quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Veja o que vale a pena comprar nas farmácias americanas

Suplementos imprescindíveis para a saúde, que muitas vezes não são encontrados no Brasil ou que custam muito mais, podem ser comprados nas farmácias dos Estados Unidos com preços acessíveis e liberação dos órgãos fiscalizadores americanos.
 
 

A cada ano, cresce o número de brasileiros que viajam para os Estados Unidos. Segundo dados do Consulado Americano de São Paulo, houve um aumento de 46% de emissão de visto entre janeiro e março desse ano, em comparação com o mesmo período de 2011. Certamente, muitos desses turistas buscam muita diversão e aproveitar as liquidações dos outlets de roupas, calçados e eletrônicos. Mas, ainda pouco explorado pelos brasileiros, também existe o vasto mercado de medicamentos, suplementos e cosméticos.

Nos Estados Unidos, há grandes redes de lojas nas quais o consumidor pode encontrar de tudo. Além de produtos de saúde e beleza, a CVS e Wallgrens, por exemplo, vendem desde um simples remédio para dor de cabeça até mesmo travesseiro, leite, pão, camiseta do Mickey, dentre outros produtos não comuns nas farmácias brasileiras. O grande foco dessas lojas, no entanto, são os produtos direcionados à saúde, quer dizer, suplementos vitamínicos ou alimentares liberados pelo FDA - Food and Drug Administration -, órgão governamental americano que faz o controle dos alimentos, suplementos alimentares, medicamentos, cosméticos etc.

A Farmacêutica Especialista em Nutracêuticos e Nutricosméticos, Karina Ruiz, observa que de todos os suplementos disponíveis no EUA, não necessariamente são encontrados aqui, mas alguns ajudam a potencializar e fortalecer a imunidade do organismo. Segundo a especialista, a melatonina e o DHEA, devido à ampla gama de funções de ambos, são exemplos de produtos que não podem faltar na bagagem de volta.

"A melatonina é um hormônio produzido pela glândula pineal, localizada no cérebro. Estudos mostram que ela auxilia, de maneira muito eficaz, a regular o sono. Por esta razão a suplementação de melatonina nos ajuda a melhorar a qualidade do sono e facilita a adaptação ao "jet-leg" (mudança de fuso horário em viagens intercontinentais)", explica Karina.

Com o envelhecimento, a quantidade de melatonina produzida pela glândula pineal diminui progressivamente.  Deste modo, a falta dessa substância, além de ser uma das causas da falta de sono, também tem sido associada ao envelhecimento precoce, uma vez que tal hormônio atua também como eficiente antioxidante. "Dessa maneira, trata-se de um suplemento muito interessante e que não encontramos no Brasil. Porém, não recomendo que ninguém tome melatonina antes de consultar um médico", alerta.

DHEA - defesa natural do organismo

DHEA é um hormônio produzido pela glândula suprarrenal e está associado à proteção do cérebro e ao bem-estar. Na verdade, ele é o hormônio mais abundante no corpo humano, mas a produção chega ao seu pico por volta dos vinte e poucos anos. No entanto, aos 40 anos, o organismo produz metade de DHEA que produzia antes. Aos 65 anos, a produção cai para 10 a 20% da quantidade ideal; aos 80, cai para menos de 5% do nível ideal, o que gera a necessidade de reposição.

"Devido aos efeitos abrangentes do DHEA, o declínio de sua produção se faz sentir por toda parte, em todos os sistemas, órgãos e tecidos do organismo. O sistema imunológico é especialmente sensível a menor produção de DHEA, deixando o organismo vulnerável, não apenas aos vírus, bactérias e outros microorganismos, como também aos radicais livres e a doenças degenerativas causadas por eles", explica.

Vários estudos indicam que DHEA promove aumento da imunidade, diminuição do risco de doenças cardíacas e diabetes, proteção contra alguns tipos de câncer, proteção contra o envelhecimento precoce, entre outros. O DHEA tem figurado nas grandes estrelas da suplementação anti-aging modernas.

Fonte: Karina Ruiz
Graduada em Ciências Farmacêuticas pela PUC-Campinas, com Mestrado em Farmacologia do Processo Inflamatório pela Unicamp. Atua como Consultora Técnica na Área de Farmácia Magistral há mais de nove anos e como Professora Convidada em Cursos de Pós-graduação em Farmácia, Cosmetologia e Anti-Aging, Nutrição, Nutrologia, Nutrafarmacologia e Saúde há mais de oito anos. É Palestrante de Vídeo-aulas e Cursos pela Consulfarma - Assessoria Farmacêutica. É autora do livro Nutracêuticos na Prática - Terapias baseadas em Evidências (2012).

Um comentário:

Olá Meninas:

Não deixe de comentar, se quiser deixe o link do seu blog para que eu possa conhecer.
Sua opinião é muito importante para mim.

Bjkas
VAN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...