A fisioterapeuta e PHD em
Pilates, Eliane Coutinho explica
Para que a aula de pilates seja
implacável ela deverá alimentar três desejos dos alunos: REALIZAR SEU SONHO,
SUPERAR SUAS EXPECTATIVAS E IMPRESSIONÁ-LO. Para isso o professor precisa ter
um profundo conhecimento do método original.
Isso quer dizer, que o
professor precisa estar preparado
tecnicamente para escolher entre o repertorio original, de cerca de 700
exercícios. Pois o planejamento da aula feito sob medida para cada aluno irá
alimentar os seus três desejos. Esse conhecimento técnico deve ser demostrada,
principalmente na aula experimental, que será o momento em que o aluno decidirá
comprar a proposta independente do valor que será cobrado, essa “magia” é
mérito do Professor.
Como descobrir o sonho do seu
aluno?
Para escolher o exercício
certo, o instrutor precisa descobrir qual o sonho do aluno. Dessa forma, o
instrutor baseado nesse desejo irá montar cuidadosamente a aula, a qual deverá
ser “mágica”. Se o aluno deseja/sonha em sanar uma dor lombar, definir o
abdômen, hipertrofiar o bumbum, melhorar sua qualidade de vida, ganhar
flexibilidade, ganhar força ou ainda melhorar a postura, cabe ao instrutor
atacar esses sonhos com todas as ferramentas que sua formação lhe ofereceu.
Por exemplo: se o aluno deseja
hipertrofia de membros inferiores (coxas e panturrilhas), nessa aula o
instrutor precisa escolher os exercícios de Pilates que recrutem de forma
submáxima quadríceps, ísquios tibiais e tríceps sural. E ele precisa sentir a
ação dos exercício de forma imediata, onde ele perceberá que de fato terá a
hipertrofia dos membros que deseja. O aluno precisa sentir o músculo de seu
objetivo em contração máxima. Geralmente deve-se escolher exercícios com maior
tempo excêntrico (maior ativação de células satélites que gera maior
hipertrofia). Essa escolha deverá convencê-lo que ele irá atingir seus
objetivos.
Não adianta o professor focar
em outro objetivo, como por exemplo flexibilidade, pois o aluno se sentirá
frustrado. No momento da escolha dos exercícios, não seja generalista, foque no
desejo do seu aluno.
Ofereça mais do que ele deseja
Contudo, para o instrutor
convencer seu futuro aluno, ele deverá oferecer mais do que o futuro aluno
sonha. Como seria essa construção? Por exemplo: se o aluno quer hipertrofia de
membros inferiores, o professor selecionara um set de padrões de exercícios que
gere recrutamento dos músculos dos membros inferiores, mas também, exercícios
que fortaleça o abdômen, os membros superiores, pois essa é a proposta do método
Pilates, gerar equilíbrio neuro muscular em todo o corpo, mas sem perder o foco
do aluno. Dessa forma, ele se encantará com um método, já que a aula superou
suas expectativas. Com isso, o profissional estará convertendo o visitante em
fieis alunos, porque estará realizando sonhos e oferecendo mais do que o aluno
desejou receber.
Impressione-o durante 1 hora
O professor deverá usar todo o
seu conhecimento específico prático e teórico para impressioná-lo,
convencendo-o do grande ganho que terá. O conhecimento é usado para convencer o
aluno em ter um corpo saudável (o instrutor deve falar como o Pilates
transforma músculos velhos em músculos jovens), com a promessa de que o tempo
será um aliado e não um inimigo na
construção de um novo estilo de vida. Por meio do conhecimento do Pilates
Clássico Científico, o futuro aluno se convencerá que o professor é o
profissional que ele sempre sonhou ter para mudar de vida, com um Método
Revolucionário,
É importante mostrar ao aluno,
que o instrutor não está preocupado com a venda da aula e sim em ajudá-lo a
conquistar seu GOL (seu objetivo). É esse ponto que o professor deve focar!
Para saber mais sobre o
assunto, veja o vídeo da fisioterapeuta e PHD em Pilates, Eliane Coutinho:
https://m.youtube.com/watch?v=ysKLchxmpI8.
Caramba... 700 !
ResponderExcluirGostei desse post amôura :)
E preciso urgente fazer pilates ¬¬
Beijoo !
| O Blog Que Não é Blog |
| Canal no Youtube |