Páginas

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Conheça o ritual diário que garante um rosto viçoso e saudável


O rosto é uma das regiões do corpo que mais exigem cuidados. Seja no verão ou no inverno, em dias de sol ou de chuva, é fundamental realizar um “ritual” para manter a pele sempre limpa, hidratada e protegida. Para obter sucesso nestes cuidados, é preciso seguir uma sequência: lavar com sabonete específico para o tipo de pele, tonificar, aplicar um produto para a região dos olhos, filtro solar no período da manhã e creme à noite. É importante aplicar tudo na sequência porque assim cada produto tem a sua absorção e função garantidas. O fato de não cuidar bem pode resultar numa pele opaca e sem viço.

Segundo a dermatologista Dra. Daniela Schmidt Pimentel (CRM-SP 112.165), médica assistente e colaboradora do Serviço de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro, integrante do corpo clínico do Hospital Sírio Libanês e da Clínica Ephesus, em São Paulo, o ideal é lavar o rosto duas vezes (ou no máximo três dependendo do caso) ao dia com um sabonete específico para cada tipo de pele e, na sequência, aplicar um tônico. No período da manhã, é essencial utilizar um filtro solar com FPS 30 ou mais. “Hoje existem diversos tipos de filtro solar. Os indicados para pele oleosa, por exemplo, ajudam no controle do brilho e da oleosidade, além de terem substâncias que hidratam a pele”, disse.

Já no período da noite, depois de lavar e tonificar o rosto, pode-se usar um hidratante ou até mesmo produtos que contenham ácidos retinoico ou derivados ou alfahidroxiacidos, sempre indicados por um dermatologista. A região dos olhos também exige um produto especial, que vai ajudar na prevenção de olheiras e envelhecimento precoce. “Esta área é sempre mais delicada devido à pele fina e sensível. Por isso indicamos um produto específico para a região e pedimos que o paciente nunca friccione”, contou a Dra. Daniela. Os lábios também pedem cuidados com uma esfoliação suave e o uso de um hidratante específico para a área. É importante lembrar que o ritual diário é muito válido para pescoço e colo.

Caso uma pessoa tenha pouco tempo para cuidar da pele do rosto, o que nunca pode deixar de ser feito é a higiene e a fotoproteção. De acordo com a Dra. Daniela, o fato de higienizar e cuidar da pele, de forma geral, é sempre saudável. “Para prevenir o aparecimento de rugas e manchas, por exemplo, o filtro e o controle da exposição solar são essenciais. A hidratação é outra etapa bastante importante. Atualmente, muitos filtros solares já têm essa função por conta dos princípios ativos que os compõe, como a vitamina E e o ácido hialurônico”, alertou.

Em dias mais secos, a pele também tende a ficar mais ressecada, o que causa irritação. Nestes casos é sugerido aplicar hidratantes. Já, nos dias mais quentes, os produtos mais secativos são ideias. “Geralmente sugerimos tratamentos diferentes para o inverno e para o verão, sempre de acordo com o ritmo de vida e o tipo de pele do paciente. No inverno, por exemplo, podemos explorar mais os produtos com ácido retinoico e seus derivados ou alfahidroxiacidos”.

Outro cuidado especial é em relação à maquiagem. Mesmo após usar um demaquilante, é fundamental checar que não ficou nenhum vestígio e lavar o rosto com o sabonete específico.


Dra. Daniela Schmidt Pimentel (CRM-SP 112.165) - Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro com Residência Médica em Clínica Médica pela Universidade de Santo Amaro e Residência Médica em Dermatologia pela Universidade de Santo Amaro - Serviço Dr. Luís Carlos Cucé, possui Título de Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. É membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), médica assistente e colaboradora do Serviço de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. A especialista também integra o corpo clínico do Hospital Sírio Libanês e da Clínica Ephesus, em São Paulo. www.clinicaephesus.com.br


Um comentário:

  1. muito interessante o teu post! bem que eu queria ter sabido disso no passado... garanto q hj teria a pele bem melhor
    bjs
    tititi da dri

    ResponderExcluir

Olá Meninas:

Não deixe de comentar, se quiser deixe o link do seu blog para que eu possa conhecer.
Sua opinião é muito importante para mim.

Bjkas
VAN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...