quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Conheça mais sobre a Toxina botulínica: origem, processo de produção e evolução do procedimento

*Substância pode ser utilizada em diversas indicações terapêuticas, além do objetivo estético
*Aprimoramento das técnicas de aplicação leva a resultados mais naturais
*A China representa um dos polos de produção de toxina botulínica com tecnologia de ponta


Há aproximadamente 10 anos, a toxina botulínica tipo A começou a ser amplamente utilizada para amenizar rugas e promover o rejuvenescimento facial. De acordo, com o Dr. Ricardo Limongi Fernandes (CRM-SP 104.038), Especialista pela Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina e responsável pelo serviço de cosmiatria/dermatologia do Instituto de Cirurgia Plástica Santa Cruz (ICPSC) em São Paulo/SP, o uso desta proteína é bastante seguro e recomendado. Além disso, durante os últimos anos, os objetivos do tratamento mudaram, dando ênfase aos aspectos tridimensionais do envelhecimento facial, priorizando o balanço e a harmonia facial, respeitando-se aspectos culturais, étnicos e relacionados ao gênero do paciente na hora da realização do procedimento.
O dermatologista, que esteve no BTXA International Congress 2011 em Beijing, China, onde ministrou a aula - Novas tendências em tratamentos estéticos com toxina botulínica, explica que uma das marcas ,ais utilizadas por profissionais em todo o mundo é de origem chinesa e distribuída no Brasil pelo Laboratório Cristália. "A China tem uma das melhores tecnologias de produção de toxina, que garante a qualidade de seus produtos. No mercado farmacêutico tem apresentado soluções com qualidade e segurança, a exemplo do Prosigne, toxina botulínica produzida pelo Instituto Lanzhou, uma das maiores e mais bem conceituadas empresas farmacêuticas do continente asiático", informa o médico.

Na entrevista abaixo, o especialista fala sobre a origem, os benefícios e as indicações de uso da toxina botulínica em tratamentos estáticos e também faz esclarecimentos a respeito dos diferenciais do produto fabricado na China, que usa gelatina bovina para oferecer maior estabilidade à estrutura química da toxina botulínica. Confira!

1 - A toxina botulínica é produzida por várias cepas de Clostridium botulinum. O que é uma cepa?
Cepa é uma linhagem de bactérias que, apesar de manter as características básicas da espécie, apresenta propriedades exclusivas, como, por exemplo, produzir um determinado tipo de toxina. Cepas diferentes podem produzir toxinas com características diferentes. São conhecidos oito tipos diferentes de toxinas botulínicas, sendo "A" e "B" as que estão disponíveis para uso médico. A diversidade de cepas decorre de mutações genéticas, espontâneas ou induzidas.

2 - As toxinas botulínicas disponíveis para uso médico são as cepas A e B. Qual a diferença clínica entre os dois tipos? Por que a do Tipo A é mais eficaz?
A diferença básica entre as toxinas A e B é a potência. Como a A é mais potente que a B, leva a resultados clínicos mais intensos e duradouros e, por isso, é considerada "padrão ouro" para as mais diversas indicações terapêuticas. A toxina botulínica Tipo B seria uma alternativa para aqueles casos raros de resistência a toxina Tipo A por produção de anticorpos.

3 - Quais os diferenciais da toxina botulínica Prosigne em relação às demais que estão disponíveis no mercado nacional e internacional?
Dentre os principais diferenciais do Prosigne em relação às outras toxinas do mercado, destaca-se o fato de ser veiculada em uma gelatina de origem bovina em vez de albumina humana. Segundo análise do laboratório Lanzhou, que produz o Prosigne (e também albumina humana para uso médico), a gelatina bovina se mostra como sendo o veículo que oferece maior estabilidade à estrutura química da toxina, aumentando sua resistência à deformação e preservando a sua toxicidade. Além disso, é a única com a certificação prions free, ou seja, a única com garantias de não veicular doenças por príons (minusculas partículas menores que os vírus e causadoras de doenças como a da "vaca louca"). São diferenciais, também, a existência de duas apresentações, com 50 ou 100 unidades, que facilita a aquisição para o dermatologista, de acordo com as necessidades em seu consultório.

4 - Além do uso estético, quais outras aplicações podem ser realizadas com a toxina Prosigne?
Existe uma infinidade de indicações terapêuticas da toxina botulínica, com a hiperidrose (sudorese excessiva) axilar e palmo-plantar, tratamento da neuralgia pós-herpética (sequela dolorosa do Herpes Zoster) e dor crônica em geral, estrabismo, blefaroespasmo (contração involuntária da musculatura palpebral) e hemiespasmo facial, distonia oromandibular ou cervical (contração involuntária da musculatura oromandibular ou cervical), síndrome do escrivão (contração involuntária de musculatura do membro superior    à escrita) , paralisia cerebral espástica, hiperatividade do detrusor, enxaqueca, bruxismo, hipersalivação e, até, tratamento da obesidade.

5 - Quais os fatores que explicam o uso da toxina botulínica no mercado estético brasileiro e mundial?
Satisfação dos pacientes, garantia e segurança dos resultados obtidos, duração, eficácia, facilidade de uso e suporte dos fabricantes são fatores fundamentais para o sucesso de qualquer produto . A aplicação da toxina botulínica, além de tudo, é pouco dolorosa e vem ao encontro das necessidades crescentes de tratamentos estéticos minimamente invasivos e com reintegração imediata à vida cotidiana.

6 - Quais os principais aprendizados no uso da toxina para fins estéticos desde o seu surgimento (quantidade aplicada, locais, tipos de rugas que são mais indicadas, locais que não devem ser aplicados e etc.)?
Até os anos 90, o conceito de rejuvenescimento era baseado simplesmente na ausência de linhas, na região das sobrancelhas, na fronte e nos cantos dos olhos (pés de galinha). Entretanto, muitos protocolos de aplicação da toxina botulínica conduziam a uma certa perda de expressão facial, queda do supercílio ou rugas residuais. Hoje, utilizamos doses menores em algumas áreas, com o objetivo de uma expressão "menos congelada", utilizamos a toxina em múltiplas áreas, não somente no terço superior da face e, além disso, indicamos o procedimento mais precocemente para evitar a consolidação das rugas.

7 - Quais os cuidados na hora da aplicação? Como o dermatologista obtêm resultados mais atuais?
A aplicação deve ser feita por médico experiente, com grande conhecimento de anatomia de superfície e senso estético apurado. Durante a última década, os objetivos dos tratamentos com toxina botulínica têm mudado. Tem-se dado ênfase aos aspectos tridimensionais do envelhecimento facial, priorizando o balanço e a harmonia facial, repeitando-se aspectos culturais, étnicos e relacionados as gênero (homem ou mulher). Os resultados atuais podem exigir a associação com outros procedimentos, como preenchimentos, luz intensa pulsada, luz infravermelha, laser, peelings e tratamentos tópicos.

Sobre Linha Prosigne (toxina botulínica)

A Linha Prosigne, distribuída no mercado nacional pelo Laboratório Cristália, é produzida na China, pelo Instituto Lanzhou e está presenta em mais de 25 países, como Chile, Colômbia, Russia, Coréia entre outros. A toxina botulínica Tipo A Prosigne tem a mesma origem que a substância americana: cepa Hall A. Presente no mercado brasileiro desde 2003 alcançou a marca de mais de 146 mil frascos vendidos no país, e foi escolhida pelo governo brasileiro para ser a toxina botulínica distribuída no serviço público de tratamento de diversas enfermidades.

Sobre o Laboratório Cristália

Fundado em 1972, em Itapira, no interior de São Paulo, o Cristália é um laboratório químico-farmacêutico 100% nacional e líder na produção e comercialização de anestésicos e adjuvantes na América Latina, com destaque também nos segmentos de Psiquiatria, Neurologia, Cosmecêutica, Dor e Saúde Masculina. É ainda o único laboratório instalado no Brasil que produz medicamentos para o programa Anti-Aids e um dos poucos que fornece padrões para indústrias farmacêuticas, como a United States Pharmacopeia. Possui mais  de dois mil funcionários, distribuídos por três fábricas e diversos escritórios em várias regiões do Brasil. Sua Divisão Corporis, focada nos mercados estético e dermatológico, comercializa a marca Teosyal (ácido hialurônico) e Prosigne (toxina botulínica).


Imagem: Site G1

Um comentário:

  1. se não fosse o preço,eu faria sem pensar,tenho uma linha na testa q me incomoda

    ResponderExcluir

Olá Meninas:

Não deixe de comentar, se quiser deixe o link do seu blog para que eu possa conhecer.
Sua opinião é muito importante para mim.

Bjkas
VAN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...