quarta-feira, 18 de abril de 2012

Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica apoia ação da Polícia Federal e Anvisa que investiga uso de toxina botulínica clandestina

Associação médica alerta sobre o perigo de procedimentos oferecidos a preços baixos

A SBCD - Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica parabeniza a realização da Operação Narke, deflagrada na manhã de terça-feira (3 de abril), pela Polícia Federal com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Esta ação tem por objetivo apurar denúncias de comercialização de toxina botulínica de origem clandestina, sem autorização legal.

Ao todo, estão sendo cumpridos 23 mandados judiciais contra distribuidores, médicos e clínicas de SP, PE, AL, PB, RN, PI, MG e SE. Segundo as investigações, iniciadas há nove meses, faz pelo menos cinco anos que as toxinas irregulares circulam no mercado. 

Apoio

A SBCD apoia a ação da PF e aproveita para alertar o público sobre o perigo de adquirir tratamentos com aplicações de toxina botulínica por meio de promoções em sites de compra coletiva, clubes de desconto ou qualquer outra circunstância em que o procedimento seja oferecido a um preço muito inferior ao custo original da substância. “Não há como oferecer o tratamento por valores inferiores ao preço de custo da toxina. Um dos riscos é o uso de toxina botulínica ilegal ou irregular, imprópria para uso, o que pode gerar complicações posteriores”, afirma a dermatologista Eliandre Palermo, Diretora da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

Nesses casos, como a procedência do produto é duvidosa, outro risco é a toxina botulínica estar deteriorada, já que o produto, na maioria das vezes, precisa ser mantido em refrigeração. Como a toxina botulínica é um medicamento com registro na ANVISA para uso restrito por médicos (seja com finalidade terapêutica ou estética) e a aplicação ser um procedimento invasivo, é extremamente importante que a aplicação seja efetuada apenas por profissionais qualificados.

A médica alerta: “Cuidado com profissionais de saúde como biomédicos, enfermeiros e fisioterapeutas que dizem fazer aplicações de toxina botulínica, pois eles não têm qualificação para realizar este tipo de procedimento”.


Sobre a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD)

Fundada em 1988, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) atua nas áreas de Cirurgia Dermatológica e procedimentos relacionados, por meio da promoção do ensino, pesquisa, realização de congressos e eventos científicos. A Cirurgia Dermatológica é uma área da Dermatologia que engloba todos os procedimentos realizados na pele e tecido celular subcutâneo, sejam eles diagnósticos, cirúrgicos, cosmiátricos ou oncológicos.

A SBCD atua somente segundo normas éticas e padrões técnicos rigorosamente aprovados pela comunidade científica mundial. Com 1.500 associados, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica está entre as maiores sociedades de Cirurgia  Dermatolológica do mundo.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica é formada apenas por associados altamente qualificados, detentores de título de especialista e aprovados por rigoroso concurso e prova realizada e certificada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Associação Médica Brasileira (AMB).

Um comentário:

  1. Van!
    Importantíssima a ação da PF. Aqui na PB eles tem atuado constantemente nas clínicas clandestinas.

    Sua visita ao blog trouxe alegria ao meu dia, volte sempre que puder, obrigada!
    Carinho não tem preço, doe-se. Blogueiras Unidas1275!
    Desejo uma semana maravilhosa!
    Luz e paz!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Olá Meninas:

Não deixe de comentar, se quiser deixe o link do seu blog para que eu possa conhecer.
Sua opinião é muito importante para mim.

Bjkas
VAN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...