quarta-feira, 30 de maio de 2012

Planejando uma lipoaspiração? Saiba que o inverno é o momento ideal para este procedimento



O desejo de remodelar o corpo por meio de uma lipoaspiração, dando fim as indesejáveis gordurinhas localizadas, pode e deve ser muito bem planejado. Deacordo com o Dr. Alan Landecker, Membro Titular e Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), membro da prestigiada International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS) e autor do livro Cirurgia Plástica – Manual do Paciente, esta cirurgia só deve ser realizada em pacientes que já atingiram o peso ideal ou se encontram muito próximos deste objetivo, pois ao contrário do que muitos pensam a lipoaspiração não é feita para emagrecer, mas para remodelar o corpo e, assim, harmonizar o contorno corporal, mas é uma cirurgia que exige um planejamento detalhado e vários exames pré-operatórios.

Muitas pessoas consideram, entretanto, que a lipoaspiração faz milagres e que pode ser realizada sem planejamento. “Entretanto, para que os resultados sejam os melhores possíveis, é importante planejar qual o melhor momento para se submeter à lipoaspiração, a fim de que haja tempo de recuperação. Por ser um procedimento invasivo, o método apresenta um edema (inchaço) prolongado e seus resultados definitivos são percebidos três a seis meses após a operação”, afirma o especialista.

Então, nada de correr para o consultório médico querendo fazer a lipoaspiração pensando em ficar com um corpo renovado já muito próximo ao verão. Segundo o Dr. Alan Landecker, o melhor é planejar e realizar durante o inverno, porque para alcançar um resultado efetivo, o paciente precisará usar cinta própria para compressão corporal, ter repouso, evitar esforço físico, dentre outros cuidados do pós-operatório, que tendem a ser mais fáceis de cumprir durante os dias mais frios.

Graças aos excelentes resultados, a técnica de esculpir o corpo é o procedimento mais realizado em cirurgia plástica no Brasil, com cerca de 300 mil operações por ano, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Veja abaixo entrevista com o cirurgião plástico Dr. Alan Landecker a respeito das principais orientações e dicas para quem deseja fazer a cirurgia.

1)    Uma pessoa acima do peso pode realizar uma lipoaspiração?
Alipoaspiração é indicada para eliminar gordurinhas localizadas ou os famosos pneuzinhos, que tendem a se acumular na região dos quadris, culotes, abdome, costas, joelhos e pescoço. Pacientes com gordura localizada e que não respondem a programas de dieta e exercícios são candidatos ideais para esta cirurgia. Vale lembrar que o procedimento não substitui os bons hábitos de alimentação,exercícios e não deve ser indicado em pacientes obesos que consideram-no a “salvação” em termos de perda de peso. Ou seja, a lipoaspiração não deve ser feita para emagrecer.


2)   Como é feita a cirurgia?
A lipoaspiração é realizada através de incisões localizadas nas dobras de pele ou em locais onde ascicatrizes resultantes ficarão praticamente imperceptíveis. O procedimento começa com a injeção de uma solução chamada “tumescente” na gordura abaixo da pele. Esta solução, que contém soro fisiológico, adrenalina e um anestésico local, minimiza a perda de sangue, o inchaço e as dores durante opós-operatório. Além disso, o tecido gorduroso fica mais frouxo, facilitando o processo de aspiração. O resultado final é o aumento da segurança e eficácia da lipoaspiração, permitindo a retirada de volumes de gordura progressivamente maiores com maior conforto ao paciente.


3)   Quais as mais modernas técnicas para a realização da lipoaspiração?
As técnicas mais modernas aplicam calor para derreter a gordura antes de aspirá-las, como a lipoaspiração a laser e a ultra-sônica. Mas, essas técnicas dever ser cuidadosamente indicadas, pois existe risco de queimaduras e acúmulos de líquido embaixo da pele após a cirurgia (seroma). Além disso, o profissional deve ser extremamente bem treinado para usar estatecnologia.

Outra técnica recente é a vibrolipoaspiração, na qual a cânula vibra e teoricamente aspira a gordura com mais facilidade. Na realidade, essas técnicas apenas facilitam o trabalho do cirurgião, não havendo a diferença na qualidade do resultado final quando comparada à lipoaspiração tradicional.
        

4)   Quaissão os exames obrigatórios antes de se submeter a uma lipo?
Os exames essenciais são eletrocardiograma, hemograma, coagulograma, urina, anti-HIV, eletrólitos. Pacientes com doenças crônicas podem necessitar de exames específicos e uma avaliação clínica antes da cirurgia.


5)   Para a pessoa obter os resultados da lipoaspiração para o verão 2012/2013, até quando se deve realizar a operação?
Tendo em vista que a pessoa deve ficar sem tomar sol durante 2 a3 meses, o ideal é que a lipoaspiração seja realizada até meados de outubro. E, mesmo após esse período sem exposição ao sol, o paciente deve aplicar um filtro solar com FPS maior ou igual a 30 nos locais operados por, pelo menos, um ano.   


6)   Quantos quilos ou litros de gordura podem ser retirados do organismo?
O Conselho Federal de Medicina permite que até 7% do peso corpóreo do paciente seja retirado numa lipoaspiração úmida e no máximo4% numa cirurgia seca (sem solução tumescente). Por exemplo, uma pessoa que pesa 70kg pode aspirar, no máximo, 4kg. Se a lipoaspiração for muito volumosa, a perda sanguínea também poderá ser, causando anemia.  


7)   Preciso ficar de repouso após a operação?
A pessoa precisa descansar pelo menos 5 dias, mas não precisa ficar na cama. Caminhadas curtas devem ser realizadas a partir do primeiro dia, acompanhadas de um adulto responsável. Recomendamos também a ingestão de grande quantidade (2-3 litros)de líquidos isotônicos, como água de coco, para repor os fluidos perdidos durantea cirurgia.


8)   A lipoaspiração só pode ser feita em hospital?
A execução desta cirurgia em consultórios é extremamente arriscada, podendo causar graves complicações.


9)   Quais os principais riscos de uma lipoaspiração?
Os maiores riscos são embolia, anemia e o aparecimento de irregularidades. Para se proteger da embolia, a mulher não deve tomar anticoncepcionais por, pelo menos,14 dias antes da cirurgia e não injetar gordura em áreas onde foi feita a lipo na mesma cirurgia.

Para evitar anemia, o paciente deve estar em perfeitas condições de saúde antes da cirurgia e não aspirar volumes excessivos.
  
Com relação às irregularidades na pele, o médico não pode invadir a camada superficial de gordura durante a aspiração. O paciente, após o procedimento, deve fazer drenagens e endermologia e sempre seguir as orientações do médico.
   
A pessoa deve operar em um bom hospital, com uma boa equipe, na qual o cirurgião seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), além de realizar uma avaliação pré-operatória completa antes da operação.       


10) Quais são os principais cuidados após a realização da cirurgia?
São vários oscuidados e posso citar os principais:
- não realizar nenhum esforço físico significativo (qualquer esforço que aumente a pulsação para próximo de 100 batimentos/minuto) ou carregar peso por 1 mês após a operação;
- beber, pelo menos, 3 litrosde água e de líquidos isotônicos, nas primeiras 48 horas, para repor a perda de líquidos devido ao jejum, à evaporação da sala cirúrgica e da própria perda de sangue inerente à cirurgia;
- não ingerir bebidas alcoólicas por 14 dias após a cirurgia, visando acelerar a reabsorção do inchaço;
- utilizar cinta de suporte colocada no final da cirurgia continuamente por 2 a 3 semanas. Após esse período, utilizá-la durante 12 horas por dia, por mais 2 a 3 semanas. Sua utilização é importante para uma boa cicatrização;
- não tomar sol por 2 a3 meses após a cirurgia. Após este período, o paciente deve aplicar um filtro solar com FPS maior ou igual a 30 nos locais operados.  

Perfil

Dr. Alan Landecker,formado em Medicina e Cirurgia Geral pela Universidade de São Paulo, iniciou sua formação em Cirurgia Plástica com o Professor Ivo Pitanguy, com quem trabalhou durante três anos. Tornou-se Membro Titular e Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e, também membro da prestigiada International Society of Aesthetic Plastic Surgery(ISAPS). Realizou pós-graduação/especialização clínico-cirúrgicas nas Universidades de Miami, Alabama, Pittsburgh, New York e Texas Southwestern, um dos mais importantes centros de formação em cirurgia plástica dos Estados Unidos, o que permitiu desenvolver estudos que foram apresentados em eventos científicos e publicados em revistas internacionais especializadas.
Após alguns anos de prática no Brasil, Dr. Alan Landecker voltou aos Estados Unidos a convite do Dr. Jack P. Gunter, um dos criadores da técnica de Rinoplastia Estruturada. Tornou-se então, especialista em cirurgia plástica de nariz pela University of Texas Southwestern, sendo atualmente instrutor do prestigiado Dallas Rhinoplasty Symposium (curso teórico-prático em cirurgia de nariz, realizado anualmente em Dallas, Texas – EUA), além de ser autor de vários capítulos do livro Dallas Rhinoplasty: Nasal Surgery by the Masters, best seller mundial sobre cirurgia de nariz, atualmente.
Outros procedimentosrealizados pelo Dr. Alan Landecker:
Face – Mamas – ImplantesMamários - Abdome – Lipoaspiração – Pálpebras – Orelhas – Braços – CoxasCirurgia Reparadora - Procedimentos faciais estéticos.

Fonte Imagem

Um comentário:

  1. Quando se trabalha em um hospital como eu vc começa a pensar em tudo qto é cirurgia kkkkk
    bjao bom final de semana

    Aninha
    www.coisasdaaninha.com.br

    ResponderExcluir

Olá Meninas:

Não deixe de comentar, se quiser deixe o link do seu blog para que eu possa conhecer.
Sua opinião é muito importante para mim.

Bjkas
VAN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...