quarta-feira, 8 de julho de 2015

No Dia da Pizza, Patroni mostra curiosidades sobre o prato que conquistou os brasileiros

Delivery, borda recheada, Don Patroni e ação sustentável são alguns dos projetos da Patroni ao longo dos 30 anos de atuação da marca

Imagem: Google
A história da pizza começa em Roma com César, antes da Era Cristã. Os nobres comiam o pão de Abraão, uma massa de farinha, água e sal que vai ao forno. A ele eram acrescidos ervas e alho. Essa mistura era chamada de Piscea. A variação de coberturas foi sendo aperfeiçoada até que o tomate chegou à Europa. Muitas vezes o prato era vendido por ambulantes e servido no café da manhã. Após ganhar o paladar de habitantes em diferentes partes do mundo, desde 1985 é comemorado o Dia Internacional da Pizza, em 10 de julho.

Para celebrar a data de uma maneira especial, a Patroni, maior rede de franquia de pizzarias do Brasil, separou algumas curiosidades sobre o prato. A marca foi fundada por Rubens Augusto Junior, em 1984. No ano seguinte, o presidente decidiu apostar em um sistema diferenciado de consumo: o delivery, até então incipiente no país. Para solucionar o problema das pizzas frias, já que o produto era entregue a pé ou por meio de bicicletas, foi desenvolvida uma embalagem de fibra e vidro com capacidade de manter a temperatura adequada das redondas. Nascia a primeira criação do Rubens na área e uma inovação do segmento, sendo adotada posteriormente por todas as empresas do mercado de pizzas.

Já em 1986, o fundador não acreditava que os clientes não comiam as bordas da pizza, o que era considerado um tremendo desperdício. Após pensar em uma estratégia para reverter a situação, Rubens criou uma das inovações mais queridas dos amantes de pizza: as bordas recheadas. “A Patroni prima pelo carinho na elaboração de uma pizza verdadeiramente artesanal, massa preparada e aberta na hora, na frente do cliente, e assadas em forno a lenha. Sempre apostamos na forma de fazer pizzas como nos velhos tempos, preservando a qualidade do produto e a culinária caseira”, explica Rubens Augusto Junior.

Após alguns anos, em 2008, a rede decide inovar novamente criando o personagem “Don Patroni”, que representa toda a credibilidade, tradição e valor da história da Patroni, e a preocupação em fazer tudo da melhor maneira possível. O personagem “assina” os produtos exclusivos da marca, as plataformas de oferta em campanhas nacionais e locais, além de produtos criados em parcerias co-branding. Tudo isso para proporcionar ao consumidor uma experiência de consumo exclusiva.

A marca também decidiu apostar no projeto sustentável “Eco Pizza”, que visa substituir o tradicional uso de madeira de eucalipto pelo briquete, lenha ecológica produzida com material 100% reciclado e classificada como ecologicamente correta pelo IBAMA. Para se ter uma ideia, em 2014 a rede conseguiu preservar uma área equivalente a 78 maracanãs com o uso dos briquetes. Em 2015, a marca pretende aumentar este número e chegar a um total de 84 estádios em área preservada, o equivalente ao consumo anual de briquetes de cerca de 5.529.600 quilos.

Os que desejam comemorar o Dia da Pizza em uma das 192 unidades da Patroni, há sabores para todos os gostos, como o Super Don Patroni, Catupiresa, Pepperoni, Peppecheese, Frango com Cream Cheese, Frango Catupiry, 4 Queijos, Frango com Mussarela, Don Patroni, Calabresa Carioca, Portuguesa Paulista, Portuguesa Carioca, Toscana, Marguerita, Napolitana, Americana, Mussarela, Calabresa Paulista, Bauru e Baiana.


Mais informações em www.patronipizza.com.br.

2 comentários:

  1. Adoro pizza, mas agora estou comendo com moderação. Ver esse post me deu uma vontade! É muita tentação.
    Bjús
    quadrofeminino.com

    ResponderExcluir
  2. Muito legal conhecer a história da pizza!
    Só de ler deu uma vontade :)

    Sempre que tiver novidades, deixe um recadinho lá no blog, ok :)

    beijinhos ;*
    http://noostillo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá Meninas:

Não deixe de comentar, se quiser deixe o link do seu blog para que eu possa conhecer.
Sua opinião é muito importante para mim.

Bjkas
VAN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...