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terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Goji Berry: moda fit ou aliado do emagrecimento?



Veja se vale a pena investir nessa frutinha na busca pela boa forma

Um dos queridinhos quando o assunto é dieta, o Goji Berry caiu no gosto do brasileiro. Apesar da fama milenar em seu país de Origem, a China, por aqui a novidade chegou apenas há alguns anos e, desde então, figura entre os itens mais conhecidos do cardápio fitness. Popularizada como superalimento, seria capaz de potencializar a saúde e promover o emagrecimento, razões para tamanho sucesso. Contudo, aqueles que lutam contra a balança sabem bem: é comum que de tempos em tempos surjam produtos com promessas milagrosas para conquistar a boa forma. Porém, essa fama nem sempre vem acompanhada de resultados comprovados. Seria o Goji Berry mais um produto do marketing ou um alimento funcional capaz de turbinar a dieta?

O que o Goji tem?

Consumido há séculos nos países do Oriente, sobretudo na China, a fruta possui alto valor nutritivo e se destaca entre os vegetais quando se trata da concentração de vitaminas – de acordo com a nutricionista Sinara Menezes “Além de uma fonte riquíssima de proteínas, o Goji é também uma das melhores fontes de vitamina C, superando muitas frutas conhecidas por este potencial. ” – a especialista da Nature Center ainda destaca: “A fruta também é rica em sais minerais como magnésio, cálcio, ferro e selênio, além de possuir alto poder antioxidante. ”

Para se ter uma ideia, a concentração de vitamina C em 100 gramas de Goji é até 50 vezes maior do que a presente em uma única laranja. A fruta também é rica em betacaroteno, mais do que a cenoura, ou seja, beneficia a saúde da pele. O suco desse berry é, inclusive, uma boa pedida para o verão, pois pode turbinar o bronzeado e a dieta – a frutinha é de alto valor proteico e rica em fibras. Contudo, a substância que merece destaque é o beta-sitosterol: esse componente vegetal é conhecido pelo seu poder anti-inflamatório e de proteção ao coração. Sua ação seria capaz de regular os níveis de colesterol, reduzindo o tipo nocivo (LDL) e aumentando o bom colesterol (HDL).

Bagas como o Goji são famosos pela alta concentração de flavonoides, substância vegetal que, além de conferir a cor avermelhada ao fruto, possui alto poder antioxidante. Sua ação seria capaz de reduzir os danos causados pelos radicais livres – agentes que desestabilizam a estrutura das células e provocam diversos males à saúde. Justamente por isso, o consumo da fruta está associado ao combate ao envelhecimento precoce e a prevenção de diversas doenças.

E não para por aí: rica em luteína e zeaxantina, o Goji teria grande poder protetor à visão pois estas substâncias são conhecidas por reduzir a degeneração ocular e, até mesmo, combater a cegueira causada por lesões na mácula. E para complementar a importância do seu consumo: esses compostos são essenciais, ou seja, não são produzidos pelo nosso organismo e precisam ser obtidos através da alimentação.

Questão de peso: Goji emagrece?

Ainda que a fruta possua diversos adjetivos, a questão que mais desperta o interesse das pessoas é, sem dúvidas, seu possível efeito emagrecedor. Essa é, inclusive, uma das possíveis razões para tamanho sucesso: amplamente associado às dietas de perda de peso, o Goji Berry ganhou fama e entrou na lista de alimentos “milagrosos” na luta contra a balança. Porém, tamanha fama é justificável? Quais as verdades sobre o Goji Berry?

Em evidência, esse fruto se tornou alvo de diversos estudos científicos. Um deles, uma pesquisa norte-americana publicada no “Journal of the American College of Nutrition” (JACN) evidenciou seu potencial benéfico em dietas: a análise realizada em 2011 avaliou os efeitos da suplementação de Goji sob o peso: ao final de 14 dias de testes constatou-se que os participantes que ingeriram um suco à base do berry reduziram até 5,5 cm de cintura, diferente daqueles que não consumiram a bebida. Ainda que breve, o estudo revelou a influência do fruto sob o gasto calórico em repouso e após as refeições (período pós-prandial), sugerindo uma alteração no metabolismo daqueles que fizeram uso da suplementação.

Conforme explica a nutricionista Sinara Menezes, devido suas propriedades proteicas e seu baixo valor calórico, a fruta é ideal para dietas de perda de peso “O Goji é um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, libera glicose no organismo de forma moderada, mantendo a energia estável, evitando os picos de açúcar no sangue e a fome abrupta. Além disso, por ser rica em fibras e proteínas, prolonga a sensação de saciedade e auxilia no controle da ingestão calórica – fatores essenciais para quem deseja emagrecer. ”

E essas não são as únicas características que merecem destaque quando o assunto é emagrecimento: o beta-sitosterol presente no Goji Berry também auxilia no controle do cortisol. Essa substância, também conhecida como hormônio do stress, tem grande impacto sob o peso pois está relacionado ao acúmulo de gordura localizada. Além disso, a ação anti-inflamatória do Goji auxilia no combate à celulite, reduzindo o processo inflamatório da pele e melhorando seu aspecto geral.

Diante disso é possível dizer que o Goji Berry emagrece? Afirmar que fruta sozinha faz milagre é exagero, contudo, ela possui grandes diferenciais e pode acelerar o processo de emagrecimento desde que alguns cuidados sejam tomados: “É essencial que seu consumo esteja associado a uma dieta equilibrada e um estilo de vida saudável. Apesar de ser um alimento funcional cheio de benefícios à saúde, consumi-lo sem corrigir maus hábitos alimentares não irá surtir o efeito desejado. É preciso incluí-la corretamente na dieta” – explica a nutricionista.

Potencializando a dieta

O fruto in natura ainda é escasso por aqui, contudo graças à sua popularidade, é cada vez mais comum encontrá-lo na versão desidratada ou em forma de suplemento. “Consumi-lo na forma desidratada é uma ótima forma de enriquecer um cardápio fit: uma colher de sopa possui somente 40 Kcal, e um bom aporte de nutrientes. Para se ter uma ideia, 100 gramas de Goji concentram cerca de 30 gramas de vitamina C, um terço da dose diária recomendada para adultos. ” – explica Sinara. A versão em cápsulas também é uma alternativa: bastante popular, oferece os mesmos benefícios do consumo da frutinha de forma prática e, em alguns casos, mais acessível.

Contudo, é essencial que, independente da forma de consumo, sua inclusão seja feita de forma equilibrada, complementar à um cardápio balanceado e acompanhada por um nutricionista “O Goji deve ser coadjuvante da dieta e não alimento base. O ideal é incluí-lo na finalização de saladas, como opção de lanches intermediários, no iogurte natural ou no preparado de sucos funcionais, por exemplo. Dessa forma é possível diversificar a dieta e aumentar seu valor nutritivo” explica Sinara.

A estratégia é importante, inclusive, para tornar a dieta sustentável: por ser um fruto importado, o Goji ainda é considerado um alimento caro em comparação com outras frutas nacionais. Logo, alternar as formas de consumo e lançar mão de suplementos é uma forma de obter seus benefícios e mantê-la no cardápio a longo prazo. “Duas colheres de sopa (cerca de 20 gramas do fruto desidratado) ou um copo de 200 ml de suco por dia já são o suficiente para alcançar os benefícios do fruto, sempre em conjunto com um cardápio balanceado. Esse equilíbrio é fundamental, inclusive, para manter o indivíduo motivado a seguir uma dieta. ” – enfatiza a nutricionista.

Aliás, um dos grandes benefícios do consumo da frutinha para quem está num plano de emagrecimento é justamente sua capacidade em aumentar a disposição para encarar as mudanças alimentares necessárias: a fruta é fonte de vitamina B6, nutriente associado à produção de serotonina. Conhecido como hormônio do bem-estar, seu equilíbrio no organismo é fundamental para quem está em processo de reeducação alimentar – “Em geral, quando este hormônio se encontra em baixa no organismo, sentimos um desejo maior por alimentos gordurosos e ricos em açúcar.  Por outro lado, quando seus níveis se encontram estáveis, temos maior sensação de bem-estar e satisfação. Essa motivação extra é essencial para manter uma rotina mais saudável. ” – explica a profissional.
Benefícios além da estética

Por fim, a fama de superalimento tem fundamento: a frutinha tem alta concentração de diversos nutrientes benéficos a saúde e a boa forma. Contudo, seus benefícios vão muito além da questão estética: esse berry potencializa as defesas do organismo, é uma fonte de energia qualificada, melhora o bom humor e ainda promove a sensação de bem-estar, entre outras coisas. Logo, o Goji é um alimento funcional capaz de:

Melhorar a resposta imunológica: rico em vitamina C, seu consumo é capaz de aumentar as células de defesa do organismo, fortalecendo o organismo e aumentando a resistência a doenças;
Melhorar a visão: uma das fontes mais ricas de carotenoides, o fruto protege a visão e pode prevenir problemas na mácula – parte da retina;
Melhorar a saúde da pele: rico em betacaroteno, o Goji é capaz de aumentar a proteção contra raios ultravioletas e ainda potencializar o bronzeado;
Melhorar a capacidade cognitiva: fonte de Ômega 3, a frutinha auxilia na síntese de hormônios e no funcionamento do sistema nervoso, melhorando a concentração, a acuidade mental e a memória;
Melhorar o metabolismo: a presença de ácidos graxos acelera o metabolismo, favorecendo a queima calórica;
Melhorar a saúde cardiovascular: além de regular os níveis de colesterol, o consumo de Goji aumenta o aporte de vitamina B6, essencial para a degradação de uma substância chamada homocisteína – que, por sua vez, pode aumentar o risco do desenvolvimento de doenças cardíacas.
Melhorar o humor: da mesma forma, a vitamina B6 presente na fruta é essencial para a produção da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. A redução do cortisol também é outra propriedade que conferiu ao Goji a alcunha de “fruta da felicidade”. Além disso, suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias fazem com que o berry também esteja associado a longevidade e qualidade de vida.

Qualquer pessoa pode tomar?

Com tantos benefícios é comum que a suplementação de Goji Berry esteja em pauta, sobretudo se levarmos em conta que ainda é difícil encontrar o fruto in natura no Brasil. Contudo, é essencial esclarecer que a inclusão de qualquer suplemento na dieta deve ser acompanhada por um nutricionista. O Goji, em especial, não é recomendado para nutrizes, crianças, grávidas e lactantes, em virtude da falta de estudos sob seus efeitos nestes grupos. Da mesma forma, pessoas que fazem uso de medicamentos devem ficar atentas pois a suplementação pode interferir na ação de alguns fármacos. Logo, ainda que em geral o berry proporcione diversos benefícios à saúde, o auxílio de um profissional é fundamental para desfrutar do que a há de melhor nesse alimento de maneira segura.


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