quinta-feira, 3 de março de 2016

Conheça o Stabilizer Acessório que ajuda no processo de reabilitação nas disfunções da coluna vertebral durante as aulas de pilates



Acessório que ajuda no processo de reabilitação nas disfunções da coluna vertebral durante as aulas de pilates

O método pilates tem como sua principal função no processo de reabilitação nas disfunções da coluna vertebral gerar estabilização do compartimento lombo pélvico por meio do fortalecimento de um músculo específico chamado transverso do abdômen, o qual se insere nas vértebras lombares sacrais e pelve.

Contudo, é necessário saber se de fato o método pilates está gerando o fortalecimento desse músculo, para isso é necessário avaliar a ação desse músculo e isso é possível por meio de alguns instrumentos. Pode ser por meio de uma ultrassonografia funcional ou pelo uso biofeedback transorico realizado no equipamento Stabilizer.

O Stabilizer é uma unidade de biofeedback transorico, a qual avalia a ação do músculo transverso, se existe uma ação desse músculo tanto estática, quanto dinamicamente. É o único equipamento que pode aferir a ação do músculo transverso por um fisioterapeuta durante o processo de avaliação músculo esquelético.

O seu uso pode ser tanto na avaliação, como também durante as aulas de pilates para os alunos que apresentam disfunção lombo pélvica, no qual o aluno visualiza a ação desse músculo e mantém a sua ação durante a execução dos exercícios. O Stabilizer avalia a função do transverso por meio do movimento isométrico projetando o umbigo para dentro e para cima.
Para que o professor possa usar esse aparelho é preciso que ele tenha visto durante sua formação de pilates o funcionamento do Stabilizer, tanto o protocolo de ativação, como o protocolo de estabilização. Pois só assim ele terá capacidade de utilizar o equipamento em seus alunos e avalia-los.

Esse equipamento traz grandes benefícios ao aluno, uma vez que ele consegue detectar se o método está sendo efetivo no músculo. Enquanto que para o aluno traz a vantagem dele perceber que está ativando os músculos certos ou não e quando não a aprender a ativá-los.

Todos os exercícios realizados com a coluna apoiada no solo, é possível usar o equipamento para promover o biofeedback durante todos os exercícios de estabilização. Ou seja, uma aula de pilates monitorizada pelo Stabilizer permite que o professor tenha certeza que o músculo do aluno está entrando em atividade gerando estabilização e proteção a coluna, assim como ao aluno no sentido de permiti-lo sentir e ver a ação desse músculo por meio do monitor do equipamento. O Stabilizer permite uma aula segura e efetiva no controle da dor lombar.

Para saber mais consulte o site da Fisiociência®

Um comentário:

  1. Que interessante! Amei o post. Beijos

    Renata Arruda
    http://feminilidades.com.br

    ResponderExcluir

Olá Meninas:

Não deixe de comentar, se quiser deixe o link do seu blog para que eu possa conhecer.
Sua opinião é muito importante para mim.

Bjkas
VAN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...