Páginas

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Os dez pecados da higiene oral

Descubra os erros mais comuns na hora de cuidar dos dentes!

Manter os dentes bonitos e saudáveis é tarefa de praxe no dia a dia. Porém, por não possuir conhecimento ou acreditar em mitos, muitas pessoas cometem erros primários, desde a seleção da escova dental incorreta, escolha do momento inadequado para escovar os dentes ou até mesmo o uso indiscriminado do enxaguatório oral. Por esse motivo, o Professor, Mestre e Doutor em Odontologia da UNIBAN Anhanguera, Dr. Hugo Lewgoy, destaca os dez principais erros que podem compremeter de forma incisiva o sorriso e a saúde oral. Confira:

1. Utilizar uma escova com cerdas duras - Ao longo do tempo as cerdas duras provocam o desgaste do esmalte dental e a retração gengival. Portanto, deve-se priorizar uma escova ultramacia e com grande quantidade de cerdas para alcançar a máxima eficiência sem machucar.

2. Utilizar uma força ou carga exagerada durante a escovação - O ato da escovação deve ser realizado sem o emprego de força. A "técnica de Bass", por exemplo, recomenda que a escova seja apoiada suavemente sobre a superfície dos dentes em um ângulo de 45 graus, com a metade das cerdas recobrindo a superfície dental e a outra metade recobrindo a gengiva.

3. Utilizar escovas velhas e desgastadas - O consumo de escovas dentais no Brasil é muito baixo. A média por habitante gira em torno de uma escova a cada um ano e meio. O ideal é que a escova dental seja trocada no máximo a cada dois meses.

4. Escovar os dentes com uma frequência exagerada - O hábito de escovar os dentes é fundamental, porém, a escovação excessiva também pode acabar prejudicando ao invés de ajudar. O importante é a qualidade e não a quantidade. Três vezes ao dia é o suficiente.

5. Escovar os dentes com uma grande quantidade de creme dental - Deve-se utilizar pouca quantidade de pasta, pois, o que promove a desorganização da chamada placa dental, placa bacteriana ou biofilme oral, é a escova e não a pasta ou gel dental. O creme dental aplicado sobre as cerdas da escova deve ser do tamanho de uma ervilha e inserido no meio das cerdas para evitar que seja deglutido facilmente.

6. Escovar os dentes com uma pasta de dentes abrasiva - O creme dental abrasivo e que faz muita espuma deve sempre ser evitado. A utilização de cremes dentais abrasivos e escovas duras provocam um fenômeno chamado hipersensibilidade dental e a necessidade do consumo de cremes dentais dessensibilizantes.

7. Escovar os dentes imediatamente após as refeições - Deve-se esperar, no mínimo, 30 minutos para escovar os dentes. É o tempo necessário para que a saliva possa agir e neutralizar o pH dos alimentos e bebidas. Apesar de ser um assunto polêmico, do ponto de vista teórico, o ideal seria realizar a escovação antes das refeições e não após, pois, a função da escovação é desorganizar o biofilme oral e não remover restos de alimentos. Após as refeições é importante fazer a remoção dos detritos alimentares que ficam presos entre os dentes com o fio dental. Outra dica importante é evitar alimentos açucarados, principalmente nos intervalos entre as refeições.

8. Fazer bochechos com água quando não há tempo de escovar os dentes - Cuidado, pois a água também pode ter um pH ácido e atrapalhar o trabalho da saliva. A manutenção de um pH oral neutro através de um processo chamado tamponamento salivar é uma proteção natural do organismo humano, porém, este processo não é imediato e demora de trinta minutos a duas horas para ocorrer.

9. Esquecer de escovar a região entre os dentes - As cáries e doenças gengivais normalmente iniciam nestes locais. Portanto, a escova interdental Prime é fundamental, pelo menos uma vez ao dia, para desorganizar o biofilme oral que se acumula constantemente entre os dentes.

10. Utilizar enxaguatórios orais de forma indiscriminada - Muitas vezes, o enxaguatório é utilizado pela sensação de "hálito puro e refrescante", porém, uma boa higienização é uma forma muito mais efetiva e natural de se alcançar a saúde oral. Os enxaguatórios devem ser utilizados sempre com orientação profissional e nunca devemos procurar o caminho da automedicação.

A Curaprox oferece escovas com cerdas ultramacias e cremes dentais não abrasivos.

CURAPROX: Os produtos CURAPROX refletem décadas de pesquisas, com conhecimento profundo sobre higiene oral e o trabalho em cooperação com as principais lideranças profissionais da odontologia mundial. Estes produtos traduzem-se em benefícios abrangentes com alta qualidade e sofisticação para garantir a prevenção das doenças orais de forma totalmente eficiente e sem machucar as gengivas.


8 comentários:

  1. Sério que os cremes dentais abrasivos não são bons? Tô usando um... Vou abandona-lo!
    Beijos

    Blog|Canal

    ResponderExcluir
  2. Nossa quanta dica bacana!!
    A da quantidade de pasta eu já sigo, mas vou me atentar as outras e procurar uma pasta menos abrasiva.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Não sabia do pecado número 7.
    Post esclarecedor.
    Já tinha ouvido falar da curaprox, mas nunca usei.
    Bjão Van

    www.jeanecarneiro.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que bacana, uma alta sua postagem
    pois muitos até eu imaginava que muitas escovação fazia bem, mas não
    gostei
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Meu dentista já havia falado sobre os cremes dentais abrasivos, muito bom o post.
    beijos
    www.jackiesworld.com.br

    ResponderExcluir
  6. Super dicas Van. Eu não gosto de pastas muito abrasivas e nem de escovas que não sejam macias, sinto bem a diferença na escovação. Adoro as escovas da Curaprox e não sabia que eles tinham pasta também.
    quadrofeminino.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas, tenho 3 dentistas na minha familia e ouço isso todos os dias, imagine?! kkkkkkkkkk
    Sempre bom cuidar de nós mesmo, principalmente da higiene bucal

    Beijos
    http://www.blogluanamidorie.com/

    ResponderExcluir
  8. Nossa quanta dica bacana!!Depois dessa vou ficar ainda mais atenta.

    ResponderExcluir

Olá Meninas:

Não deixe de comentar, se quiser deixe o link do seu blog para que eu possa conhecer.
Sua opinião é muito importante para mim.

Bjkas
VAN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...