quinta-feira, 1 de março de 2018

Excesso de Peso - Calcule seu IMC

Atualmente, o excesso de peso, ou a obesidade, é um dos mais relevantes problemas de saúde pública em todo o mundo e é caracterizado pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, no indivíduo. Para o diagnóstico em adultos, o parâmetro utilizado mais comumente é o Índice de Massa Corporal (IMC). Para calculá-lo, basta dividir o peso (em quilos) por duas vezes a altura (em metros) e classificá-lo pelas tabelas abaixo, conforme a idade.

CÁLCULO DO IMC 

Imagem: Google

ADULTOS DE 19 A 59 ANOS

Imagem: Google
 ADULTOS DE 60 ANOS OU MAIS

Imagem: Google

O que causa?

Muitos são os motivos que levam ao excesso de peso: alimentação inadequada, sedentarismo, fatores genéticos, desequilíbrio hormonal, disfunções endócrinas, medicamentos, estresse físico e mental, entre outros.

Quais males provoca?

A estética é apenas um detalhe dentro dos graves problemas que podem surgir devido ao excesso de peso e gordura. Diabetes tipo 2, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, osteoartrite e apneia do sono são alguns deles.

Hoje, estima-se que o Brasil tenha mais de 70 milhões de pessoas acima do peso, ou seja, quase metade da população do país.

Como prevenir e combater?

A mudança dos hábitos é a principal aliada na prevenção e combate à obesidade. Abaixo estão algumas dicas que podem trazer resultados extremamente positivos tanto para quem quer manter o peso, quanto para quem precisa emagrecer.

* O consumo diário de frutas, legumes e verduras, assim como o de cereais integrais, favorece a perda ponderal e o controle de peso. Alimentos ricos em açúcar, sódio e gordura devem ser evitados.

* Coma devagar, mastigando bem os alimentos antes de ingeri-los.

* Reduza o consumo de bebidas alcoólicas, que são altamente calóricas.

* A prática de exercícios, de intensidade moderada, durante meia hora por dia é suficiente para abandonar o sedentarismo. Estes 30 minutos podem ser contínuos ou divididos em 3 períodos de 10 minutos cada.

* Quando se fala em exercícios, o mais importante é praticar alguma atividade que se adapte ao seu estilo de vida e seja do seu agrado. Passear com o cachorro, varrer, cuidar do jardim, subir escadas, lavar o carro, saltar do ônibus um ponto antes, entre outros, podem ajudá-lo a se movimentar mais e servir como um estímulo para o início de uma atividade física diária. Caso contrário, são muitas as chances de interrupções.

* Beba ao menos 2 litros de água por dia, pois além de hidratar, a água ajuda a absorver adequadamente os nutrientes e regular o funcionamento intestinal.

* Fracione a alimentação em três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e pequenos lanches nos intervalos.

* Realize acompanhamento médico regularmente para avaliar os impactos do excesso de peso em sua saúde.

* Consulte um nutricionista para avaliar sua composição corporal e orientá-lo a ter uma alimentação saudável, de acordo com sua rotina.

O excesso de peso atinge pessoas de todas as idades e a cada dia é maior o número de crianças acima do índice aceitável.
Lanches prontos, doces e o excesso de horas na frente da televisão e do computador são alguns dos motivos que contribuem para isso.
Os efeitos benéficos da atividade física ocorrem para as pessoas que de exercitam com regularidade.
Aqueles com IMC entre 25 e 30 (sobrepeso), nestas condições, podem ter um risco menos de desenvolver diabetes e outras doenças metabólicas do que os sedentários.

Fonte: Panfleto informativo UNIMED PELOTAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Meninas:

Não deixe de comentar, se quiser deixe o link do seu blog para que eu possa conhecer.
Sua opinião é muito importante para mim.

Bjkas
VAN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...