terça-feira, 3 de julho de 2012

Projeto "De Peito Aberto"

 

 
A ideia do Projeto De Peito Aberto surgiu após a jornalista e escritora Vera Golik e o fotógrafo e sociólogo Hugo Lenzi vivenciarem vários casos de câncer em suas próprias famílias. “Em 2000, na mesma semana, soubemos que minha irmã Andrea e meu irmão Peter estavam com câncer. Minha mãe, Dagmar, também recebeu o diagnóstico de câncer alguns meses depois”, conta Vera.

 
A Exposição Fotográfica De Peito Aberto conta a história de luta de mais de 50 mulheres do Brasil, Espanha e Estados Unidos, entre 18 e 70 anos, de diversas origens, etnias e classes sociais que enfrentaram ou enfrentam o câncer de mama — o de maior incidência entre as mulheres e que afeta os símbolos da feminilidade: seios, cabelos, fertilidade e libido. A mostra realça como a abordagem humanista pode transformar a maneira de lidar com a doença, destacando cada fase do tratamento: a descoberta, o processo, o apoio e a superação. Uma experiência rica e emocionante que vem sensibilizando os profissionais de saúde a não enxergarem na paciente apenas a doença, mas o ser humano completo. E para que a paciente torne-se agente do seu processo de recuperação, com o apoio da família e dos amigos. Um incentivo para que sejamos todos contagiados por uma postura mais humana. Com imagens inéditas, a mostra traz fotos e depoimentos de pacientes, familiares, e médicos de todo o país que mostram como o “cuidar” humanizado pode mudar as perspectivas de um processo tão desafiador como o tratamento do câncer de mama. “Nosso desafio foi registrar o universo feminino sob uma perspectiva mais humana e sensível e mostrar outros aspectos nem sempre revelados”, conta o fotógrafo Hugo Lenzi.

As Palestras Interativas também fazem parte do Projeto De Peito Aberto e são realizadas durante o período em que acontecem as Exposições Fotográficas. Com mediação dos autores, as sessões de diálogo são promovidas em locais públicos, com participação de pacientes, familiares, amigos, médicos, profissionais de saúde e o público em geral, com o intuito de fornecer informação de qualidade, estimular a discussão e assim ajudar a quebrar os paradigmas sobre o tema. Tanto durante as Exposições como nas Palestras serão distribuídos folhetos informativos sobre a atenção e o cuidado com a saúde das mamas.

 
O Impacto

Desde que foi lançado em 2006, o Projeto é um sucesso de público, tendo sido exibido mais de 30 vezes nas maiores cidades brasileiras. As Exposições e Palestras receberam mais de três milhões de visitantes e mais de dez milhões de pessoas foram impactadas pela sua cobertura de mídia.

Nessa jornada o Projeto De Peito Aberto contou com importantes aliados, sendo inicialmente patrocinado por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura e, depois, por Ministérios, Governos Estaduais e Prefeituras. Teve também o apoio da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, do Ministério da Saúde e do INCA — Instituto Nacional do Câncer.

Recentemente, com o apoio do Governo Brasileiro, através da Caixa Econômica Federal / Caixa Cultural e da Missão Permanente do Brasil nas Nações Unidas, a Exposição De Peito Aberto foi a única a ser convidada a se apresentar na sede da ONU, em Nova York, por ocasião do Encontro de Alto Nível da ONU sobre Doenças Crônicas Não Transmissíveis, seguido da abertura da Assembléia Geral das Nações Unidas, em setembro de 2011.
 
Para maiores informações sobre o Projeto De Peito Aberto acesse
 

Um comentário:

  1. Van!
    Super projeto, acho bem válida esa iniciativas.

    Vim desejar alegria, felicidade e muito amor no coração!! Um mes carregadinho de boas energias e sucesso!

    “Crer, é tornar possível o impossível.”
    Carinho não tem preço, doe-se.
    Blogueiras Unidas 1275!
    Luz e paz!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Olá Meninas:

Não deixe de comentar, se quiser deixe o link do seu blog para que eu possa conhecer.
Sua opinião é muito importante para mim.

Bjkas
VAN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...