quarta-feira, 29 de abril de 2015

Pilates Potencializa a cirurgia plástica de abdômen

Os Exercícios de Pilates definem o músculo da cintura: Transverso do Abdômen

  
A cirurgia plástica e lipoaspiração são hoje técnicas usadas para melhorar os contornos corporais, contudo, a maior definição do abdômen ocorre quando fortalecemos músculos específicos, temos um músculo profundo no abdômen que funciona como uma cinta abdominal, chamado de transverso do abdômen, ele é a chave do sucesso de uma cintura definida, desta forma, o ideal seria conciliar o fortalecimento desse músculo as técnicas e habilidades da cirurgia plástica.

A associação com o método Pilates seria a mais perfeita associação para um resultado mais duradouro e satisfatório. O método Pilates é composto por séries de exercícios que, entre suas funções, está a hipertrofia muscular profunda. De acordo com a PHD em plasticidade músculo esquelética e pós-doutoranda em Pilates, Eliane Coutinho, os exercícios podem fazer parte do pré e pós-operatório e, assim, potencializar o resultado da cirurgia plástica, especialmente em cirurgias de mama e de abdome. Após 30 aulas já é possível notar a diferença no corpo.

No caso de uma cirurgia plástica abdominal, o método atua no fortalecimento do músculo transverso do abdômen, também chamado de cinturão abdominal ou espartilho abdominal. “Sua anatomia ajuda a definir o contorno da cintura, desta forma se esse músculo está forte após uma abdominoplastia, o contorno abdominal ficará melhor, uma vez que ele é responsável pela contenção dos órgãos abdominais. Para se entender a função deste músculo, imagine você “murchando” a barriga. É essa ação que o músculo faz quando contrai. O músculo forte ajudará a definir o contorno do abdômen tornando o efeito da cirurgia abdominal mais evidente”, explica Drª Eliane.

Nas cirurgias de mama, os exercícios de Pilates contribuem, principalmente, para a reorganização da postura do tronco, resultando num tórax em harmonia com a nova mama. Nas cirurgias de redução, o Pilates promove um realinhamento da coluna torácica o que contribui para um melhor efeito do procedimento cirúrgico.

“O ideal é que o paciente que tem planos de se submeter a uma cirurgia plástica no abdômen ou nas mamas comece um programa de Pilates que evidencie a área a ser operada especificando os músculos que serão solicitados no pós-operatório e assim, potencializar o resultado da cirurgia”, destaca.

A liberação para a prática do Pilates após a cirurgia plástica varia conforme cada procedimento. O método sempre trabalha o indivíduo como um todo, mas quando se trata de reabilitação pós-cirúrgica são trabalhados, inicialmente, os seguimentos não operados. “Após liberação médica o paciente passa por um treinamento completo e evolui com ênfase na parte operada para acelerar a recuperação e potencializar o efeito da cirurgia. O método Pilates é uma forma de treinamento para ser adotado como um meio de equilibrar o corpo e a mente”, completa Drª. Eliane.

Conheça alguns exercícios para fazer antes de se submeter a lipoaspiração

Double Straight leg strech
Execução do movimento: extensão de quadril mantendo a bola entre os membros inferiores e flexão de ombro, seguido de flexão de quadril com extensão de ombro passando a bola para as mãos.
Objetivo: Fortalecimento de todo o power house.



Roll down
Execução do movimento: Realizar round back (enrolar a coluna), ate apoiar todo o tronco no solo, mantendo a flexão de cotovelo. Em round back voltar a posição inicial em sedestação.
Objetivo: mobilidade de coluna e força de abdominais.


Boomerang
Execução do movimento: Inicia se o movimento em sedestação e em round back realiza flexão máxima de quadril e tronco deixando a descarga de peso toda na cintura escapular (foto). Retornar controlando o movimento deixando a descarga de peso no sacro mantendo flexão de quadril (posição de V) com extensão máxima de ombro, finaliza o alongamento de toda a cadeia posterior levando a cabeça em direção ao joelho.
Objetivo: Alongar cadeia posterior, mobilidade de coluna e força de abdominais.

Sobre a Profª. PHD Eliane Coutinho e a Fisiociência®
Há mais de dez anos a Profª. PHD Eliane Coutinho fundou a Fisiociência® Pilates com o objetivo de capacitar fisioterapeutas, educadores físicos, médicos, terapeutas ocupacionais e dançarinos com curso superior a desenvolver e aplicar o método Pilates na prevenção, condicionamento e tratamento de distúrbios musculoesqueléticos. A Fisiociência® é um centro de formação com marca registada com reconhecimento Nacional e tem como base formações para profissionais e atendimento ao público com o original Pilates Clássico Cientíifco®. Com formação sólida, a fisioterapeuta é especialista em Avaliação e Intervenção do Aparelho Locomotor, Mestre em Processos de Avaliação e Intervenção em Fisioterapia pela UFSCar-SP e Doutora-PHD em Fisioterapia: Subárea em Plasticidade Músculo Esquelética pela UFSCar-SP com parceria com a Unicamp-Campinas e atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado no Método Pilates na USP-SP. Possui formação no Método Pilates Clássico pela linha Canadense Stott Education Program. Também é certificada em Water Pilates pela Aquatic Exercise Association (AEA), nos Estados Unidos. É membro da Pilates Method Alliance (PMA) nos Estados Unidos, maior órgão representativo do método no mundo, é membro fundador da ABRAPI (Aliança Brasileira de Pilates). Atualmente escreve o primeiro livro de Pilates Studio que será publicado em português no Brasil, pela Editora Phorte. Seus vídeos no canal do You Tube mostram a repercussão de suas aulas entre os profissionais.

Mais informações:
Studio Fisiociência® Brooklin/ SP (11) 3571-9597


10 comentários:

  1. Van, pilates é perfeito para tudo!!
    Fiz uma aula experimental para conhecer e apaixonei, pena que é muito caro ( pelo menos para mim ) e não iria conseguir manter...
    besitos

    blogmeamarro.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Van tudo bem?
    Eu amo pilates. Faco yoga e nao consigo ficar sem. Fiz Pilates por um tempo e agora quero voltar. Estava na minha listinha de metas no inicio do ano e ate agora nao voltei.
    Pilates e the best sempre.
    Otimo para a saude do corpo e mente.
    bjos!!

    ResponderExcluir
  3. Fiz pilates na academia
    mas parei gostei muito de saber pretendo voltar

    Linda Noite!!
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas

    ResponderExcluir
  4. Acho pilates super funcional, tenho vontade de fazer.

    ResponderExcluir
  5. Muito legal!
    Faço pilates e recomendo :)

    beijinhos ;*
    http://noostillo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu fazia pilates e amavaaaa!
    Pena que tive que parar!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Está ai uma atividade que tenho vontade de fazer.
    Não sei muito sobre pilates e quais modalidades, mas sou fã. kk
    Bjão

    www.blogdajeu.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ótima postagem, Vanessa! Eu particularmente adoro o Pilates, pena que não pude dar continuidade. Mas pretendo, no futuro. É recomendado para todas as pessoas!
    Beijos querida

    ResponderExcluir
  9. Nossa que interessante este post.Adoraria fazer este exercicio...Bjokas

    ResponderExcluir
  10. j´fiz e é uma maravilha
    amada, estou precisando de tua ajuda
    Preciso de comentário no post http://tititidadri.blogspot.com.br/2015/05/video-patrocinado-minhamaetinharazao.html e clique no vídeo daquele post!
    Agradeço imensamente tua força!!
    Qualquer coisa que precisares, me chama e conta comigo!
    bjs
    tititi da dri

    ResponderExcluir

Olá Meninas:

Não deixe de comentar, se quiser deixe o link do seu blog para que eu possa conhecer.
Sua opinião é muito importante para mim.

Bjkas
VAN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...