Ginecologistas ensinam como se proteger de doenças e infecções com uma higiene íntima adequada.
Algumas dicas tiradas da internet para nos ajudar nessa tarefa feminina diária muito importante. Espero que seja útil!
A higiene adequada pode prevenir doenças?
Sim, pode evitar corrimento, irritações e até infecção urinária. Uma boa higiene não se limita a banhos diários: "Seque bem a vagina, use calcinhas de algodão e não vista calças justas com frequência", diz o ginecologista Wagner José Gonçalves. Lembre-se: mau cheiro nem sempre é sinal de falta de limpeza. O odor indica que a flora vaginal está desequilibrada ou que há uma bactéria contraída no ato sexual. Nesse caso, é preciso ir a um especialista!
Utilizar ducha higiênica faz mal?
A ducha vaginal interna é contraindicada porque pode "lavar" a flora vaginal normal, substituindo-a por microorganismos causadores de doenças.
Posso usar o protetor diário sempre?
Não. Ele é indicado apenas para dias em que o fluxo menstrual está fraco. "Usá-lo sempre abafa a vagina, o que facilita o aparecimento de infecções", afirma o ginecologista Oscar Barbosa Duarte Filho. Se sente que precisa de um porque tem corrimento, sinal de que a saúde não vai bem - visite um médico. Agora, o absorvente interno ou externo deve ser trocado cerca de quatro vezes por dia, dependendo do seu fluxo.
Como cuidar da calcinha?
Deve-se sempre lavar bem a peça (especialmente se for recém-comprada) com sabonete neutro. Evite amaciantes, deixe secar bem - de preferência ao sol - e, se possível, passe com ferro. Em hipótese alguma empreste a calcinha.
Qual o melhor tipo de sabonete?
Depende do caso. "Sabonete neutro à base de glicerina é ideal para mulheres sem secreção", diz o ginecologista Rogério Bonassi. Mas se você usa calça apertada e calcinha que não é de algodão, tem mais chances de ter problemas. "O sabonete íntimo é bem-vindo em casos de irritação. Mas vá ao médico para saber a causa", afirma Wagner José Gonçalves. Para encontrar o melhor sabonete, faça o teste, já que "todos podem dar alergia, de acordo com a sensibilidade de cada um", diz a ginecologista Maria Eugênia Caetano, gerente médica da Dermacyd.
O papel higiênico perfumado causa alergia na região?
Possivelmente, já que a vagina é delicada, e substâncias como corantes e perfumes podem atacar a região.
Não devo depilar a parte inferior da vagina?
A depilação normalmente não traz problemas. Mas os pelos são uma barreira de proteção natural do corpo - e tirá-los facilita a entrada de bactérias (até mesmo as do ânus). Além disso, eles podem encravar e aí sim causar uma infecção. É importante tomar cuidado na escolha do local onde fará a depilação e checar se os produtos são descartáveis.
Fonte: Site M de Mulher
"Em hipótese alguma empreste a calcinha." será que alguem faz isso??
ResponderExcluirhehehehe
otimas dicas!
Pat, espero que não né!!!! mas eu gostei das dicas eu já usava todas, mas tem muita gente desenformada por ai.rsrsrs...
ResponderExcluirbjsss Van
helo
É isso ai meninas, estamos aqui para informar. Obrigada pelo carinho! Beijos
ResponderExcluirAdorei o post, valeu Van!
ResponderExcluirmuito bom passar essas dicas! por mais que sabemos de algumas coisas, informações são sempre bem vindas e vale sempre lembrar
ResponderExcluirOlá meninas!! Adorei estas dicas, já agora também vou dar a minha, espero que vos seja útil:
ResponderExcluirwww.lactacyd.pt
Parabéns a quem escreveu o artigo!!!
Sandra