segunda-feira, 13 de abril de 2015

Síndrome da apneia obstrutiva do sono pode estar ligada diretamente a OBESIDADE

Segundo o bucomaxilofacial Dr. José Flávio Torezan, o aumento do peso pode causar estreitamento da faringe e obstruir a passagem do ar

Imagem: Google

A apneia do sono é um distúrbio do sono grave em que a respiração para e começa repetidamente. Pessoas com a síndrome podem, inclusive, não estar cientes de que têm o problema. De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 50% da população brasileira se queixa de qualidade de sono ruim e 33% sofre de apneia do sono.

“A principal causa é a obstrução do canal respiratório. Situações como obesidade, podem levar à apneia do sono por causar estreitamento da faringe e obstruir a passagem do ar”, alerta o cirurgião bucomaxilofacial Dr. José Flávio Torezan.

Além da obesidade e sobrepeso, outros fatores que podem causar a apneia obstrutiva do sono são: Circunferência do pescoço, Estreitamento das vias aéreas, Histórico familiar, Etnia, Álcool, Cigarro e Congestão nasal.

O tratamento para apneia do sono deve ser acompanhado de mudanças no estilo de vida do paciente. “O objetivo principal do tratamento é manter as vias respiratórias abertas para que durante o sono a respiração não seja interrompida. Em alguns casos é indicado o uso de aparelhos odontológicos na boca durante a noite para manter a mandíbula posicionada mais para frente e impedir o bloqueio das vias aéreas e em outros casos a cirurgia é a melhor opção”, conclui Torezan. Segundo o especialista, em casos mais graves é indicado a cirurgia maxilar, que melhora muito a qualidade de vida do paciente.




2 comentários:

  1. Achei bem interessante esse post Van :)
    Gosto de ler tudo que se relaciona com saúde.

    beijinhos ;*
    http://noostillo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. bom imagina meu caso: marido gordo, fumante, bebe vinho todos os dias!!!
    é pior que um vulcão em erupção!
    bjs
    tititi da dri

    ResponderExcluir

Olá Meninas:

Não deixe de comentar, se quiser deixe o link do seu blog para que eu possa conhecer.
Sua opinião é muito importante para mim.

Bjkas
VAN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...