quinta-feira, 11 de maio de 2017

Pilates Suspenso x Pilates Acrobático



O método Pilates Clássico é originalmente realizado nos equipamentos e no solo, mas quando esses exercícios são realizados em qualquer outro acessório como fita de suspensão, argolas, tecidos e trapézios, fora dos equipamentos, eles podem receber outros nomes como:  Pilates Suspenso, Pilates Aéreo ou Aero Pilates

Já o Pilates Acrobático, ele é feito nos equipamentos originais, mas seu diferencial é que os exercícios são feitos com a menor base de apoio possível nos equipamentos. Quanto menor suporte tiver o corpo, mais acrobático ele torna-se.

Os exercícios acrobáticos não são necessariamente suspensos, há também séries feitas no solo.


O Pilates acrobático só é recomendado para alunos com maior maturidade neuro-motora. Este aluno precisará aprender todos os princípios do método Pilates, os exercícios do pré-pilates, mat pilates original para em seguida que entender a construção dos exercícios acrobáticos e assim consiga realiza-los de modo seguro, efetivo e sem lesões durante a suspensão. Desta forma os alunos iniciantes terão maior probabilidade de ter lesões por falta de força e de flexibilidade.

Os exercícios em suspensão têm grande benefício, pois diminui muito o impacto articular. São exercícios realizados sem compressão articular, exigem grande recrutamento muscular, gerando grande ganho de força e de equilíbrio.

A realização desses exercícios deve sempre ser feita sob supervisão de um profissional uma vez que os alunos precisarão conhecer os princípios do método e usar a concentração, centralização, precisão e respiração durante cada fase do exercício, para ele seja realizado de forma controlada, precisa e sem sobrecargas articulares e muscular.

É uma modalidade hoje bastante usada para alunos avançados com o objetivo de ganho de força, pois são exercícios desafiadores. Contudo, se não tiver uma orientação adequada esses exercícios poderão provocar lesões.

É importante entender também que a base do pilates é o exercício clássico e essa modalidade é complementar, o aluno não conseguirá fazer uma aula inteira de forma harmoniosa nessa modalidade, o ideal é que o pilates clássico seja mantido como base da aula e a modalidade como diferencial, uma vez que é desafiador e gera grande ganho de força, concentração, flexibilidade e equilíbrio.

Para saber mais consulte o site da Fisiociência®


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Meninas:

Não deixe de comentar, se quiser deixe o link do seu blog para que eu possa conhecer.
Sua opinião é muito importante para mim.

Bjkas
VAN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...