segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Relação entre o bom funcionamento do organismo e obesidade



As causas da obesidade são inúmeras. Fatores alimentares, genéticos (como, por exemplo, alteração da flora intestinal), questões hormonais, ingestão de alimentos sem uma dieta regular balanceada, entre outros, estão entre as causas do aumento do sobrepeso.
 A relação entre o bom funcionamento do organismo e a obesidade é clara. Nosso intestino funciona segundo o cérebro, que produz a serotonina, um neurotransmissor que merece destaque: dá saciedade, estimula o bem-estar, melhora a ansiedade e evita a depressão.
Mas, você deve estar se perguntando: “Qual a relação que a obesidade tem com bactérias”? Quando um intestino não funciona regularmente, o estimulo ao crescimento de bactérias patogênicas é bem maior, podendo aumentar a inflamação no corpo.  Algumas destas bactérias se alimentam dos açúcares presentes na corrente sanguínea e incitam a compulsão alimentar e redução da saciedade. Isso tudo, unido ao favorecimento à constipação intestinal, tem ligação direta com o aumento de peso.
A correção da flora intestinal com reposição das bactérias benéficas impede a DISBIOSE, que é o aumento de permeabilidade das membranas intestinais às proteínas de alto peso molecular. Logo, surge alergia alimentar e a intolerância, como ao glúten e à lactose. O resultado disso são dores abdominais, gases e a alteração de ritmo intestinal (diarreia ou obstipação).
Estudos realizados em camundongos na Universidade de Jiao Tong, em Shangai, mostram que após a inoculação de bactérias, houve aumento de peso desses animais. Com a restrição alimentar eles retornaram ao peso anterior.  Portanto, a redução de ingestão de açúcares, leva a morte das bactérias patogênicas e melhora no funcionamento do metabolismo basal, conduzindo ao retorno do peso corporal.
Na Dieta Ortomolecular, focamos na redução das bactérias indesejáveis do intestino e elevação do ‘pool’ das bactérias benéficas.
* Dra. Sylvana Braga (www.sylvanabraga.com.br) – Nutróloga, reumatóloga, fisiatra e especialista em prática ortomolecular, também autora do livro “Dieta Ortomolecular – dieta natural para emagrecimento saudável e evitar definitivamente o efeito sanfona", que traz mais de 100 receitas para se manter saudável de forma natural.

Um comentário:

  1. Olá! Adorei o post, super informativo. Beijão!

    Renata Arrudas
    http://feminilidades.com.br

    ResponderExcluir

Olá Meninas:

Não deixe de comentar, se quiser deixe o link do seu blog para que eu possa conhecer.
Sua opinião é muito importante para mim.

Bjkas
VAN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...