sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Roupas brancas para a virada: como conservá-las?



Tradicional para o reveillon, a roupa branca precisa estar livre de manchas e reluzente, para que você comece o ano com boas energias

A roupa branca é a preferida dos brasileiros para a virada do ano. Em festas, na praia ou mesmo em comemorações mais simples, ela representa a paz, a pureza e o sentimento de renovação. Com toda essa energia boa, você não há de querer usar uma peça manchada ou amarelada justamente numa data tão especial, não é?

A Lavanderia Wash, especialista em roupas finas, recebe muitas peças brancas em dezembro para serem limpas adequadamente para o réveillon. “Vestidos mais nobres, com pedrarias, precisam passar por cuidados especiais na limpeza, secagem e passadoria, porque podem vir amarelados e manchados e os brilhos podem desbotar”, alerta Alaor Chiodin, proprietário, expert que lida com roupas especiais há mais de 40 anos.

As peças que serão usadas na praia também merecem atenção especial. “Só de misturá-las com outras roupas na máquina de lavar, corre-se o risco de deixá-las ainda mais sujas”, diz ele. Veja as dicas da Lavanderia Wash para a conservação das peças brancas:


Jeans, camisetas e roupas brancas do dia a dia, que podem ser lavadas na lavanderia ou em casa:

- Se você vai à praia, provavelmente usará um look mais casual na virada. Para lavar essas peças brancas, de algodão, dissolva o sabão em água limpa, separadamente das peças de cor e de roupas muito sujas (porque a sujeira pode passar delas para as peças brancas), e deixe-as de molho, para, então, lavá-las.

- Se a peça estiver manchada, o ideal é recorrer a uma lavanderia. As peças apenas amareladas podem ser colocadas de molho em alvejante à base de peróxido, em água quente, e, depois, ser lavadas normalmente. Mas, atenção: não são todos os tecidos que podem ser colocados de molho em alvejante. Alguns podem ser danificados. Na dúvida, é melhor recorrer a especialistas de lavanderias.

- Jamais use água sanitária ou cloro nas roupas. Esses produtos deixam as peças amareladas e destroem as fibras dos tecidos.

- Na hora do enxague, capriche: resíduos de sabão podem estragar as peças.

- Cuidado com o amaciante: se ele não for bem diluído, pode manchar as peças.

- Seque as roupas brancas sempre pelo avesso e à sombra, em local bastante ventilado.

- As roupas brancas podem ser guardadas do avesso. As do dia a dia não precisam de capas especiais, mas jamais devem ser colocadas em sacos plásticos.  Há uma ‘lenda urbana’ que diz que sacos plásticos azuis evitam o amarelado em peças brancas. Usá-los é um erro, porque eles não permitem que as peças respirem.


Roupas brancas especiais

Se você pretende usar um vestido especial neste fim de ano, ele merece cuidados também especiais. Veja:

– Os vestidos de festa costumam ser confeccionados em tecidos nobres, como musseline, seda, cetim e tafetá. São peças sujeitas a marcas, rompimento do tecido e esgarçamento porque demandam uma costura delicada e o próprio tecido é bem sensível, com tramas delicadas. Lavá-los em casa é um grande erro: os produtos utilizados são inadequados, não é possível remover manchas e usar a máquina de lavar é o pior erro que se pode cometer. Na Lavanderia Wash, as peças passam pelo processo adequado, a seco ou com água, dependendo de sua necessidade, totalmente artesanal, evitando-se o desbotamento, e secam em uma estufa especial, impedindo o encolhimento das peças. Nada disso é possível de se conseguir em casa.

- Como os vestidos costumam ter detalhes, é necessário que se determine se serão limpos a seco ou a água por especialistas, que avaliam a qualidade dos brilhos e como foram confeccionados.

- Passar essas peças requer cuidados redobrados. Por serem profissionais, os ferros de passar das lavanderias são bastante diferentes dos utilizados em casa, com alta precisão de temperatura e adequação aos tecidos. A técnica utilizada permite que as peças não fiquem marcadas e não adquiram aquele brilho deselegante, ocasionado pelo ferro muito quente.

- Os vestidos de festa são tão delicados que um detalhe é fundamental na hora de serem lavados: em alguns casos, o forro do vestido precisa ser removido e lavado separadamente. Isso porque ele pode ser incompatível com o tecido principal, mais nobre, sendo que um deve ser lavado a seco e o outro, a água. Então, se forem limpos da mesma maneira, um deles sofrerá danos. Apenas pessoas preparadas conseguem verificar essa questão, oferecendo ao cliente a melhor opção.

- Em casa, nunca guarde as peças em sacos plásticos, mesmo que elas venham com essa proteção da lavanderia. O plástico oferecido pela lavanderia é apenas para o transporte, devendo ser trocado em casa por uma capa de TNT, que ajuda a peça a respirar. Uma vez por mês, coloque o vestido para tomar ar num local fresco, à sombra.

- Guarde suas peças do avesso, para que não percam a cor ou puxem fios. Porém, nunca as dobre, já que elas ficarão marcadas permanentemente. E, sempre, opte por cabides de ombros largos, que evitam marcas nas roupas.

- Por fim, não se esqueça: usou, lavou. Mesmo que seja por poucas horas, a peça precisa passar por limpeza profissional. É que desodorante, perfume, suor e microsujidades, como respingos de bebida e comida, ainda que imperceptíveis, são um rico alimento para micro-organismos, que formam o bolor, as manchas e podem, em casos mais graves, até danificar a peça permanentemente. É por esse uso que é preciso lavar as peças antes de serem guardadas.

Lavanderia Wash, a grife das lavanderias. Acesse: www.wash.com.br

Um comentário:

  1. e são lindas as peças brancas, mas dão um trabalho..e eu, que sou estabanada, não duro um dia inteiro de branco... sempre acho algo bem colorido para pingar!!
    bjs desejando feliz e abençoado Natal, com muita saúde, amor e paz

    ResponderExcluir

Olá Meninas:

Não deixe de comentar, se quiser deixe o link do seu blog para que eu possa conhecer.
Sua opinião é muito importante para mim.

Bjkas
VAN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...