domingo, 24 de julho de 2011

Operação inverno: tratamentos dermatológicos indicados para restaurar a beleza da pele

O tempo frio requer cuidados adicionais para manter a pele macia e sem ressecamento. Ao mesmo tempo, o inverno representa um bom período para a realização de tratamentos dermatológicos, que requerem menor exposição ao sol. Segundo a dermatologista Eliandre Costa Palermo (CRM-SP 78723), diretora da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), o inverno é uma boa época para tratamentos como laser, peeling e aplicação de ácidos que visam o rejuvenescimento da pele. "Como a exposição ao sol tende a ser menor, os efeitos desses procedimentos são mais intensos, pois as pessoas usam roupas mais fechadas e realizam menos atividades ao ar livre".



A especialista relata que os procedimentos indicados para esta época do ano são, principalmente, o tratamento de rugas, a retirada de pintas, manchas, vasos, tratamentos para flacidez, procedimentos que estimulem a produção de colágeno e remoção de tatuagens entre outros. Esses tratamentos costumam ser à base de ácidos, laser e peeling químico, que deixam a pele mais sensível e delicada. "Vale lembrar que o uso de protetores solares continua necessário para a proteção da pele", ressalta Dra. Eliandre.

Conheça um pouco mais sobre os procedimentos dermatológicos indicados para o inverno:


Peelings químicos: de leve a média profundidade. Indicados para auxílio no tratamento de melanoses solares, rugas finas, estrias e acne. Podem ser realizados até de 15 em 15 dias, ou mensais de acordo com orientação especializada.  “A pele deve estar previamente tratada e deve-se continuar, posteriormente, o tratamento domiciliar para se obter um resultado mais efetivo”, informa a dermatologista.
 
Luz intensa pulsada: o aparelho de luz intensa pulsada usa uma tecnologia que emite luz, mas não é um laser (pois têm diversos comprimentos de onda, diferentemente do laser) e atinge vários tipos de alvo: a melanina (sardas e melanoses solares), os vasos sanguíneos (face e colo) e estimula a produção de colágeno (flacidez e rugas). Esta técnica permite corrigir lesões faciais e corporais decorrentes do fotoenvelhecimento, como rugas finas, manchas no dorso das mãos, vasos faciais muito finos, rosácea, manchas solares, mudanças de textura da pele, olheiras, poiquilodermia (manchas, vasos e envelhecimento do colo e pescoço), entre outras. As sessões são realizadas mensalmente.

Depilação a laserutiliza o laser de diodo na remoção dos pelos. Ele destrói o pelo seletivamente, atingindo a melanina, o cromóforo natural do folículo. A perda permanente do pelo se obtém aplicando-se uma fluência adequada que leve à miniaturização do folículo, com sua degeneração e fibrose. É necessário realizar sessões mensais deste laser, adequando a potência a cada tipo de pele. Normalmente, as ponteiras do aparelho possuem um sistema de resfriamento, que reduz a agressão à epiderme e a dor. “Nesta época do ano, realiza-se este tratamento sem riscos. É importante que os pelos não sejam depilados, nem pinçados antes do procedimento, apenas raspados”.


Microdermoabrasão / Peeling de cristalpor ser seguido ou não de máscaras despigmentantes, hidratantes ou de peelings químicos. O peeling de cristal é uma microdermoabrasão realizada na pele que utiliza cristais de hidróxido de alumínio. A aplicação leva, em média, 30 minutos e tem recuperação rápida. O tratamento é praticamente indolor, dependendo da intensidade utilizada pelo profissional. A técnica não oferece risco para pele e pode ser usada em todos os fototipos, pois não há contraindicação.


A Dra. Eliandre Palermo comenta que este método também é indicado para tratar estrias, rugas superficiais, cicatrizes de acne e manchas escuras da pele (melanoses e melasma). “Pode ser seguido de peelings químicos para otimizar resultados, de acordo com a indicação do dermatologista, assim como de aplicação de máscaras calmantes ou mesmo clareadoras”.

Radiofrequência e infravermelho: indicado para o tratamento não-cirúrgico da flacidez tecidual. É um procedimento minimamente invasivo, pois necessita de pouco ou nenhum tempo para recuperação. Neste procedimento a energia térmica, gerada pela corrente elétrica alternada ou pela luz, penetra profundamente na derme e subcutâneo, e promove uma mudança na estrutura molecular do colágeno. Isso leva a uma remodelação, com estiramento e enrijecimento da pele, sendo muito indicado para flacidez cutânea. Esses tratamentos são muito utilizados para combater a flacidez facial, pois são indolores e não deixam qualquer marca na pele. As sessões são mensais e sua realização requer apenas 20 a 30 minutos”, afirma a dermatologista.


Laser fracionado: age através da fototermólise fracionada. Utilizado para o tratamento de cicatrizes (inclusive de acne), estrias e fotoenvelhecimento (resurfacing). “Este é um tratamento que leva à melhora da qualidade e textura da pele,  como uma evolução e aprimoramento do peeling médio. Tem resultado bastante satisfatório, promovendo uma remodelação do colágeno e tornando a pele mais fina e firme. O que muda em relação ao peeling é que o laser age também aquecendo a pele, tendo assim maior ação no colágeno. Deve-se evitar exposição solar por, pelo menos, um mês antes e após o procedimento, e utilizar obrigatoriamente o filtro solar”.


 


Dra. Eliandre Palermo reafirma que os demais tratamentos a laser também exigem cuidados especiais. “É fundamental para o bom resultado que a pessoa seja avaliada por um dermatologista, e que ele indique o melhor tratamento para cada paciente. Cuidado com os sites de compra coletiva; esses tratamentos podem gerar excelentes resultados, mas precisam ser realizados por profissionais capacitados e com boa indicação. Outro cuidado importante é evitar a exposição excessiva ao sol durante e após o tratamento (pois o bronzeado pode gerar manchas), por um determinado período, que em geral fica em torno de um mês. Um exemplo de tratamento a laser que requer esse tipo de precaução é o laser de CO2, que estimula a remodelação e contração do colágeno, diminuindo a flacidez”, finaliza.


Sobre a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD)

Fundada em 1988, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) atua nas áreas de Cirurgia Dermatológica e procedimentos relacionados, por meio da promoção do ensino, pesquisa, realização de congressos e eventos científicos. A Cirurgia Dermatológica é uma área da Dermatologia que engloba todos os procedimentos realizados na pele e tecido celular subcutâneo, sejam eles diagnósticos, cirúrgicos, cosmiátricos ou oncológicos.

A SBCD atua somente segundo normas éticas e padrões técnicos rigorosamente aprovados pela comunidade científica mundial. Com 1500 associados, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica está entre as maiores sociedades de Dermatologia do mundo.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica é formada apenas por associados altamente qualificados, detentores de título de especialista e aprovados por rigoroso concurso e prova realizada e certificada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Associação Médica Brasileira (AMB).

3 comentários:

  1. Neste inverno minha pele sofreu mais que nunca! Só indo na dermato mesmo consegui dar um jeito. Ainda bem que existem bons profissionais :)

    ResponderExcluir
  2. gostei do teu post!! parabéns!!
    mas sabe que meu maior problema, apesar da pele pedir socorro no inverno mesmo, é passar cremes no verão!! seja pré ou pós sol... não tenho paciência e o calor acaba comigo!!! tudo devia ser gel e ultra refrescante!! tipo pasta dental... hehehe

    ResponderExcluir
  3. ADOREEEI o blog!
    adoro dicas estéticas, de beleza, saúde e alimentação!
    nota 10
    da uma passadinha no meu blog depois!
    http://minhagenda-net.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Olá Meninas:

Não deixe de comentar, se quiser deixe o link do seu blog para que eu possa conhecer.
Sua opinião é muito importante para mim.

Bjkas
VAN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...