quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Doenças de pele que ocorrem durante o verão



O verão é época de sol, viagens, mais tempo dedicado ao lazer, como praias, piscinas, trilhas em parques ou florestas. Mas, é também um período propício para algumas doenças de pele mais comuns nessa época do ano. A médica dermatologista Dra. Eliandre Costa Palermo (CRM-SP 78723), diretora da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), destaca que “a exposição da pele à água  e areia, por exemplo,  favorecem o desenvolvimento de microorganismos, como fungos e bactérias, facilitando o surgimento de infecções da pele. Fezes de cães e gatos nas areias das praias causam o chamado "bicho geográfico", por causa da parasita Ancylostoma, presente nesses dejetos”.

Dra. Eliandre Costa Palermo recomenda que as pessoas redobrem os cuidados com a higiene para evitar a contaminação. Para saber quais são as doenças de pele mais comum nesta época, a dermatologista elaborou uma lista. Acompanhe e veja como elas se manifestam e como devem ser tratadas.

Herpes: É uma doença viral recorrente, geralmente benigna causada pelos vírus Herpes Simples 1 e 2, que afeta principalmente a mucosa da boca ou região genital. Algumas pessoas têm tendência a apresentar episódios de infecção viral tipo herpes simples após o verão, o que pode deixar o local manchado. “Apesar de não existir um tratamento preventivo,  há remédios que ajudam a reduzir os sintomas e o risco de complicações. Evite aplicar qualquer pomada, somente aquelas recomendadas pelo seu médico ”.
O que pode ser feito: O tratamento específico da infecção do herpes com pomada e medicamentos pode ser necessário, mas também é importante manter o local bem hidratado.
O que não pode ser feito: Durante a fase aguda (com bolha e crosta) nunca arranque a crosta, não esprema o local, não aplique produtos secativos de acne, álcool ou pomadas com corticóide. O herpes não deve ser manipulado. Evite exposição ao sol com o herpes, pois ele pode piorar, mesmo com o protetor. As mulheres devem ter atenção com a depilação do buço, mesmo depois de seca a lesão da herpes, pois o local fica sensível e pode manchar.

Larva migrans (bicho geográfico): Uma pessoa adquire esta doença ao expor a pele ao contato direto com a parasita Ancylostoma, comum em cães e gatos. As larvas, eliminadas pelas fezes desses animais, permanecem nos terrenos arenosos, como praia e tanques de areia em parques públicos, podem penetrar as camadas superficiais da pele, percorrer o tecido subcutâneo em busca de vasos sanguíneos para completar seu ciclo de vida. Como o ser humano não é o hospedeiro definitivo do parasita, ele permanece migrando sob a pele. É este percurso que delineia os sulcos conhecidos como “mapa”, daí a origem do nome de bicho geográfico. “O local acometido pode apresentar inchaço e coceira. O tratamento é feito com uso de pomadas específicas  e medicação via oral, para aliviar a coceira é indicado aplicar compressas geladas no local. A melhor medida de prevenção é evitar andar descalço em áreas com solo possivelmente contaminado, para que a pele do pé não entre em contato com este terreno”

Impetigo: Trata-se de infecção cutânea superficial e contagiosa. As crianças são as mais atingidas pela doença que é causada, principalmente, pelo microorganismo Staphylococcus aureus e Streptococcus. A infecção pode afetar a pele em qualquer parte do corpo, sendo mais comum na face e nas mãos. O tratamento é feito com antibióticos, via oral e, em casos mais leves, pode-se aplicar pomadas. “No entanto, a prevenção depende de uma boa higiene diária, como lavar as mãos com freqüência, não usar toalhas ou roupas de outras pessoas, manter as unhas curtas. Estas medidas são  simples e reduzem bastante a transmissão desta doença de uma pessoa para outra”.

Insolação e Queimaduras: A insolação é provocada pelo excesso de exposição ao sol e ao calor intenso. Os principais sintomas são desidratação, queimaduras na pele, dor de cabeça, mal-estar, tonturas, vômitos e falta de ar. De acordo com a Dra. Eliandre Palermo, pessoas com sintomas iniciais de insolação devem ser levadas imediatamente para um local arejado, com sombra e receber hidratação por via oral para repor os líquidos perdidos. Casos intensos precisam de atendimento de urgência.

“Mesmo sem estar diretamente exposta, a pessoa pode ter insolação porque a areia reflete o sol, elevando a temperatura do corpo. Em casos de queimadura solar, dependendo do grau, deve-se procurar um dermatologista que prescreverá o melhor tratamento. Em casos mais leves, compressas frias de chá de camomila ou de soro fisiológico ajudam a aliviar a reação inflamatória da pele. Outra recomendação é usar protetor solar durante a exposição ao sol, ingerir muito líquido, como água, sucos ou chá gelado, não se expor ao sol entre 10h e 15h, além de manter uma alimentação leve e equilibrada”, finaliza a dermatologista. 

Sobre a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD)

Fundada em 1988, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) atua nas áreas de Cirurgia Dermatológica e procedimentos relacionados, por meio da promoção do ensino, pesquisa, realização de congressos e eventos científicos. A Cirurgia Dermatológica é uma área da Dermatologia que engloba todos os procedimentos realizados na pele e tecido celular subcutâneo, sejam eles diagnósticos, cirúrgicos, cosmiátricos ou oncológicos.

A SBCD atua somente segundo normas éticas e padrões técnicos rigorosamente aprovados pela comunidade científica mundial. Com 1500 associados, a SBCD está entre as maiores sociedades de Cirurgia Dermatológica do mundo.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica é formada apenas por associados altamente qualificados, detentores de título de especialista e aprovados por rigoroso concurso e prova realizada e certificada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Associação Médica Brasileira (AMB). 

Fonte Imagem: Cesar Giobbi

Um comentário:

Olá Meninas:

Não deixe de comentar, se quiser deixe o link do seu blog para que eu possa conhecer.
Sua opinião é muito importante para mim.

Bjkas
VAN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...