quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Como tratar e prevenir a artrose de joelho com o método Pilates e viver sem DOR



Artrose é um processo degenerativo da cartilagem do joelho levando a dor, inchaço e muitas vezes a incapacidade funcional do joelho. Essa patologia aparece geralmente após os 65 anos, mas pode se manifestar precocemente dependendo de alguns fatores como: sobrepeso, atividade profissional e sedentarismo.

Na fase inicial da doença o paciente apresenta dor, geralmente ao final do dia e discreto inchaço na articulação. Nessa fase, é muito importante a reabilitação motora, com o objetivo de diminuir o edema (inchaço) diminuir sobrecarga articular e dar suporte muscular.

O tratamento com o método Pilates  deverá ser feito pelo fisioterapeuta que irá trabalhar o suporte muscular, diminuição da sobrecarga, estabilização e aumento do espaço intra-articular. Além do tratamento é muito importante que o paciente tenha a redução do peso e acompanhamento médico, caso seja necessário suporte medicamentoso para retardar o processo de degeneração cartilaginosa.

Os exercícios de Pilates tem como objetivo trabalhar toda as cadeias musculares do joelho, de forma funcional, dando preferência aos exercícios de cadeia cinética fechada, tanto para fortalecer o quadríceps, quanto para alongar o mesmo, diminuindo assim a sobrecarga patelo-femural, a compressão femotibial, assim como fortalecer os isquiotibiais para dar suporte tanto estático, quanto dinâmico do joelho.

O método Pilates não trata apenas foco da dor no joelho mas todo o aspecto músculo esquelético que compromete a articulação do joelho, assim, é necessário ter um olhar global . O método Pilates terá um olhar voltado para todo o eixo do corpo promovendo a organização da coluna, da pelve, do tornozelo e toda a postura que influencia na dinâmica do joelho, trabalha não só a articulação comprometida mas todo indivíduo pois, tratar de forma focal poderá ser o olhar inicial mas o programa de tratamento deverá ser global e dessa forma, o método Pilates não só trata a fase aguda e crônica mas, prevenirá maiores complicações devolvendo a qualidade de vida ao indivíduo por toda a vida.
  
Experimente uma aula de Pilates Clássico Científico com um dos profissionais da Fisiociencia (11) 3571-9597 ou pelo site www.fisiociencia.com.br

Um comentário:

  1. Pilates é muito bom mesmo :)

    beijinhos :*
    http://noostillo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá Meninas:

Não deixe de comentar, se quiser deixe o link do seu blog para que eu possa conhecer.
Sua opinião é muito importante para mim.

Bjkas
VAN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...