terça-feira, 16 de setembro de 2014

Cuidados especiais para unhas fortes e saudáveis

As maioria das mulheres quer exibir unhas perfeitas e sempre com a cor da moda. E de nada adianta ter unhas bem pintadas se elas não estiverem saudáveis.

Imagem: Divulgação Google

As unhas são células mortas, constituídas por queratina, vitaminas e minerais. Nove em cada dez mulheres se queixam de possuir unhas fracas e que se deslocam com facilidade.
Diversos fatores contribuem para o enfraquecimento das unhas, entre eles: Uso de esmalte convencional, má alimentação, problemas hormonais, problemas de metabolismo, estresse, idade, carência de proteínas, micose, unhas encravadas, uso de substâncias químicas como detergentes entre outros fatores.


Mas você sabia que algumas doenças causam alterações na coloração das unhas? 

Anemia: unhas quebradiças, secas, opacas, linhas transversais, formato côncavo e/ou deslocamento das unhas.

Doenças Cardíacas: unhas curvadas para baixo, alargadas, coloração arroxeada e pontos arroxeados.

Doenças Renais: engrossamento das unhas, coloração amarelada ou cinzenta, linhas transversais esbranquiçadas, unha metade marrom e metade clara.

Doenças do Fígado: cor esbranquiçada na parte proximal e coloração normal nas pontas, unha pálida amarelada, arredondamento e aumento da unha.

Doenças do Estômago e/ou Intestino: pontos hemorrágicos, unhas doloridas, frágeis e que se descolam ou descarnam.

Diabetes: unhas avermelhadas com vasos na pele, engrossamento das unhas, micose mais frequente, engrossamento e endurecimento das pontas dos dedos.

Hipertiroidismo: afinamento, enfraquecimento, descolamento e abaulamento das unhas.

Hipotireoidismo: unhas opacas, de textura mais grossa.

Reumatismo: unhas amareladas, linhas transversais, lúnula avermelhada e engrossamento sob as unhas.

Leucemia: unhas quebradiças, engrossamento ou perda total da unha.

AIDS: infecção das unhas por fungos, vírus e herpes.

Mas não se assuste! Se você tem alguma dessas características em suas unhas consulte um médico para avaliar se realmente é doença e estabelecer o tratamento correto, ok? 

Algumas atitudes simples podem ajudar a manter as unhas fortes e saudáveis:

- Hidratar e evitar ao máximo retirar as cutículas: se você não consegue não retirar as cutículas tente ao menos retirar só o excesso para não machucar. No mercado tem várias opções de caneta hidratante de cutícula e tem também o Mira-Cuticle da Avon.

- Proteger as mãos dos produtos químicos: quem é dona de casa sabe que é difícil não utilizar detergentes, pois é louça, é roupa para lavar e cada atividade tem um produto diferente que nos leva as vezes a fazer misturas que por fim estragam as unhas deixando-as fracas e quebradiças. Use luvas sempre que puder.

- Escolha a base certa: nunca deixe de usar base antes do esmalte e use o tipo certo para as suas unhas. Hoje em dia o mercado é muito amplo e existem bases para fortalecimento, crescimento e nivelamento.

- Uso da acetona X Uso do Removedor de Esmalte: aqui há muitas controvérsias, alguns acreditam que a acetona causa o enfraquecimento das unhas. Outros acreditam que o removedor feito de acetato de etila pode trazer danos a saúde. Na realidade esses produtos só tem contraindicações se usados por um longo período de tempo, o que não é o caso da maioria das mulheres, as manicures é que devem tomar mais cuidado.


Gostaram das dicas?

Tem mais alguma dica para ter unhas incríveis? Deixe nos comentários.

Fonte: Informativo Derma nail

16 comentários:

  1. Ótimas dicas, eu não sabia dessas controvérsias sobre o acetona e removedor, mas em todo caso vou continuar usando o removedor, porque parece que tira melhor o esmalte, não ficando esmalte nos cantos.

    blogmylittlecandy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Van!!!

    Adorei o post, um belo alerta para a mulherada com ótimas dicas. Temos que ficar sempre atentos com nossa saúde.
    Bjus
    Juh - http://surtosdajuleka.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post, as unhas podem mostrar muita coisa em?

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Nunca prestei atenção em unhas, isso antes de saber que elas podem revelar doenças. Obrigado pela dica, vou prestar mais atenção agora.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá, flor!
    Não conhecia seu blog, mas adorei vir aqui… Sabe que sou um tanto descuidada com certos temas? Para mim, só existem alguns poucos cosméticos e desconheço o universo que se abre se um dia conversar com alguém tão informada quanto você (rs).
    Adorei saber, por exemplo, dessas informações. As unhas revelam tanto sobre a nossa saúde, mas por vezes nem percebemos sob os esmaltes que frequentemente usamos. Ficarei mais atenta agora, haha.
    Beijos!

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Van, não sou expert em nada de beleza, mas achei muito interessante essas dicas. Acho que a maioria das pessoas não sabem disso, dos problemas e cuidados que tem que ter com as unhas. Excelente.
    bjs.

    Antonio Henrique Fernandes
    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, Van.

    Nem sei o que dizer das minhas rs. Elas muitas das vezes são bem moles, mas em certos tempos ficam secas e quebradiças. Mas nem são todas.
    Tenho que descobriu qual a definição das minhas rs

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  8. Van lindona adorei as dicas e de suma importância , por isso quando somos internadas eles pedem para estar sem esmaltes . beijos

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post Van, uma boa dica para a mulherada que gosta realmente de se cuidar, tenho unhas grandes e tenho o maior zelo por elas cuido muito bem da minhas unhas. Mas uma vez adorei o post! ;)

    ResponderExcluir
  10. Oi Van.
    Nos últimos dias eu ando desesperada com o estado das minhas unhas, totalmente fracas e quebradiças, sou alérgica, e é só esquecer de colocar as luvas na hora de usar os produtos que já era.
    Com certeza esse post veio na hora certa.
    Menina, mas que informação útil essa: eu não sabia que as unhas apresentavam alteração devido a algum problema, vou ficar bem atenta.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  11. Van
    Fiquei boba com seu post! Guria não sabia dessa relação das unhas e das doenças, achei mega interessante!
    Olhei um a um e realmente é fascinante!
    Beijos
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/09/extra-extra-novidades-overdose.html

    ResponderExcluir
  12. Oie Van, super curti as dicas, minhas unhas são tao frageis aff da peninha viu?
    anotando tudo akk
    Bjokasss

    ResponderExcluir
  13. Oi Van, tudo bem?
    Não fazia ideia de que as unhas podem dar sinais sobre doenças. As minhas são de época: em algumas são fortes e em outras quebram com facilidade (mas acredito que seja por conta do stress e hormônios). Bom, adorei seu cuidado em fazer um post recheado de informações!

    Mil beijos, Cássia :D
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  14. Oi,
    Nunca poderia imaginar que unhas fracas e quebradiças poderia ser indício de tanta coisa. Post muito informativo e importante! Adorei (:

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Ótimas dicas =)

    beijos
    http://meus-sonhos-meus-pesadelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá Van, tudo bem?

    Não consigo deixar minhas unhas crescerem mais. Ando numa onda de ansiedade que a primeira coisa que faço é roê-las. Complicado.

    Beijos

    ResponderExcluir

Olá Meninas:

Não deixe de comentar, se quiser deixe o link do seu blog para que eu possa conhecer.
Sua opinião é muito importante para mim.

Bjkas
VAN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...