terça-feira, 17 de novembro de 2015

O alongamento produz uma coluna flexível, isso é saudável?


Uma coluna flexível é considerada sim uma coluna saudável. Já que a literatura médica vem pregando e defendendo a mobilidade da coluna como um pré-requisito para a saúde e vitalidade da coluna durante todo o processo de envelhecimento.

A coluna é composta por vértebras que se articulam. E essas articulações intervertebrais são parecidas com as articulações dos joelhos, no qual se tem cartilagem, líquido sinovial e cápsula articular. Contudo, é sabido, que essas articulações quanto mais móveis estiverem, mais se produz o líquido lubrifivante, o embevecimento intradiscal, dessa forma promovendo estruturas mais saudáveis, estruturas celularmente falando, mais funcionais.

Também é importante saber que nem só de mobilidade vive a coluna vertebral. É necessário que além da mobilidade, também tenha estruturas dinâmicas capazes de suportar toda a descarga que ocorre durante a mobilidade. A essas estruturas dinâmicas, chama-se de estabilizadores musculares.

Esses estabilizadores geram movimentos protetivos durante as amplitudes máximas de movimento. Permitindo que a biomecânica da coluna vertebral seja conservada durante esses movimentos, por meio de um controle dos micro movimentos lesivos que ocorrem durante os movimentos ostiosinemáticos.

Esses micro movimentos lesivos, como o sisalhamento vertebral, pode ser prevenido por meio da ação sinérgica dos estabilizadores. Consequentemente, entendendo que esses estabilizadores são capazes de gerar movimentos amplos impedindo micro movimentos lesivos, podem-se entender que flexibilidade da coluna sem a ação intrínseca dos estabilizadores, que controlam efetivamente os deslocamentos anteposterior, os rolamentos e deslizamentos, não é possível ter uma coluna saudável.

A proposta do método pilates é gerar concomitantemente um trabalho de ganho ostiosinemático e controle atrosinemático durante a dinâmica da coluna vertebral. Assim pode-se entender que o pilates estabiliza a coluna por meio dessa ação muscular intrínseca tanto estaticamente, quanto dinamicamente promovendo não só o ganho dessa hipertrofia longitudinal muscular, dessa mobilidade articular, mas também o controle de movimentos lesivos que geram disfunção na coluna vertebral, como hérnia de disco.

É importante escolher instrutores que tenham essa percepção da biomecânica e da cinesiologia da coluna vertebral, para que possa-se ter um trabalho não só visando a amplitude total das articulações intervertebrais e mobilidade da coluna, mas um controle intra-articular dessa mobilidade, para que dessa forma tenha-se uma coluna jovem, móvel, estável, com promessa de função por toda a vida.

Para saber mais consulte o site da Fisiociência®

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Meninas:

Não deixe de comentar, se quiser deixe o link do seu blog para que eu possa conhecer.
Sua opinião é muito importante para mim.

Bjkas
VAN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...