Páginas

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Lutadores: suplementos alimentares melhoram disposição e desempenho

Praticantes de luta encontram nos suplementos alimentares componentes estratégicos que ajudam a melhorar a performance

A prática de lutas como jiu jitsu, muay-thai e boxe, entre outras, costuma exigir muito dos lutadores, que saem dos treinos fatigados e com a musculatura corporal lesada. Para diminuir a fadiga e as dores no dia seguinte - e melhorar o desempenho durante as lutas - esses atletas têm se beneficiado dos suplementos alimentares, que possuem inúmeras vantagens quando indicados de maneira correta por um profissional.

De acordo com Maria Fernanda Pio, nutricionista e consultora técnica da Dr. Shape Suplementos - maior rede de suplementos alimentares e artigos esportivos do Brasil - não existem suplementos específicos para determinadas modalidades de luta, mas sim, aqueles que são mais indicados para a performance dos lutadores. Atuante nas áreas de Nutrição Esportiva e Estética, Maria Fernanda já atendeu atletas como a musa fitness Gracyanne Barbosa; os lutadores de MMA Thiago Marreta e Tiago Trator; a campeã mundial de boxe Duda Yankovik e o campeão mundial de jiu jitsu Henrique Salgado.

Os suplementos – Além de intensos, muitas vezes, os treinos duram mais de 60 minutos, o que implica na necessidade de indicar a suplementação. “Cumprem esta função suplementos como os aminoácidos, as proteínas, os carboidratos e o Ômega 3, entre outros, quesão indicados para os recovers, ou seja, a recuperação da musculatura no pós-treino”, explica Maria Fernanda. Estes recovers devem ser ricos em carboidrato, principal nutriente exigido durante as atividades físicas. Durante períodos prolongados e de alta intensidade, os aminoácidos, e, em algumas atividades de endurance, também os eletrolíticos, precisam ser repostos e combinados com carboidratos para a preservação da postura dos atletas.

A cada ciclo de 60 minutos, a combinação suplementar deve ser reposta. “Somente os carboidratos não são o suficiente, por isso, as proteínas do soro do leite, conhecidas como whey protein, devem ser utilizadas. Há também aquelas derivadas do arroz, da ervilha e das carnes hidrolisadas”, detalha a nutricionista.

Os termogênicos, substâncias que ajudam o corpo a produzir energia de forma mais rápida, acelerando o metabolismo, podem ser consumidos, mas com cautela. O mesmo vale para os suplementos que prometem disposição extra. “O próprio treino já é intenso e o corpo não deve ter a sua capacidade elevada além do que lhe é natural. É importante recorrer à orientação profissional para avaliar a necessidade de inclusão desses suplementos”, reforça.

A consultora esclarece ainda que os novos praticantes têm uma necessidade menor de suplementação do que os atletas de ponta e que as diferenças no consumo dos suplementos não estão nas modalidades, e sim, na aptidão física de cada lutador. “Não há contraindicações no consumo dos suplementos alimentares. Porém, é essencial o acompanhamento de um profissional para melhor orientação”, completa.

Suplementos substituem as refeições?

Maria Fernanda é categórica em afirmar que os suplementos não substituem a importância de uma boa alimentação. Isso porque os nutrientes oferecidos pelas suplementações apenas complementam e oferecem componentes estratégicos, muitas vezes encontrados nos alimentos ingeridos. “De nada adianta o atleta ser bem suplementado se a sua alimentação deixa a desejar. Os lutadores só irão se destacar perante os seus oponentes caso a sua alimentação seja complementada com os suplementos, que irão recuperar a musculatura, diminuir os riscos de lesões e melhorar a disposição durante os treinos”, ressalta.

Adepta das dietas naturais, a nutricionista da Dr. Shape Suplementos recomenda, ainda, que os lutadores não substituam as refeições por lanches ou suplementos. Ela reforça que o consumo de frutas e hortaliças não deve ser deixado de lado, pois as vitaminas e minerais são essenciais para complementar a saúde do organismo. “Alimentação pobre em carboidratos não são indicadas aos atletas, pois quem pratica exercícios físicos deve ter uma dieta rica em todos os tipos de alimentos saudáveis. Muitas vezes, as pessoas restringem o consumo de carboidrato por razões estéticas, porém, essa não é a melhor estratégia para os lutadores”, aponta.


Os carboidratos são os nutrientes mais utilizados durante as atividades físicas e os lutadores necessitam desses combustíveis energéticos em grandes quantidades. “Alinhados com uma alimentação saudável e com o uso adequado dos suplementos alimentares, com acompanhamento profissional, esses nutrientes farão dos lutadores, verdadeiros campeões”, finaliza a nutricionista.

11 comentários:

  1. Acho super importante usar suplementos alimentares...já que a nossa alimentação nem sempre é tão rica em nutrientes!
    Uso vários. ..com a indicação da nutricionista claro!
    Amei o post!
    Beijinhos :*
    www.estiloaqualquercusto.com

    ResponderExcluir
  2. olá
    gostei muito do seu post, pois também serve de alerta para aqueles que saem comprando suplementos, se nao ao menos consultar um nutricionista.

    ResponderExcluir
  3. Tem que tomar suplemento para ajudar mesmo. Ótimas dicas.
    Bjus
    Jaque
    www.quebreiaregra.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda nao havia lido nada sobre esse suplemento. Otimas informacoes. E mto importante um acompanhamento de um profissional.
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Precisando de um bom suplemento. Já ouvi falar desses mais nunca usei, mas me interessei.

    ResponderExcluir
  6. Fim muay-thai durante alguns anos e amava.
    Estava até pensando em voltar a fazer.
    Na época, meu personal me indicou alguns suplementos que super me ajudaram.
    Acho super importante, pois nem sempre, consumimos os valores diários ideias.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Loja super top ne!
    Encontra tudo1
    NA MINHA cidade abriu começo do ano!!
    Fora que a sacola e um charme!!

    ResponderExcluir
  8. Eu não entendo nada de suplemento. Mas sei assim por alto a importância que eles tem. Depois vou ler mais sobre o assunto, porque preciso focar na malhação. kkk
    Bjão Van

    www.jeanecarneiro.com.br

    ResponderExcluir
  9. Nunca usei nenhum suplemento alimentar. Mas , agora que me minha filha decidiu se dedicar ao esporte vejo a importância que eles tem na vida do atleta . Sim, com toda orientação médica, sempre.
    besitos

    www.blogmeamarro.com

    ResponderExcluir
  10. Para quem usa suplementos é um post bem explicativo.
    Parabéns.
    Beijos
    www.jackiesworld.com.br

    ResponderExcluir
  11. Nossa, eu estou pensando seriamente em mudar meu corpo, em deixar de ser sedentária e ter uma vida mais saudável.
    Adorei os esclarecimentos sobre os suplementos.
    Bjs

    ResponderExcluir

Olá Meninas:

Não deixe de comentar, se quiser deixe o link do seu blog para que eu possa conhecer.
Sua opinião é muito importante para mim.

Bjkas
VAN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...