domingo, 4 de dezembro de 2011

Fitness: Conheça o Treino TRX, novidade dos EUA que chegou ao Brasil

Originário dos Estados Unidos, onde era usado para complementar o treino dos soldados da Marinha, o TRX chega com tudo ao Brasil como a nova forma de treinamento suspenso e uma alternativa de atividade física prática e eficiente, especialmente quando não se tem à disposição os equipamentos das academias, dos estúdios de fitness e dos clubes.



Por meio do uso de cintas de nylon macias ou mesmo cordas elásticas com grande resistência, o método TRX trabalha o corpo todo, de forma equilibrada, proporcionando uma condição física excelente ao praticante. Além de ser uma "musculação" portátil, é ótimo para quem deseja eliminar aqueles quilos extras adquiridos pela ausência de uma dieta equilibrada e falta de atividade física constante. Em média, pode-se perder de 400 a 500 calorias durante 40 minutos de exercícios. Combinado com atividade aeróbica de alta intensidade, como esteira e bicicleta, a queima de gordura pode ser maior, podendo dobrar a quantidade de calorias gastas com o treino. Para saber um pouco mais sobre esta modalidade, entrevistamos o Personal Trainer Carlos Klein, da equipe Movimente-se (www.movimente-se.com). Confira!

1 - O que é TRX?
O TRX é um método de treinamento suspenso, ideal para quem não tem tempo de ir à acadêmia e quer fazer a atividade física onde estiver como, por exemplo, em casa, em uma viagem e ao ar livre. O material é leve e portátil. Ele é baseado num treino de força e equilíbrio, com características funcionais e requer a estabilização de todas as articulações nos exercícios.

2 - Quais músculos são trabalhados neste treinamento?
No treinamento suspenso todos os segmentos corporais são trabalhados. A carga utilizada neste treino é o próprio peso do corpo da pessoa que está praticando, se transformando assim, em uma resistência variável e permite que cada um escolha o grau de dificuldade dos exercícios, somente por meio de mudanças na posição do corpo.

3 - Que tipo de benefício ele proporciona ao corpo?
Um dos benefícios que pode ser atribuído ao treino TRX é a segurança que ele promove. Dificilmente a pessoa se machuca. Por ser um exercício autolimitante, se o praticante estiver fazendo de forma incorreta ele não conseguirá realizar o exercício. O método oferece aumento de força, flexibilidade, equilíbrio, resistência dos músculos e das articulações para quem a pratica.

4 - Qualquer pessoa pode praticar? Pode ser feito todos os dias?
Qualquer pessoa pode praticar. Se for iniciante é necessário ter uma orientação profissional e acima de tudo, uma liberação médica. O método se adapta a qualquer pessoa independente de sua condição física, proporcionando um treino seguro e eficaz.  O tempo ideal de treinamento é de 30 a 45 minutos, três vezes por semana.

5 - Quais são os cuidados que se deve ter ao praticar este treinamento?
Um piso não escorregadio é cuidado primordial para praticar o TRX. Além disso, deve-se tomar cuidado com o lugar no qual se fixará o aparelho, para que ele fique firme e seguro. A postura na hora da prática e o auxílio de um profissional nas primeiras vezes também merece uma atenção especial.

Perfil

Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), Carlos Klein após uma viagem ao oriente decidiu trocar de profissão e estudar Educação Física. Se formou na Faculdade Metropolitanas Unidas (FMU) , e hoje atua como Personal Trainer desde 2004. É CPT (Certified Personal Trainer) pela NASM (National Academy of Sports Medicine), nos EUA. Dentro de sua metodologia de trabalho e orientação aos alunos, Carlos Klein desenvolve estratégias personalizadas para cada um de seus clientes, sem se prender a academia, pois acredita que existem maneiras mais interessantes e benéficas de treino, dietas mirabolantes ou modismos. Profissional atento às novidades que realmente tragam benefícios às pessoas durante e após a atividade física, o personal, dentro de sua filosofia de orientação, estimula os alunos a conhecerem seu próprio corpo, os vícios de postura, o ritmo e estilo de trabalho, entre outros fatores, para a definição do treinamento e de sua evolução.

Fonte da Imagem: Azzes Fitness

Um comentário:

  1. Nossa que legal!! Esse eu não conhecia, achei bem interessante, principalmente porque trabalha todas as partes do corpo.
    bjokas

    ResponderExcluir

Olá Meninas:

Não deixe de comentar, se quiser deixe o link do seu blog para que eu possa conhecer.
Sua opinião é muito importante para mim.

Bjkas
VAN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...