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segunda-feira, 20 de abril de 2015

Desabafo, mudanças, musculação e seus benefícios para a saúde

Quem é leitor assíduo aqui do blog sabe que a cada dia escrevo menos e já passei até semanas sem escrever nenhum post. Tenho andado desmotivada por vários motivos e um deles é não conseguir emagrecer. Nunca tive problemas com meu peso enquanto era jovem, de uns dez para cá engordei vários quilos e nunca mais consegui perdê-los. Segundo avaliação de nutricionista preciso chegar aos 70 quilos para sair do sobrepeso mas não consigo, faço minha dieta e há mais de um ano caminhadas de uma hora cinco vezes na semana e até obtive resultados, é claro, perdi quase 7 quilos.

No início do mês passado me inscrevi em uma acadêmia para fazer além do exercício aeróbio a musculação e mesmo assim ainda não consegui muitos resultados, sei que faz pouco tempo mas isso me desestimula muito, pois me sinto impotente.

Substitui vários alimentos e eliminei muitos. Tenho a ideia de que essa luta será para sempre e por isso fui procurar na internet os benefícios que a musculação trás para nosso corpo e encontrei uma matéria muito legal e bem produzida no site Dicas de Treino. Lá eles explicam que a musculação é importante para o corpo pois traz muitos benefícios apesar de ainda existirem muitos mitos sobre sua prática. 

Veja o que o site fala sobre os benefícios para a nossa saúde:


Os benefícios da musculação estão diretamente relacionados com: o período no qual o praticante dedica-se aos treinos, o tipo de treinamento, com as diferentes intensidades, volumes, velocidade de execução dos movimentos, séries, intervalos entre os exercícios, períodos de recuperação entre os treinos, estrutura óssea morfológica e a distribuição dos tipos de fibras em cada indivíduo.

Com a prática regular da musculação, há uma grande melhora na parte estética, pois trabalhando os músculos, você irá modelar o seu corpo. A musculação ajuda a eliminar gordura e aumenta a massa muscular, fazendo com que você fique mais saudável e esteticamente bonito;

Ao treinar, você estará exercitando não só o corpo, mas também seu cérebro, que fica mais eficiente no comando da massa muscular, trazendo melhoria dos aspectos cognitivos (atenção, concentração, memória e aprendizagem);

A musculação torna o coração mais saudável. Até pouco tempo, apenas as atividades aeróbias eram recomendadas para a saúde cardíaca, mas isto vem mudando. A musculação treina o coração para esforços intensos, enquanto os exercícios aeróbios preparam o coração para atividades suaves e prolongadas. Quando a pessoa fortalece os músculos, a frequência cardíaca e a pressão arterial sobem menos com o esforço. Os exercícios de musculação nos membros inferiores do nosso corpo, ajudam o sangue a retornar ao coração (músculos da perna fortes contraem durante o movimento ajudando a empurrar o fluxo sanguíneo de volta para o coração);

A musculação melhora a postura, pois a maioria dos casos de dores nas costas é relacionada à fraqueza muscular e à falta de flexibilidade. Assim sendo, o trabalho com peso é indicado nestes casos, pois os músculos (que sustentam os ossos) se tornam mais resistentes;

Melhorias na socialização e nos relacionamentos interpessoais, pois com a sua autoestima elevada, torna-se mais confiante e de bem consigo mesmo;

Melhora no bem estar, devido à liberação das endorfinas (hormônio do bem estar) e no sono, pois ganhamos um sono mais tranquilo, proporcionado pelo relaxamento dos músculos e ainda, diminui o risco de insônia;

A musculação mantém você jovem. Com o avanço da idade, há uma perda de força e de massa muscular. Mas quem faz musculação, retarda esse envelhecimento. A perda da massa muscular é minimizada para quem faz exercícios com peso (musculação);

A musculação ajuda a emagrecer. Todos os exercícios ajudam na perda de peso. Em todos há um gasto calórico, uns menos, outros mais. A longo prazo, os exercícios com peso apresentam um importante papel, pois aumentam a taxa metabólica basal e com o gasto calórico diário maior, queimamos mais calorias e com isso, diminuímos as reservas de gordura corporal.

Com a prática da musculação você também pode prevenir doenças, entre elas:

Osteoporose: A musculação estimula a produção de células ósseas fixando cálcio e aumentando a densidade óssea.
Artrose (desgaste das articulações): Quando os músculos são fortalecidos, propiciam maior estabilidade nas articulações, promovendo menor desgaste entre as cartilagens.
Diabetes: Quanto maior é a massa muscular, mais o organismo queima glicose (substância que em excesso no sangue causa o diabetes).
Hipertensão: O principal benefício é a diminuição da pressão arterial em repouso, o que se torna uma aliada no tratamento da hipertensão arterial e, consequentemente, como um agente facilitador da boa qualidade de vida.

Para melhores resultados é indicada a combinação da musculação com alguma atividade aeróbia (caminhadas, corridas, pedaladas) promovendo assim uma melhora no conjunto ósseo muscular, cardíaco e respiratório do indivíduo.
É importante lembrar que para cada objetivo existe um tipo de treinamento específico, inclusive na alimentação. A ingestão de nutrientes é essencial para fornecer energia, aumentar massa muscular, reduzir gordura, ajudar na manutenção do sistema imunológico e definir o corpo.
Praticando a musculação com envolvimento, sem dúvida, você terá muitos benefícios. Contudo, é necessário ter disciplina, seguir a orientação dos profissionais especializados e respeitar os seus limites.


E então, gostaram da dica?

Alguém mais faz musculação?

Um comentário:

  1. nem me fala, por causa de idade mais menopausa... tem uns quilos que insistem em me acompanhar.... mas me prometi que pelo menos um pouco deles vai ter que ir embora!! e vamo que vamo malhar e fechar a boca
    bjs
    tititi da dri

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