quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

O poder da linhaça no emagrecimento

Semente evita o efeito sanfona e ajuda na perda de peso
 
Foto: Divulgação
 
 
Nos últimos anos, a linhaça vem ganhando espaço pelos inúmeros benefícios que ela proporciona à saúde. A semente é um alimento funcional, ou seja, aquele que ajuda a diminuir o risco de diversas doenças através de seu uso contínuo.
 
Pesquisas realizadas pela Universidade de Monash, na Autrália, comprovaram que pacientes que consumiram continuamente a semente tiveram reduzidos os sintomas da menopausa, além da diminuição do coleterol e do peso.
 
A linhaça é composta de proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poliinsaturados (Ômega 2 e Ômega 3). É a mais rica fonte de ômega 3 da natureza.
 
"A linhaça age em nosso organismo como potente antioxidante e antinflamatório, prevenindo o envelhecimento das células e aumentando a atividade imunológica do organismo por ser rica em nutrientes que fortalecem o exército de defesa do nosso corpo", afirma a nutricionista Dra. Andrea Botelho da Silva.
 
O combate à inflamação é tão importante que ameniza os danos da exposição solar, toxinas do meio ambiente e até alguns agentes químicos. "Atua também na gordura corporal em especial na adiposidade abdominal, pois combate o processo inflamatório ocasionado pelo excesso de tecido adiposo que gera um processo inflamatório crônico", ressalta a nutricionista.
 
A linhaça também é rica em lignana, uma fibra que varre as toxinas do nosso organismo e ajuda no funcionamento intestinal. Ela pode ser ingerida moída, pois possui uma casca grossa que fica difícil muitas vezes de ser mastigada, além de trazer mais benefícios nutricionais que a semente inteira. Para moer, basta colocar a semente de linhaça no líquidificador ou triturador por pouco tempo, até virar um pó mais consistente.
 
"A quantidade certa para cada ingestão de linhaça varia de paciente para paciente, mas de um modo geral quando suplementado no mínimo 1 grama/dia ou uma colher de sopa rasa do óleo de linhaça extra virgem", explica a Dra. Andrezza Botelho.
 
 
A nutricionista dá duas dicas bacanas para quem quer incluir a linhaça à alimentação:
 
 
Para o intestino funcionar bem: Deixe de molho uma colher de sopa da semente de linhaça dourada em meio copo de água filtrada por 4 horas. Após esse período bater o gel forado em um suco de fruta.
 
Como molho de salada: 1 parte de óleo de linhaça para 2 partes de azeite extra virgem mais erva a gosto. Sempre que possível triture a semente para obter a farinha na hora do consumo, mtendo assim, íntegra a propriedade benéfica da linhaça.
 
 

Um comentário:

  1. A linhaça é muito boa mesmo para reduzir gordura e dae saciedade. Já usei a um tempo atrás.

    ResponderExcluir

Olá Meninas:

Não deixe de comentar, se quiser deixe o link do seu blog para que eu possa conhecer.
Sua opinião é muito importante para mim.

Bjkas
VAN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...