terça-feira, 26 de novembro de 2013

Cuide-se contra o mal colesterol

Nosso organismo produz dois tipos de colesterol, o HDL e o LDL. O LDL é o mau colesterol que em excesso causa problemas de saúde como doenças cardiovasculares e derrames cerebrais podendo ocasionar a morte.

Foto: Divulgação

Os valores do LDL no sangue sofreram mudança este ano e baixaram de 130mg/dl para 100mg/dl em pessoas adultas que não possuam alto risco, ou seja, não tenham sofrido infarto ou cirurgia do coração e nem acidente vascular cerebral. Para pessoas de alto risco os valores não devem passar de 70mg/dl. Nas crianças colesterol total acima de 170 mg/dl já é alto demais.

Nosso corpo produz 75% do colesterol LDL naturalmente no fígado, pois esta gordura garante diversas funções importantes como a produção de hormônios sexuais, construção de membranas celulares e do ácido biliar que regula a digestão, além da vitamina D que faz com que o cálcio se fixe nos ossos. O problema está praticamente baseado nos outros 25% que é a alimentação, ou a "má alimentação". O consumo de alimentos gordurosos - gordura animal - como, por exemplo, carnes vermelhas, miúdos, embutidos como mortadela, presunto e salsicha e queijos amarelos elevam a taxa de LDL no sangue.

O mau colesterol LDL em excesso no sangue se deposita nas paredes dos vasos sanguíneos, formando placas que impedem o sangue de circular nas veias podendo ocasionar doenças coronarianas e arteroesclerose.

E lembrando: Nem todo obeso tem colesterol alto e nem todo magro tem colesterol baixo. O colesterol alto pode ser de origem genética, uso de medicamentos e hábitos de vida inadequados.

Quer saber quais são os alimentos que ajudam no controle do colesterol? Clica aqui.

E você, se fizer um exame de sangue hoje estará com os níveis de LDL sob controle?

3 comentários:

  1. Ótimo post! Me fez lembrar que tenho que fazer exames de rotina. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Rosy, nunca devemos descuidar da nossa saúde.

    Bjkas

    ResponderExcluir
  3. Boa e bom sempre esclarecer as pessoas sempre fica uma pontinha de duvida o pessoal pensa que so idoso tem prolemas de saude!

    ResponderExcluir

Olá Meninas:

Não deixe de comentar, se quiser deixe o link do seu blog para que eu possa conhecer.
Sua opinião é muito importante para mim.

Bjkas
VAN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...