Pioneira em seus processos,
produtos e expressões, SOU ressignificou todo o ciclo de desenvolvimento dos
produtos focando suas escolhas no que é essencial para oferecer qualidade com
menos impacto ambiental.
Dois é pouco?
Um é quase nada?
Três é bom?
Quatro passou do limite?
De quantas coisas precisamos
para viver?
A sociedade já começou a
discutir novos jeitos de consumir e viver a vida. Atitudes cotidianas e o
próprio consumo estão sendo reinventados: estão mais colaborativos, mais compartilhados,
mais otimistas, com escolhas pautadas em sentido e propósito.
Em todo o mundo, surgem
movimentos criativos que trazem a prática desse novo modelo de consumo para a
agenda dos cidadãos comuns.
Modelos que propõem um consumo
mais inteligente e menos consumista, com menos excessos.
Foi nesse contexto que nasceu
SOU.
Uma marca que acredita que,
para transformar o modo de consumir, precisamos envolver as pessoas.
Uma marca que aborda o consumo
consciente sem vilanizar o ato de consumo e que convida a fazer novas escolhas
para consumir melhor: reduzindo o desperdício e valorizando o essencial.
Uma marca que não aponta o dedo
nem faz discurso.
Dialoga.
E manda um convite para todos:
e aí, topa fazer parte de uma história nova?
Chegou SOU, uma linha pioneira
que convida a consumir de um jeito novo, conciliando o prazer individual com a
vida do planeta. São produtos para corpo e cabelo desenvolvidos a partir de um
processo inteligente, que reduz materiais para gerar menos lixo, menos
desperdício e menos impacto ambiental. Porque, para SOU, o essencial é o que
está dentro: fórmulas que oferecem qualidade máxima, muito prazer sensorial e
uma deliciosa fragrância. Suas embalagens têm um design inteligente, que
utiliza menos matéria-prima e aproveita até a última gota de cada produto. SOU
aposta que consumir com prazer e sem desperdício, pensando em si, no outro e no
mundo, é consumir de um jeito novo.
“SOU evolui o compromisso
Natura com o desenvolvimento sustentável. Há muitos anos oferecemos e
incentivamos o uso de refis, vegetalizamos nossas fórmulas, usamos ingredientes
de fonte renovável e valorizamos a biodiversidade brasileira. Temos compromisso
com a redução das emissões de carbono e incluímos a tabela ambiental em nossos produtos.
O desenvolvimento sustentável é uma crença fundamental, que guia todas as
nossas ações e decisões, e, sem dúvida, o consumo consciente é um fator-chave
nessa jornada. SOU adota um pensamento integrado, que considera e questiona
cada etapa do processo, buscando sempre a valorização do que é essencial para
oferecer máximo prazer e qualidade, conciliados com melhores alternativas para
a redução do desperdício e do impacto ambiental. Estudamos a cadeia de ponta a
ponta para otimizar recursos, ganhar eficiência e reduzir impacto ambiental em
cada etapa do processo. Assim foi possível chegar a soluções para SOU que geram
menos lixo, menor gasto de energia, menos transporte e, consequentemente, menos
poluição. Isso tudo também gerou uma economia no processo, o que nos
possibilitou oferecer preços mais econômicos. Queremos democratizar a
sustentabilidade, ampliar o convite a um novo consumo e oferecer toda a
qualidade Natura para muito mais gente”, detalha Fabiana Pellicciari, gerente
de Marketing de SOU da Natura.
O protagonismo inspirou o nome
da linha. SOU, quando lido sob outro ponto de vista, transforma o singular em
plural: NÓS. “SOU inspira o protagonismo e traz consciência para o nome. Torna
o sujeito protagonista do coletivo e carrega o seeling line da marca – SOU para
todos NÓS”, simplifica Fabiana.
FÓRMULA – SOU tem tudo o que é
importante para atender os benefícios valorizados pelo consumidor com máximo
prazer e qualidade Natura, mas sem excessos. A diretriz para o desenvolvimento
dos produtos foi trazer o que é essencial – fórmulas que priorizam o uso de
matérias-primas de origem renovável, hidratação 24h, textura envolvente,
deliciosa fragrância. Por isso, a fórmula de SOU possui menor número de
ingredientes, não tem corante e traz fragrância com assinatura olfativa única
para toda a linha.
A fragrância foi desenvolvida
por Veronica Kato, perfumista in house da Natura, em parceira com perfumistas
internacionais especialistas em produtos de uso diário. “O nosso desafio foi
criar uma fragrância que fosse ideal para o uso diário, atendesse aos gostos de
homens e mulheres e, ao mesmo tempo, combinasse com produtos de corpo, banho e
cabelos”, explica Veronica. O coração olfativo único para toda a linha tem
notas frescas de ervas na saída e notas de fundo com toques florais e cremosos,
que trazem a sensação de cuidado. A intensidade das notas de fundo varia
conforme a entrega funcional ou sensorial do produto.
EMBALAGEM – SOU tem embalagem
moderna, prática, leve, fácil de usar e mínima. SOU é molinha e, por isso, é
zero desperdício também para quem usa: permite usar até a última gota.
O design inteligente de SOU foi
inspirado na simplicidade das soluções naturais: a gota, a forma mais essencial
que um líquido pode ter. O formato é único para toda a linha, apenas com cores
que diferenciam as categorias de produtos, facilitando a escolha e criando uma
identificação rápida, intuitiva e natural – os verdes limpam, os azuis hidratam
e os tons quentes, como vermelho, tratam. O design exclusivo e eficiente
utiliza 70% menos plástico e propicia 60% menos emissões de CO2 que a média das
embalagens convencionais do mercado, além de gerar três vezes menos resíduo que
as embalagens convencionais.
Para continuar evoluindo na
redução de impacto ambiental e fechar a cadeia do produto, a Natura possui um
projeto em andamento e lançou o Desafio Natura Campus de Embalagens Flexíveis,
com o objetivo de conectar uma rede externa de pesquisadores para gerar e
compartilhar conhecimento, convidando essa rede a nos ajudar com propostas para
a reciclagem das embalagens de SOU.
PROCESSO PRODUTIVO – Na maior
parte das vezes, não sabemos como um produto foi produzido, quais são seus
ingredientes e matérias-primas ou o impacto que ele pode causar ao meio
ambiente e à sociedade. Porém, em um mundo onde os desejos são infinitos e os
recursos, finitos, cada escolha é fundamental e cada informação idem.
A Natura investiu em uma nova
forma de produção, com algumas máquinas adquiridas exclusivamente para a
fabricação de SOU. Usualmente, uma embalagem chega à fábrica em diversas partes
– frasco, válvula, tampa, rótulo –; porém, no caso de SOU, a embalagem adquire
seu formato final no mesmo local e ao mesmo tempo em que o produto é
envasado. SOU chega à fábrica na forma
de rolo de filme plástico; em seguida, entra em uma única máquina que sela o
filme, corta no formato da embalagem, recebe o produto e coloca a tampa. Para
se ter uma ideia, por causa do formato em que recebemos a embalagem (em rolos
de filme), para cada 1.000 embalagens vazias de SOU, seria possível transportar
apenas 28 das embalagens tradicionais do mercado. Menos transporte significa
menos gasto de combustível e poluição.
“A padronização e a racionalização
do uso de insumos diminuem o número de ingredientes sendo transportados e
armazenados e otimizam o processo de fabricação dos produtos. Por ter um menor
número de ingredientes, uma fragrância com assinatura olfativa única e não ter
corante, foi possível reduzir o tempo de fabricação dos produtos, diminuindo o
consumo de energia. Além disso, com ingredientes e processos otimizados, temos
uma economia de água durante a limpeza dos reatores”, explica Fabiana.
LANÇAMENTO – O sabonete líquido
e os hidratantes de SOU estarão disponíveis a partir de julho de 2013. Os
produtos para os cabelos chegam ao mercado em setembro e logo serão mostrados aqui no blog.
Para o lançamento, SOU trará
uma plataforma na internet com conteúdos, desafios e propostas que irão
inspirar novas atitudes, na página www.natura.com.br/sou. Além disso, haverá um
Hub para agrupar e divulgar iniciativas e projetos que existem por aí e que
também encontraram uma alternativa inovadora e estão inspirando e transformando
a forma como as pessoas se relacionam com o mundo.
“Queremos construir uma rede de
pessoas que queiram discutir novos modelos de consumo, que estão repensando
suas atitudes e fazendo escolhas pautadas em um propósito que seja bom para
cada um, para o todo e para o planeta”, conta Fabiana.
Amei a novidade!
ResponderExcluirParabéns à Natura, sempre inovando :)
beijinhos ;*
http://noostillo.blogspot.com.br/
Quero experimentar essa inovação da Natura =D
ResponderExcluirbem interessante a ideia, oi amada, passando para desejar uma semana com muita saúde, amor e paz!!
ResponderExcluirbjs
tititi da dri