Delivery, borda recheada, Don
Patroni e ação sustentável são alguns dos projetos da Patroni ao longo dos 30
anos de atuação da marca
Imagem: Google |
A história da pizza começa em
Roma com César, antes da Era Cristã. Os nobres comiam o pão de Abraão, uma
massa de farinha, água e sal que vai ao forno. A ele eram acrescidos ervas e
alho. Essa mistura era chamada de Piscea. A variação de coberturas foi sendo
aperfeiçoada até que o tomate chegou à Europa. Muitas vezes o prato era vendido
por ambulantes e servido no café da manhã. Após ganhar o paladar de habitantes
em diferentes partes do mundo, desde 1985 é comemorado o Dia Internacional da
Pizza, em 10 de julho.
Para celebrar a data de uma
maneira especial, a Patroni, maior rede de franquia de pizzarias do Brasil,
separou algumas curiosidades sobre o prato. A marca foi fundada por Rubens
Augusto Junior, em 1984. No ano seguinte, o presidente decidiu apostar em um
sistema diferenciado de consumo: o delivery, até então incipiente no país. Para
solucionar o problema das pizzas frias, já que o produto era entregue a pé ou
por meio de bicicletas, foi desenvolvida uma embalagem de fibra e vidro com
capacidade de manter a temperatura adequada das redondas. Nascia a primeira
criação do Rubens na área e uma inovação do segmento, sendo adotada
posteriormente por todas as empresas do mercado de pizzas.
Já em 1986, o fundador não
acreditava que os clientes não comiam as bordas da pizza, o que era considerado
um tremendo desperdício. Após pensar em uma estratégia para reverter a
situação, Rubens criou uma das inovações mais queridas dos amantes de pizza: as
bordas recheadas. “A Patroni prima pelo carinho na elaboração de uma pizza
verdadeiramente artesanal, massa preparada e aberta na hora, na frente do
cliente, e assadas em forno a lenha. Sempre apostamos na forma de fazer pizzas
como nos velhos tempos, preservando a qualidade do produto e a culinária
caseira”, explica Rubens Augusto Junior.
Após alguns anos, em 2008, a
rede decide inovar novamente criando o personagem “Don Patroni”, que representa
toda a credibilidade, tradição e valor da história da Patroni, e a preocupação
em fazer tudo da melhor maneira possível. O personagem “assina” os produtos
exclusivos da marca, as plataformas de oferta em campanhas nacionais e locais,
além de produtos criados em parcerias co-branding. Tudo isso para proporcionar
ao consumidor uma experiência de consumo exclusiva.
A marca também decidiu apostar
no projeto sustentável “Eco Pizza”, que visa substituir o tradicional uso de
madeira de eucalipto pelo briquete, lenha ecológica produzida com material 100%
reciclado e classificada como ecologicamente correta pelo IBAMA. Para se ter
uma ideia, em 2014 a rede conseguiu preservar uma área equivalente a 78
maracanãs com o uso dos briquetes. Em 2015, a marca pretende aumentar este
número e chegar a um total de 84 estádios em área preservada, o equivalente ao
consumo anual de briquetes de cerca de 5.529.600 quilos.
Os que desejam comemorar o Dia
da Pizza em uma das 192 unidades da Patroni, há sabores para todos os gostos,
como o Super Don Patroni, Catupiresa, Pepperoni, Peppecheese, Frango com Cream
Cheese, Frango Catupiry, 4 Queijos, Frango com Mussarela, Don Patroni,
Calabresa Carioca, Portuguesa Paulista, Portuguesa Carioca, Toscana,
Marguerita, Napolitana, Americana, Mussarela, Calabresa Paulista, Bauru e
Baiana.
Mais informações em
www.patronipizza.com.br.
Adoro pizza, mas agora estou comendo com moderação. Ver esse post me deu uma vontade! É muita tentação.
ResponderExcluirBjús
quadrofeminino.com
Muito legal conhecer a história da pizza!
ResponderExcluirSó de ler deu uma vontade :)
Sempre que tiver novidades, deixe um recadinho lá no blog, ok :)
beijinhos ;*
http://noostillo.blogspot.com.br/