Páginas

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Som muito alto no carro implica em perda auditiva e até surdez

Assim como qualquer outro tipo de som ou ruído, o som total quando você está no carro – incluindo o do trânsito, das conversas e o da música – não deve ultrapassar 85 decibéis (dB). A exposição por um longo período de tempo a volumes superiores a este índice pode causar lesões irreversíveis para a audição

Imagem retirada de banco de imagens gratuito Morguefile
Seja nos engarrafamentos, cada vez mais visíveis nas grandes metrópoles, ou como forma de entretenimento a caminho de um compromisso, o ato de ouvir música no carro já se incorporou na rotina da maioria das pessoas. Porém, o que deveria ser uma fuga do estresse cotidiano também pode acarretar danos à saúde e ao tráfego. Isso porque o som alto, principalmente quando tocado em ambientes fechados como os carros, pode causar danos irreversíveis à audição, já que as células e os nervos da orelha interna são destruídos por exposição contínua a barulho.

“Zumbidos, sensação de ouvido tampado e dificuldade para escutar e entender o que as pessoas falam são alguns dos sinais que indicam que os problemas auditivos atingiram aqueles que ouvem música muito alta no carro”, afirma Ana Paula Lopes, fonoaudióloga da Direito de Ouvir Amplifon Brasil – empresa que pertence à italiana Amplifon, líder mundial em varejo de aparelhos auditivos. “Nesses casos, procure um especialista. É essencial que as pessoas fiquem atentas aos sinais e consultem o otorrinolaringologista ao menos uma vez por ano”, aconselha.

Todo cuidado é pouco, já que, infelizmente, os problemas auditivos causados pela exposição excessiva ao som alto são irreversíveis. Apenas o uso de aparelhos auditivos pode auxiliar na audição e estimulação sonora, explica a profissional.

Música aos seus ouvidos... no volume adequado!

Entretanto, a boa notícia aos amantes da música é que ela pode e deve continuar a ser ouvida com frequência no carro, desde que o volume escolhido respeite o nível aconselhado por profissionais. Além disso, tenha cuidado com as crianças – os riscos são os mesmos, tanto para adultos, quanto para os pequenos – já que o som alto também pode causar perda auditiva na garotada.

“Quanto mais alto o volume do som, maior é a pressão sonora, que pode ser aumentada em ambientes fechados como os carros. O som do carro não deve ultrapassar 85 decibéis, pois a exposição por um longo período de tempo pode causar lesões irreversíveis aos ouvidos. Devem ser incluídos, nesta soma, os sons provenientes do trânsito e da rua, o volume do rádio e as conversas dentro do carro. Tudo isso, quando somado, ultrapassa facilmente os 100 decibéis, o que é muito prejudicial à saúde auditiva e, ainda, causa estresse. Por isso, baixe o volume do rádio quando estiver conversando ou em áreas de tráfego muito intenso”, detalha a fonoaudióloga.

Evite multas e apreensão do seu veículo: som muito alto no carro é infração grave, segundo o Contran.

Além de prejudicarem a própria saúde e atrapalharem os demais motoristas e pedestres, os adeptos do som alto no carro também podem ser multados. Segundo o artigo 228 do Código de Trânsito Brasileiro, os motoristas que aumentarem os volumes dos equipamentos de sons de seus respectivos veículos acima do que está regulamentado pelo Contran cometem infração grave e estão sujeitos a levarem multas de R$ 191,50 – além disso, eles também podem ter os seus carros apreendidos.

Por isso, é recomendável que o volume auditivo dos automóveis seja utilizado com moderação – dessa forma, a saúde e o bolso dos motoristas serão preservados, bem como a boa convivência com os demais cidadãos pelas ruas da cidade.

Sobre a Amplifon e a Direito de Ouvir Amplifon Brasil S.A 

A Amplifon, empresa italiana de capital aberto, é a líder mundial na distribuição, montagem e personalização de aparelhos e serviços relacionados à audição. Através de uma rede de mais de 3.300 pontos de venda, 2.600 centros de serviço e 1.800 afiliados, Amplifon está presente na Itália, França, Holanda, Alemanha, Reino Unido, Irlanda, Espanha, Portugal, Suíça, Bélgica, Luxemburgo, Hungria, Egito, Turquia, Polônia, Israel, EUA, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Índia e, agora, Brasil, por meio da aquisição de 51% da Direito de Ouvir.

21 comentários:

  1. post super informativo!!
    Som alto demais nunca vai fazer bem !
    É importante prestarmos atenção no volume, para não termos prejuízos no futuro.
    beijocas

    ResponderExcluir
  2. Eu sei bem o que é isso Van, perdi ja 30% da minha audição do lado direito por conta de musica alto, com fone de ouvido.

    beijos
    http://blogluanamidorie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Van, eu tinha certeza que fazia mal .
    E para mim mesmo o som baixo me distrai, então nem ligo o rádio quando estou dirigindo.
    besitos

    blogmeamarro.com

    ResponderExcluir
  4. Com certeza ouvir som muito alto no carro pode ficar até surdo, é um perigo.
    Bjus
    Jaque
    www.quebreiaregra.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu quero morrer quando esses carros com o som extremamente alto passa aqui na minha rua porque tudo treme e o barulho é bem incomodo.

    Blog Make-Lovers| Fan Page | Twitter

    ResponderExcluir
  6. Eu odeio som alto, principalmente dentro do carro. Acho que tira a atenção do motorista, sem contar a falta de educação com os motoristas ao lado, né?
    beijos!
    www.espacogattena.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu amo som alto, mas no carro jamais.
    Me dá um incômodo total.

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei muito das informações, ainda bem que eu passei dessa fase, eu amava ouvir som alto no carro quando estava sozinha viajando, ia cantarolando e o som no último volume. Ai a gente vira mãe e tudo muda.
    Bjks

    ResponderExcluir
  9. adorei!! Na hora que estamos curtindo a musica nem imaginamos o mal estamos nos causando ne!!

    ResponderExcluir
  10. Muito bom post, super informativo.
    desde que meu filho nasceu que não sei o que é ouvir musica alta. kkkk
    Confesso que gostava muito.
    Bjão

    www.blogdajeu.com.br

    ResponderExcluir
  11. Uia, no carro eu não sabia! Sempre soube do risco que os fones de ouvido oferecem!
    Mas confesso que eu não gosto de escutar som alto, ainda mais quando estou com outras pessoas...
    Beijos

    Blog|Canal

    ResponderExcluir
  12. Nossa muito importante e esclarecedor esse post!
    É tão perigoso e as pessoas nem percebem...Eu tenho enxaqueca por isso sou sensível a barulho!
    Beijinhos :*
    Www.estiloaqualquercusto.com

    ResponderExcluir
  13. Minha opinião sobre as pessoas que colocam o som no último pra chamar atenção dos outros: "Seje" menos, bem menos.
    Como odeio quem faz isso. Além de ser ridículo é prejudicial a própria pessoa.
    Seu post foi super informativo e eu não sabia que havia essa multa.

    Beijinhos,
    Aline Magalhães
    Alineland

    ResponderExcluir
  14. Muito bom o post, mas confesso que me amarro em um som alto, seja dentro de casa ou no carro, tem música que não dá pra ouvir baixo.

    ResponderExcluir
  15. Tive uma fase de som alto, principalmente com fones de ouvido, mas ainda bem que me dei conta rapidamente do mal que faz. E no carro também acaba sendo muito perigoso. Ótimo post Van.
    http://quadrofeminino.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi Van!
    Eu tenho certeza que faz mal, e confesso que nã tenho o costume de ouvir musica alta, que bom né!
    Beijos!
    Blog Terapia Feminina

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho pavor de som alto! Em qualquer lugar. Nao pelo fato de ter um serio probleminha que chama misofonia eu nunca gostei de mto barulho. Nunca gostei de boate exatamente por causa do barulho. Ate mesmo qdo vou ao cinema o som me incomoda.
    E dentro do carro de maneira alguma. Tem que ser em uma altura que de para ouvi.
    Otimo post.
    Bjos

    ResponderExcluir
  18. Pena que quem precisa ler isso não se interessa.
    ótima matéria amiga.

    ResponderExcluir
  19. Adorei o post, super informativo e útil!!!
    Meu irmão tem o costume de colocar o som no volume máximo no carro( ainda bem que o som dele não é tão potente), sempre que ando com ele faço ele diminuir bastante o volume. O som parece inofensivo mais pode causar muitos danos.
    Excelente post, beijinhos
    http://www.meninadepalavra.com/

    ResponderExcluir
  20. oi
    não spo no carro, mas em qualquer lugar.
    amei o post, bem informativo.

    ResponderExcluir
  21. Oi Van,
    Já fui muito de escutar mega alto, hoje não mais, valeu pelas dicas.
    Bj
    www.blogsemprebelas.com

    ResponderExcluir

Olá Meninas:

Não deixe de comentar, se quiser deixe o link do seu blog para que eu possa conhecer.
Sua opinião é muito importante para mim.

Bjkas
VAN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...