem a pele negra a ponto de dispensar o uso de filtros solares. Recomenda-se a utilização diária de produtos com FPS 15, principalmente para quem se expõe ao sol", alerta a dermatologista.

SENSIBILIDADE

Entretanto, a maior produção de melanina, apesar de proteger contra os malefícios do sol, aumenta também a possibilidade de pigmentação, deixando a pele mais propensa a manchas, pois tende a escurecer e a produzir mais pigmento quando sofre qualquer forma de agressão, como uma cirurgia, uma queimadura ou mesmo um procedimento cosmético.
A pele negra também tem maior tendência à oleosidade e ao desenvolvimento da acne, pois suas glândulas sebáceas produzem maior quantidade de sebo. "Como esse tipo de pele mancha com maior facilidade, as lesões da acne (cravos e espinhas) não devem ser manipuladas. Em decorrência da maior oleosidade e dos pelos encaracolados, essas pessoas apresentam mais frequentemente pelos encravados e foliculite (inflamação e/ou infecção do orifício por onde o pelo se exterioriza)", esclarece a Dra. Luciana Conrado.
Dentre as patologias mais comuns da pele negra está a chamada "dermatose papulosa nigra", lesões que são pequenos pontos acastanhados e negros, elevados que surgem na face. Este problema acomete entre 35% e 77% das pessoas negras e pode ter transmissão genética. No entanto, o tratamento é simples: com cauterizações ou curetagem pode-se resolver o problema, tendo muito cuidado para não desenvolver outras manchas na tentativa de remover as lesões.

CUIDADOS E TRATAMENTOS PARA A PELE NEGRA

Valorizar os traços e características raciais é segredo de beleza para qualquer fototipo. Na pele negra recomenda-se higienizar o rosto duas vezes ao dia, preferencialmente com sabonetes líquidos, para evitar a formação de cravos e espinhas. O ressecamento da pele do corpo favorece o aparecimento de manchas mais claras, esbranquiçadas. Portanto, não se pode descuidar da hidratação diária, especialmente nas regiões mais ressecadas. Banhos longos e excessivamente quentes não são recomendados, assim como o uso de buchas e outros "esfoliantes" que podem agredir a pele, causando maior ressecamento.
Dra. Luciana Conrado explica que, como existe um risco maior de desenvolvimento de manchas escuras em função de tratamentos cosméticos ou cirúrgicos, é preciso ter muito cuidado antes de realizar qualquer procedimento dermatológico.
"Os 'peelings' e lasers sempre foram indicados com muita cautela para a pele negra. Hoje, as técnicas se encontram bem mais estabelecidas e seguras para esses pacientes, observando-se os cuidados após a realização dos procedimentos e sempre com acompanhamento médico. Os 'peelings' indicados são os superficiais e a depilação a laser deve ser feita com equipamentos específicos para a pele negra e bronzeada, que agridem menos. Em geral, não se recomenda o uso do laser ablativo ou a realização de 'resurfacing', pois são procedimentos mais agressivos e que apresentam maior risco de desenvolver queloides, forma de cicatrização exuberante e inestética, que são muito comuns na pele negra. Em qualquer situação, não esqueça: o ideal é sempre realizar tratamentos supervisionados por profissionais qualificados", finaliza a dermatologista.

Fonte da Imagem: Caprichos e Maquiagem

3 comentários:

  1. Eu tenho a pele negra e sei bem como devemos nos cuidar!
    E não é facil.
    A minha pele é muito oleosa e sofro para poder controlar!
    Adorei as dicas!

    bjO

    Breshopping da Dany
    http://www.brechodanylins.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho a pele negra e sei bem como devemos nos cuidar!
    E não é facil.
    A minha pele é muito oleosa e sofro para poder controlar!
    Adorei as dicas!

    bjO

    Breshopping da Dany
    http://www.brechodanylins.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Muito legais as dicas de cuidados.
    bjs

    ResponderExcluir

Olá Meninas:

Não deixe de comentar, se quiser deixe o link do seu blog para que eu possa conhecer.
Sua opinião é muito importante para mim.

Bjkas
VAN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...