quinta-feira, 25 de julho de 2013

Natura lança linha SOU



Pioneira em seus processos, produtos e expressões, SOU ressignificou todo o ciclo de desenvolvimento dos produtos focando suas escolhas no que é essencial para oferecer qualidade com menos impacto ambiental.




Dois é pouco?

Um é quase nada?

Três é bom?

Quatro passou do limite?

De quantas coisas precisamos para viver?


A sociedade já começou a discutir novos jeitos de consumir e viver a vida. Atitudes cotidianas e o próprio consumo estão sendo reinventados: estão mais colaborativos, mais compartilhados, mais otimistas, com escolhas pautadas em sentido e propósito.

Em todo o mundo, surgem movimentos criativos que trazem a prática desse novo modelo de consumo para a agenda dos cidadãos comuns.

Modelos que propõem um consumo mais inteligente e menos consumista, com menos excessos.


Foi nesse contexto que nasceu SOU.

Uma marca que acredita que, para transformar o modo de consumir, precisamos envolver as pessoas.

Uma marca que aborda o consumo consciente sem vilanizar o ato de consumo e que convida a fazer novas escolhas para consumir melhor: reduzindo o desperdício e valorizando o essencial.

Uma marca que não aponta o dedo nem faz discurso.

Dialoga.

E manda um convite para todos: e aí, topa fazer parte de uma história nova?



Chegou SOU, uma linha pioneira que convida a consumir de um jeito novo, conciliando o prazer individual com a vida do planeta. São produtos para corpo e cabelo desenvolvidos a partir de um processo inteligente, que reduz materiais para gerar menos lixo, menos desperdício e menos impacto ambiental. Porque, para SOU, o essencial é o que está dentro: fórmulas que oferecem qualidade máxima, muito prazer sensorial e uma deliciosa fragrância. Suas embalagens têm um design inteligente, que utiliza menos matéria-prima e aproveita até a última gota de cada produto. SOU aposta que consumir com prazer e sem desperdício, pensando em si, no outro e no mundo, é consumir de um jeito novo.


“SOU evolui o compromisso Natura com o desenvolvimento sustentável. Há muitos anos oferecemos e incentivamos o uso de refis, vegetalizamos nossas fórmulas, usamos ingredientes de fonte renovável e valorizamos a biodiversidade brasileira. Temos compromisso com a redução das emissões de carbono e incluímos a tabela ambiental em nossos produtos. O desenvolvimento sustentável é uma crença fundamental, que guia todas as nossas ações e decisões, e, sem dúvida, o consumo consciente é um fator-chave nessa jornada. SOU adota um pensamento integrado, que considera e questiona cada etapa do processo, buscando sempre a valorização do que é essencial para oferecer máximo prazer e qualidade, conciliados com melhores alternativas para a redução do desperdício e do impacto ambiental. Estudamos a cadeia de ponta a ponta para otimizar recursos, ganhar eficiência e reduzir impacto ambiental em cada etapa do processo. Assim foi possível chegar a soluções para SOU que geram menos lixo, menor gasto de energia, menos transporte e, consequentemente, menos poluição. Isso tudo também gerou uma economia no processo, o que nos possibilitou oferecer preços mais econômicos. Queremos democratizar a sustentabilidade, ampliar o convite a um novo consumo e oferecer toda a qualidade Natura para muito mais gente”, detalha Fabiana Pellicciari, gerente de Marketing de SOU da Natura.


O protagonismo inspirou o nome da linha. SOU, quando lido sob outro ponto de vista, transforma o singular em plural: NÓS. “SOU inspira o protagonismo e traz consciência para o nome. Torna o sujeito protagonista do coletivo e carrega o seeling line da marca – SOU para todos NÓS”, simplifica Fabiana.


FÓRMULA – SOU tem tudo o que é importante para atender os benefícios valorizados pelo consumidor com máximo prazer e qualidade Natura, mas sem excessos. A diretriz para o desenvolvimento dos produtos foi trazer o que é essencial – fórmulas que priorizam o uso de matérias-primas de origem renovável, hidratação 24h, textura envolvente, deliciosa fragrância. Por isso, a fórmula de SOU possui menor número de ingredientes, não tem corante e traz fragrância com assinatura olfativa única para toda a linha.


A fragrância foi desenvolvida por Veronica Kato, perfumista in house da Natura, em parceira com perfumistas internacionais especialistas em produtos de uso diário. “O nosso desafio foi criar uma fragrância que fosse ideal para o uso diário, atendesse aos gostos de homens e mulheres e, ao mesmo tempo, combinasse com produtos de corpo, banho e cabelos”, explica Veronica. O coração olfativo único para toda a linha tem notas frescas de ervas na saída e notas de fundo com toques florais e cremosos, que trazem a sensação de cuidado. A intensidade das notas de fundo varia conforme a entrega funcional ou sensorial do produto.

  
EMBALAGEM – SOU tem embalagem moderna, prática, leve, fácil de usar e mínima. SOU é molinha e, por isso, é zero desperdício também para quem usa: permite usar até a última gota.


O design inteligente de SOU foi inspirado na simplicidade das soluções naturais: a gota, a forma mais essencial que um líquido pode ter. O formato é único para toda a linha, apenas com cores que diferenciam as categorias de produtos, facilitando a escolha e criando uma identificação rápida, intuitiva e natural – os verdes limpam, os azuis hidratam e os tons quentes, como vermelho, tratam. O design exclusivo e eficiente utiliza 70% menos plástico e propicia 60% menos emissões de CO2 que a média das embalagens convencionais do mercado, além de gerar três vezes menos resíduo que as embalagens convencionais.


Para continuar evoluindo na redução de impacto ambiental e fechar a cadeia do produto, a Natura possui um projeto em andamento e lançou o Desafio Natura Campus de Embalagens Flexíveis, com o objetivo de conectar uma rede externa de pesquisadores para gerar e compartilhar conhecimento, convidando essa rede a nos ajudar com propostas para a reciclagem das embalagens de SOU.


PROCESSO PRODUTIVO – Na maior parte das vezes, não sabemos como um produto foi produzido, quais são seus ingredientes e matérias-primas ou o impacto que ele pode causar ao meio ambiente e à sociedade. Porém, em um mundo onde os desejos são infinitos e os recursos, finitos, cada escolha é fundamental e cada informação idem.


A Natura investiu em uma nova forma de produção, com algumas máquinas adquiridas exclusivamente para a fabricação de SOU. Usualmente, uma embalagem chega à fábrica em diversas partes – frasco, válvula, tampa, rótulo –; porém, no caso de SOU, a embalagem adquire seu formato final no mesmo local e ao mesmo tempo em que o produto é envasado.  SOU chega à fábrica na forma de rolo de filme plástico; em seguida, entra em uma única máquina que sela o filme, corta no formato da embalagem, recebe o produto e coloca a tampa. Para se ter uma ideia, por causa do formato em que recebemos a embalagem (em rolos de filme), para cada 1.000 embalagens vazias de SOU, seria possível transportar apenas 28 das embalagens tradicionais do mercado. Menos transporte significa menos gasto de combustível e poluição.


“A padronização e a racionalização do uso de insumos diminuem o número de ingredientes sendo transportados e armazenados e otimizam o processo de fabricação dos produtos. Por ter um menor número de ingredientes, uma fragrância com assinatura olfativa única e não ter corante, foi possível reduzir o tempo de fabricação dos produtos, diminuindo o consumo de energia. Além disso, com ingredientes e processos otimizados, temos uma economia de água durante a limpeza dos reatores”, explica Fabiana.


LANÇAMENTO – O sabonete líquido e os hidratantes de SOU estarão disponíveis a partir de julho de 2013. Os produtos para os cabelos chegam ao mercado em setembro e logo serão mostrados aqui no blog.

Para o lançamento, SOU trará uma plataforma na internet com conteúdos, desafios e propostas que irão inspirar novas atitudes, na página www.natura.com.br/sou. Além disso, haverá um Hub para agrupar e divulgar iniciativas e projetos que existem por aí e que também encontraram uma alternativa inovadora e estão inspirando e transformando a forma como as pessoas se relacionam com o mundo.

“Queremos construir uma rede de pessoas que queiram discutir novos modelos de consumo, que estão repensando suas atitudes e fazendo escolhas pautadas em um propósito que seja bom para cada um, para o todo e para o planeta”, conta Fabiana.

3 comentários:

  1. Amei a novidade!
    Parabéns à Natura, sempre inovando :)

    beijinhos ;*

    http://noostillo.blogspot.com.br/

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  2. Quero experimentar essa inovação da Natura =D

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  3. bem interessante a ideia, oi amada, passando para desejar uma semana com muita saúde, amor e paz!!
    bjs
    tititi da dri

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