sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Diretamente da Suíça, chega ao Brasil a nova geração da escova elétrica


Agora, elas possuem movimentos mais rápidos e cerdas macias que possibilitam a desorganização da placa bacteriana praticamente sem realizar força e pressão, o que diminui o contato com a superfície dos dentes.



O ato de escovar os dentes está cada vez mais prazeroso e eficaz. Desde o surgimento da primeira escova de dente, no século XVIII, esse dispositivo passou a ser imprescindível no dia a dia, o que obrigou as empresas do setor a modernizar e apresentar outras variações de produtos que atendam às necessidades de todas as pessoas. Dentro do cenário de adequação de tecnologia e praticidade, as escovas elétricas também se destacam nas prateleiras, principalmente os modelos mais modernos, potentes e eficazes na remoção da placa bacteriana, como por exemplo, a escova sônica da CURAPROX CHS 100, que ainda apresenta tecnologia exclusiva e inovadora.

A primeira escova dental elétrica considerada eficiente foi produzida na Suíça em 1939. Nos anos 60, as escovas elétricas se popularizaram nos Estados Unidos, apresentadas como facilitadoras na remoção da placa bacteriana, placa dental ou, mais modernamente, biofilme oral (causador da cárie e doenças gengivais). As escovas elétricas mecânicas realizam movimentos do tipo rotatórios, oscilatórios ou microvibrações, que apenas simulam as escovas manuais. No entanto, com o desenvolvimento de novas tecnologias, as escovas elétricas mecânicas foram aperfeiçoadas, o que fez surgir um novo tipo de movimento, representado por uma vibração sônica, além da criação de sistemas de controle de pressão para evitar traumatismos.

"Deve-se ter muito cuidado com a escolha da escova elétrica, pois, muitos dos produtos existentes no mercado, infelizmente, ainda não utilizam a tecnologia sônica e, além disso, possuem cerdas muito duras e em pequena quantidade", alerta o Professor, Mestre e Doutor em Odontologia da Anhanguera UNIBAN, Dr. Hugo Lewgoy.

 
Tecnologia sônica: o upgrade da escova elétrica

As escovas elétricas mecânicas pertencem a uma geração ultrapassada sem grandes avanços e ganhos na higienização oral. Já as escovas sônicas representam um grande progresso, pois as ondas sônicas emitidas produzem um movimento oscilatório e auxiliam muito a tarefa da desorganização mecânica produzida pelas cerdas das escovas.

"A grande vantagem da escova elétrica sônica é justamente a diminuição da força ou pressão de escovação, possibilitando a desorganização da placa bacteriana praticamente sem contato com as superfícies dos dentes, além da diminuição do tempo de escovação e a maior cooperação do paciente pela sua maior motivação", explica Lewgoy.

Um dos modelos utilizados na Europa que acaba de chegar ao Brasil é escova sônica da CURAPROX CHS 100. Desenvolvida pelo Prof. Dr. Ulrich P. Saxer, fundador da primeira escola de higienistas orais da Suíça e diretor do Centro de Profilaxia de Zurich (Prophylaxis Center Zurich), o produto possui tecnologia inédita denominada HIDROSÔNICA, por atingir uma velocidade de vibrações superior a 40 mil por minuto e provocar um turbilhonamento dos líquidos existentes na cavidade oral (água, saliva, creme dental) que favorece muito a desorganização da placa.

O Dr. Lewgoy ainda lembra, porém, que dentre as escovas sônicas pode haver as de boa qualidade e as de baixa qualidade. Uma escova sônica para ser efetiva deve produzir pelo menos 20 mil vibrações por minuto, como faz o modelo da Curaprox. No entanto, a grande maioria dos produtos produz no máximo 8 mil vibrações por minuto. "Estas escovas, portanto, não são efetivas sendo melhor a utilização de uma escova manual convencional. Na realidade, estas escovas que emitem poucas vibrações, têm apenas efeito psicológico sobre os pacientes, mas não higienizam de forma adequada", observa.

Além disso, a escova HIDROSÔNICA da CURAPROX possui as mesmas cerdas de Curen® da escova Sensitive 5460, aliando, assim, a efetividade e suavidade da já consagrada na escova manual com o efeito hidrodinâmico da escova sônica. "A escova, inclusive, é ideal para pacientes com implantes e próteses implanto-suportadas e pode ser um auxiliar efetivo para a prevenção das mucosites e peri-implantites. Apesar deste tipo de escova possuir custo maior, ela traz grandes benefícios no longo prazo que compensam o investimento inicial", conclui o especialista.

 CURAPROX: Os produtos CURAPROX refletem décadas de pesquisas, um conhecimento profundo sobre higiene oral e o trabalho em cooperação com as principais lideranças profissionais da Odontologia mundial. Estes produtos traduzem-se em benefícios abrangentes com alta qualidade e sofisticação para garantir a prevenção das doenças orais de forma totalmente eficiente e sem machucar as gengivas.

Um comentário:

  1. que chique...nunca usei e sempre quis experimentar, quem sabe vai ser agora? bjs e ótimo final de semana
    tititi da dri

    ResponderExcluir

Olá Meninas:

Não deixe de comentar, se quiser deixe o link do seu blog para que eu possa conhecer.
Sua opinião é muito importante para mim.

Bjkas
VAN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...